quarta-feira, 16 de maio de 2012

Eleições 2012


Este ano temos novas eleições, em que serão votados os cargos de prefeito (e vice-prefeito) e vereadores para nos mais de 5.500 municípios do país. Até que ponto o povo brasileiro está preparado para esta escolha?

Sei que muitos vão dizer: de que adianta escrever na internet sobre o tema, se a imensa maioria não tem acesso à internet ou não se importa com o assunto e faz pouco caso???

Sim, estou ciente deste fato, mas ao mesmo tempo acredito que aqueles que tem acesso e que se interessam pelo assunto devem se manifestar. Não pretendo aqui fazer uma defesa (ou ataque) a este ou aquele partido/candidato, e não vou defender nenhum deles também ... mas me dou ao direto de criticar alguns.

Hoje temos ao nosso lado a Lei da Ficha Limpa, que foi um grande avanço em termos de legislação eleitoral no país, e deve (ESPERO) impedir muita gente de concorrer nas eleições, mas infelizmente não impedirá que velhos nomes estejam de novo no jogo político, e é provável que sejam (re)eleitos. Sim, a Ficha Limpa é boa e será útil, mas não pode ser a única arma que iremos usar.

Temos aproveitar os casos de escândalos (recentes ou não) do meio político para tentar extipar alguns nomes deste meio. Toda a situação envolvendo Carlinhos Cachoeira, assim como os desvios de verbas públicas na Câmara de Veradores de Curitiba (PR) tem que servir para algo, além de nos fazer passar vergonha pela sujeira na política brasileira.

Vamos analisar os candidatos, sua atuação no meio político, seu passado e presente, suas relações políticas. E após termos noção de quem não presta, divulgar estes nomes aos quatro ventos e com vontade.

Vamos encontrar vários canditados, e vou citar alguns tipos (conforme imagem ao lado) que com certeza muitos que lerão este texto irão identificar nomes em situações semelhantes.

- temos aqueles candidatos que nos querem empurrar à força, com toda uma grande estrutura por trás. Você até nota que poderia ser um nome interessante, mas o fato de que está lhe sendo empurrado goela abaixo você já fica com receio de votar nele;

- tem aqueles que parecem ter um magnetismo natural, pessoas que atraem as outras com uma facilidade ... mas quando se presta atenção no seu discurso e suas propostas, já se vê que ele não serve. Este tem que se tomar cuidado, pois sua atração enganará a muitos;

- tem os de discurso forte e até mesmo segregador (dizem que os quem prestam são esses e os demais deveriam ser punidos - geralmente com impostos). Confesso que este dá medo na maioria, mas é uma ideia que pode crescer durante um embate eleitoral e por isso devemos combate-los desde o início;

- cito apenas mais um: os malucos. Tem aqueles que você olha e não sabe como ele foi parar ali, e acho que em geral nem eles mesmo sabem o que estão fazendo ali. Sua propostas não completamente sem noção, e se chegarem a ser eleitos farão um imenso estrago.

E como se faz para reconhecer esse povo? Tem que prestar atenção no que cada um diz, acompanhar suas propostas, ver os debates (sim, por mais que você ache um saco - e em geral são mesmo - mas ajudam e muito nesta hora), observar suas atitudes, etc..

Uma coisa muito importante é ver as coligações políticas feitas, e como foram criadas ... sempre tem um toma-lá-dá-cá ... SEMPRE.

Nós não podemos nos silenciar nesta hora, e muito menos sermos omissos. Ficar esperando que os TREs e o TSE façam o trabalho por nós é muito pouco. Ficar sonhando que a Lei da Ficha Limpa vai resolver é inocência demais.

