sábado, 19 de janeiro de 2013

Don Vito Corleone estava certo


Eu cheguei a pensar em usar esta imagem como um momento de sabedoria no blog, mas achei melhor escrever algo mais sobre isso.

Tenho visto muitas pessoas que buscam defender seus pontos de vista (muitas vezes corretos) sendo extremamente agressivos. Não estou aqui para defender que sejam "politicamente corretos", até porque já escrevi aqui que acho isso um saco - confira AQUI -, mas tem muita gente que anda perdendo a linha feio e chegando a demonstrar ódio mesmo.

Um grande amigo me disse que não seria bem ódio em si, mas algo fruto de uma paixão cega que enfraquece a razão. Pode até ter iniciado assim, mas esta paixão cresceu a ponto de odiar quem defende o ponto de vista contrário e vou mostrar isso com alguns exemplos do que eu vi na internet (redes sociais - em alguns casos anti-sociais - ou não). Não vou citar nomes de quem escreveu, mas tenho a certeza de que se alguma dessas pessoas vir a ler este texto, possivelmente lembrará dos comentários que já fez por aí.

Não é de hoje que a política polariza as opiniões e até aí tudo bem. A esquerda não gosta da direita e vice-versa, mas isso não impede o mínimo de respeito entre os lados.

Vejo muita gente da esquerda militante com seu modo tranquilo de criticar os que pensam de forma contrária a eles: são burros, massa de manobra da Globo, burgueses (desse eu já fui muito chamado), reacionários, medíocres, idiotas, entre tantos outros adjetivos.

Exemplo de exagero
Mas do outro lado a coisa também não anda boa, pois já vi muita gente que generaliza a situação de alguns para com todos. Por exemplo, para estes todo petista é ladrão e safado, mas pelo jeito se esquecem que EM TODOS OS PARTIDOS existem figuras assim e que a corrupção não nasceu com o PT.

Posso dizer que conheço várias pessoas filiadas ao Partidos dos Trabalhadores que são descentes e honestas, e entre elas existem algumas pessoas que não só não concordam com o rumo que o partido tomou, mas também sentem muita vergonha.

Vejam, não estou aqui defendendo as ideias que cada linha política tem (muito embora quem me conhece sabe do meu posicionamento contrário ao PT e partidos da mesma linha), mas estou me referindo à generalização ofensiva. Aqui no blog já escrevi sobre um caso de GENERALIZAÇÃO MOVIDA PELO PRECONCEITO e este tipo de coisa é algo que incomoda muito.

Não votar em um partido de esquerda (ou de direita) e fazer duras críticas ao posicionamento político deste partido é justo e faz bem ao debate democrático, mas vejo que temos que ter cuidado com a forma com que nos referimos aos que são adeptos a esta linha política.

Outra coisa que vejo que estão errando muito é sobre fazer uma relação entre pedofilia e homossexualidade, em que algumas pessoas dizem que todo pedófilo é homossexual. Essa é uma premissa errada, muito errada.

Pedofilia é uma doença, um distúrbio mental (conforme reconhecido pela OMS), e não tem nenhuma relação com homossexualidade. De forma geral, o pedófilo não tem atração por adultos, apenas por crianças e costumeiramente por um tipo específico (sexo, idade, altura, cor, etc.). Se algum adulto mantém relações sexuais com adultos e crianças, provavelmente não se trata de um caso de pedofilia clínica, mas sim se falta de caráter que é algo que pode atingir heterossexuais e homossexuais.

Não concordar ou gostar do homossexualidade é um direito que toda pessoa tem, mas o problema está na forma com que se refere aos homossexuais. Claro que existe o caso inverso, em que homossexuais atacam de forma discriminada qualquer pessoas que se posicione contra os interesses LGBT, e o "nobre" deputado Jean ex-BBB Wyllys é seu típico exemplo e para mim uma das pessoas mais boçais que vi ultimamente.

Aliás, vou mudar o que disse. Ele não é boçal, ele é mau caráter. Em uma das brigas diárias que ele gosta de se envolver no twitter, ele foi defender seu projeto de lei que legaliza a prostituição no pais e criticou os que eram contra porque não seriam bons católicos (e quem disse que todos que eram contra eram católicos????), e chegou a dizer que até mesmo Jesus Cristo teria defendido uma prostituta ... mas este mau caráter esqueceu de dizer que o mesmo Jesus disse à mulher: vá e não peque mais. Ou seja, vá e largue a prostituição.