Vou dar um exemplo do que podemos fazer, e para tanto vou pegar alguns candidatos à Prefeitura de São Paulo (de acordo com a posição na ultima pesquisa de intenção de votos - 5 a 7/05/12 - confira aqui):

José Serra (PSDB) - sabe quando você uma pessoa que tem conhecimento, que poderia fazer algo, mas que não dá para acreditar que pretenda chegar ao final do mandato? Pois é, o Sr. Burns ... quer dizer, o Serra é esse caso. Já foi eleito para prefeito e não ficou (foi concorrer a governador), foi eleito governador mas já pensando em concorrer a presidente. Será que eleito prefeito ficaria até o final do mandato? Isso sem falar dos casos citados no livro A Privataria Tucana ...

Celso Russomanno (PRB) - tenho meus receios com todo político que veio de um programa de televisão, ainda mais aqueles que gostam de fazer reportagens polêmicas. Para mim a imagem do Celso Russomanno está ligada ao AQUI AGORA (sim, faz tempo isso), mas seu nome já esteve ligado a denúncias de desvio de dinheiro público (leia aqui) e por forjar endereço para disputar eleições (leia aqui).

Netinho de Paula (PC do B) - o cara que gosta de dar porrada. Já teve nome envolvido no escândalo das ONGs do Ministério do Esporte (leia aqui) entre outras coisinhas por aí ... é, o pagode não é dos melhores para ele.

Soninha Francine (PPS) - esta sempre terá duas marcas na sua vida: a maconha e seu passado no jornalismo desportivo (que fazia bem, por sinal). Na vida política não passa credibilidade a ponto de ser eleita para um cargo no executivo, além de ter seu nome ligado a casos de nepotismo (leia aqui).

Gabriel Chalita (PMDB) - o cara mais vendido que já vi na política nos últimos anos. De 2008 para cá está no terceiro partido (PSDB, PSB e PMDB), sempre mudando em busca de interesses maiores. Em razão do programa que tinha na TV Canção Nova teve uma votação enorme no estado de São Paulo, e em razão deste "fenômeno" eleitoral o PMDB comprou seu passe para que ele fosse o nome do partido (achando eles que seria um bom nome) para levar a prefeitura ... bom, assim como Chalita não é fiel aos partidos que passou e à sua fé religiosa, seus eleitores não são mais fiéis a ele ... não é à toa que está atrás da Soninha nas pesquisas.

Paulinho da Força (PDT) - nem vou me prolongar nesse caso. Já foi CONDENADO por improbidade administrativa (leia aqui) entre outros casos que facilmente são encontrados na internet. Dá de confiar em uma peça dessa?

Fernando Haddad (PT) - este é um fenômeno ... conseguiu ser Ministro da Educação de 2005 a 2011 sendo incompetente na função, isso com alguns casos de vazamento das questões do ENEM no seu currículo. Seu nome é tão fraco que consegue estar atrás do Paulinho da Força.

Analisando os nomes à prefeitura de São Paulo se demonstra que temos que analisar cada candidato. Se você não for afiliado a um partido político, não vejo justificativa para se defender determinado candidato em razão do partido dele.

Vejam que não existe partido político que se salve ... hoje, TODOS SÃO IGUAIS!!! Então a primeira coisa é não acreditar (E NEM DEFENDER) que este ou aquele partido é diferente. NÃO É!!!

Nos últimos anos vimos que PT, PSDB, PMDB, PV, DEM, etc., são todos iguais: vários casos de corrupção (em vários níveis - municipal, estadual e nacional) foram noticiados envolvendo diversos membros de cada partido; se vendem até mesmo para antigos inimigos políticos na intenção de formar sua base (ou futura base) de governo; OU SEJA, é tudo farinha do mesmo saco.

O que digo é que temos que analisar cada uma das opções e não apenas votar na melhor (ou menos pior), mas defender o porque votar neste e não votar nos demais. Ainda, se vemos que algum candidato é um daqueles não deve ser votado, temos que fazer campanha contra. Como disse antes, tem gente que consegue escapar da Lei da Ficha Limpa, mas isso não quer dizer que seja "limpo".

MANIFESTEM-SE!!!
Não sejamos omissos. Vamos tentar eleger melhores nomes para os cargos públicos.