Sim, ele é um daqueles que adoram manipular as palavras para servir de palco aos que continuam dando ibope ao ex-BBB e na cabeça dele todos que não concordam com ele (seja lá no que for) são homofóbicos.

Agora, nada me chocou mais do que um comentário que vi de uma pessoa que é contra as cotas raciais. Vamos ao caso: a pessoa citou o vídeo a seguir:



Com o vídeo fez um comentário mais ou menos nesse sentido: (...) viu só negrada, esse negócio de cota racial é para idiotas. (...)

Um comentário ridículo e absurdo. Eu sou contra as cotas raciais (sou a favor de cotas sociais e para deficientes físicos), mas quem defende a existência de tais cotas não pode ser alvo de ataques.

Neste país existe sim preconceito político, racial, sexual e religioso, e não podemos fechar os olhos para isso. Sei que incomoda muito ver algumas pessoas que se fazem de vítima quando não foi alvo de qualquer preconceito, mas mesmo que qualquer um de nós não concorde com o posicionamento de alguém, não nos dá o direito de ofender este pessoa.

Voltando à frase de Don Vito Corleone, essas pessoas podem ser nossos inimigos ideológicos, mas não podemos tomá-los como inimigos pessoais, porque isso com certeza vai atrapalhar a nossa forma de defender seu ponto. Logo se perde a credibilidade, pois em vez de usar argumentos se passa a usar ofensas.

E se tem algo que me incomoda muito é ver cristãos (em especial católicos) agredirem as pessoas de forma generalizada. Parece que se esquecem de algumas premissas básicas do cristianismo que é o amor (ou pelo menos o respeito).

Não estou dizendo para aceitarem tudo de olhos fechados e abaixarem a cabeça, mas sim para respeitarem as pessoas. Sei que muita gente escreve muita besteira por aí e isso dá uma raiva gigantesca, mas assim como nós católicos também somos alvos de preconceito (eu pelo menos já sofri algumas vezes e de gente próxima e/ou da família), não podemos nós fazermos o mesmo. Que porcaria de exemplo cristão seríamos nós???

Só me resta citar novamente o filósofo Calvin ...


_____________________________________

Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, Don Vito Corleone estava certo, publicado em 19/01/13 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com.br/2013/01/don-vito-corleone-estava-certo.html

2 comentários:

  1. Belo texto, amigo André... Seu texto me lembrou um blog de uma escritora portuguesa (http://omarxismocultural.blogspot.com.br/2011/04/zoe-lewis-fui-enganada-pelo-movimento.html), que de feminista convicta passou a uma mulher triste, arrependida de ter seguido a premissa do feminismo a despeito de hoje se encontrar só, desamparada e carente por uma família. Um tema também polêmico (o feminismo), que atraiu a discussão excessivamente inflamada entre brasileiros, que por fim também descambou para a ofensa pessoal. Esse comportamento abominável e deselegante contamina diversos assuntos, e emporcalha a já má fama do brasileiro perante o mundo enquanto cidadão 'pensante'.

    Muita gente irá interpretar o seu texto como um mero desabafo, ou seja lá o que for: mas por detrás disso, vejo o travo de cansaço de alguém que se vê cansado da guerra campal entre reacionários de internet, revolucionários de cadeira que defendem apaixonadamente seu ponto de vista a ponto de esquecer a polidez e apelar logo para a baixaria tão logo se veja 'afrontado em seus princípios', seja lá quais forem.

    O mal da sociedade hoje - digital ou não - é a mania de levar tudo para o campo pessoal, e interpretar como ataque pessoal qualquer indício de uma 'carapuça feita sob medida', esgotando totalmente qualquer capacidade de argumentação racional e inteligente. Vivemos a geração do 'mimimi', da covardia e da egolatria, essa é a infeliz e miserável verdade. As pessoas se furtam às vivências reais e tomam seu 'avatar digital' para lutar suas 'cruzadas' inglórias e injustificadas, dizendo coisas que jamais diriam a outra pessoa cara a cara, dada a sua covardia e total incapacidade de se relacionar com outros seres humanos... Precisamos crescer, gente.
    (e eu não digo isso para uma pessoa em particular, vejam bem antes de fazer de mim o alvo do seu próximo ataque...)

    ResponderExcluir
  2. Realmente chega a ser um desabafo, mas é baseado no que vejo acontecer. Não desisti do embate de ideias, só acho que as táticas de batalha devem ser outras e não pessoais.
    Obrigado pelo seu comentário, que acrescenta muito ao que escrevi.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...