_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, Eleições 2012, publicado em 16/05/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/05/eleicoes-2012.html

8 comentários:

  1. É, está difícil  escolher entre "nhô ruim e nhô pior".
    Não sou da cidade de São Paulo, mas ainda assim, apesar de "Seu Serra" sempre largar o cargo para concorrer a outro acima, eu ainda votaria nele, pois é o mais experiente e mais competente.
    Haddad com o kit gay, ENEM enrolado  e sem experiência administrativa, na sombra do Lula e Dilma? Não dá.
    Netinho, que bateu em mulher, e só se elegeu através  do pagode? Ah, não.
    Chalita que vira  a casaca e troca de partido como se troca de roupa, e se elegeu com os votos dos fãs da Canção Nova, e depois apoiou o partido do aborto? Não dá.
    Celso Russomanno ,Soninha , Paulinho? Não dá para confiar.
    Aff, coitados dos eleitores paulistanos!

    Mas se o Serra prometer não largar o cargo de Prefeito, e dessa vez cumprir, ainda merece crédito, independente de ser PSDB.

    ResponderExcluir
  2. São Paulo está um caos politicamente. No caso do Serra, só para constatar, ele abandonou duas vezes a prefeitura. E há aqueles que acham que ele é um mal menor e fazem campanha pró-Serra. Se eleito, abandonará outra vez porque ele só pensa na presidência, não tem espírito político e sim ganância pelo poder. Não há "mal menor" em São Paulo, a única solução é anulação em massa de votos. A cidade de São Paulo só voltou a caminhar um pouquinho depois que o Alckmin voltou para o governo do estado, porque no que depender de Serra e Kassab, a cidade continuará a se transformar num caos. Já é, mas está pior a cada dia que passa e nada é feito.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava relendo agora e notei o erro. Já corrigi.
    Encontrei a imagem no Google, e na verdad ela que me deu a ideia de escrever sobre este tema (veja como são as coisas rsss). Teve um "debate" político envolvendo os vilões - veja o vídeo neste site: http://www.universostarwars.com.br/parodias/debate-politico-entre-super-viloes-2012/

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo os argumentos do Russomano:
    "Tenho 16 anos na política"
    Ótimo, vá dizer isso no blog.
    "Sim, mas tenho 16 anos na política!" haha

    ótimo texto e ótimas comparações! Os candidatos coringas, na minha opinião, são os piores. Tenho até medo quando ouço algum deles falando ("prometo salário mínimo de 6 mil reais", foi o que ouvi na TV certa vez! hahaha)

    Só ma correção: o livro se chama "A Privataria Tucana" e não "pirataria" como você colocou.

    E uma pergunta: qual a origem da imagem do debate?

    ResponderExcluir
  5. Então, em geral eu voto no PSDB... talvez o mais politicamente correto seja dizer que é o "menos pior". Mesmo analisando seu post sobre os candidatos de SP o Serra é o menos pior mesmo: não foi condenado, não se envolveu em escândalos e tem um passado tranquilo até onde sei (ah, eu não confio em "livros" escritos estritamente por rivais e de forma unilateral). O problema dele é que ele é FRACO. Primeiro, pelo que foi mencionado: não para no cargo, não espera acabar o mandato o que passa incredibilidade. Segundo porque ele não sabe SE IMPOR. Mesmo nos debates, ele fala baixo e não sabe fazer uma campanha agressiva. Acho louvável uma campanha que não berra na nossa orelha nem é apelativa ou excessivamente mentirosa e mirabolante. Tem classe e educação. Mas infelizmente isso NÃO ganha voto suficiente para ser presidente! Ele ganha em SP (tanto municipal quanto estadual) pq o povo daqui o conhece bem... mas o resto do Brasil não!!! Como todos (e especialmente os políticos) ele tem defeitos, sim.... mas de todos é o que mais fez algo eficiente até hoje. Seu trabalho como Ministro da Saúde foi excelente... e eu, dependente do SUS, já fui atendida em situação de emergência pelo AME e posso atestar que é ótimo (ainda que não excelente, pois atende a poucos).


    Mas o que eu queria comentar é pq costumo votar no PSDB.
    Primeiro, vamos lembrar qual era o Brasil quando FHC entrou: era o país cuja toda população tinha levado um IMENSO calote do 1º presidente eleito após a ditadura e que o levou a ser deposto! O país estava literalmente na merda, no fundo do poço!!! Depois de 8 anos - menos de uma década - o país tinha se reestruturado e começava a crescer. Muito do que hoje o PT se gaba de ser mérito seu, na verdade, foi fruto colhido o trabalho feito pelo governo anterior enquanto o PT fazia a política do "quanto pior melhor", sempre puxando o país pra baixo com o único intuito de conseguir se eleger um dia!
    Segundo, pq quando eu era criança a prefeita de SJC era ninguém menos que Ângela Guadagnin - aquela que anos depois, como deputada, fez a DANÇA DA PIZZA no plenário para comemorar a absolvição de um corrupto amigo em 2005!!! Pois bem, esta senhora deixava a cidade em estado lamentável... o SUS mal funcionava, as ruas eram feias e sujas, não existia coleta seletiva do lixo, havia pouco desenvolvimento e planejamento urbano. Ela, sendo médica, resolveu construir um Hospital Municipal. Depois de pronto, NA PRIMEIRA CHUVA forte o teto do Hospital saiu, LITERALMENTE, VOANDO!!! Em 1997 começou o governo do PSDB que está até hoje nas mãos desse partido e assim deve continuar. A cidade mudou da água para o vinho!!! Não vou dizer que seja 100% porque nunca é, acho que nenhum partido nunca será! Mas AQUI a diferença do governo do PT e do PSDB foi muito BRUTAL! É uma cidade que, sim, tem muitos problemas, mas são bem menos do que havia na época do PT. As coisas funcionam relativamente bem, a cidade é bonita e limpa, bem sinalizada, bem desenvolvida, próspera e é um lugar onde dá gosto de morar!!! Hoje em dia eu não mudaria para outro lugar...
    TODOS os partidos tem maçãs podres... mas se não votar no "menos pior" seremos obrigados a anular o voto, o que´é equivalente à omissão!!!

    ResponderExcluir
  6. Diante do espaço democrático do blog, resolvi encaminhar o link deste post pelo twitter aos candidatos citados no texto para que se manifestassem caso achassem necessário.

    O twitter oficial do candidato Celso Russomano respondeu (conforme imagem em anexo) e ressaltou que não veio só da TV, mas que também foi deputado federal por quatro mandatos, sempre bem votado, e que tem uma história de 16 (dezesseis) anos  na Câmara dos Deputados.

    Sim, é um fato que não passou despercebido quando fiz o texto, assim como a carreira política dos demais candidatos citados, mas ao mesmo tempo há de se destacar que o Sr. Celso Russomano foi eleito graças à popularidade adquirida por sua participação no programa AQUI AGORA, e desde então manteve sua imagem ligada à TV.

    Não desconsidero a experiência de 16 anos na Câmara dos Deputados, mas sua origem (TV) é inegável, bem como o seu uso como forma de manter seu nome sempre em destaque, o que é comum com diversas personalidades políticas do país.

    ResponderExcluir
  7. Bacana. É o velho dilema da democracia representativa (Tocqueville, Hamilton, ou aquele outro cara que também escreveu sobre sistema político dos EUA): escolhemos entre os que se apresentam e cedemos nossos poderes a eles, mas precisamos de algo para limitar-lhes o poder.

    Por isso lembro que só o voto é muito pouco, e o que os políticos dizem dele vale menos ainda. O voto é um começo importante, tem de ser consciente e tal, mas isso é só o começo...

    ResponderExcluir
  8. Sobre o Celso Russomanno, ele já se defendeu das acusações e aguarda julgamento. Aliás, tem dito com frequência que deseja que esses julgamentos aconteçam o quanto antes, para que ele fique livre dessas situações.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...