quarta-feira, 27 de junho de 2012

Metamorfose ambulante


Estes dias fomos surpreendidos por uma aliança política envolvendo PT e Maluf, com direito a foto e tudo. Isso causou indignação a muitos, o que é compreensível ... mas o que tem de novo aí?

Hoje na política temos três grupos diferentes: situação, oposição e extremistas. Logo alguém vai dizer: mas sempre foi assim!!! Acho que não, héin!?! A diferença está no fato que apenas os extremistas são aqueles que verdadeiramente tem um posição política e são fiéis a ela ... o resto não passa de um grupos de pessoas com o mesmo interesse (ainda que momentâneo).

Na década de 80 Lula, FHC, Serra, entre outros, tinham ideias e objetivos comuns, e inclusive alguns inimigos políticos comuns, como é o caso do Maluf. E na década de 90 Collor era o capeta para todos, até para Sarney ... mas o tempo passa, as pessoas mudam, os partidos mudam.

Muitos da oposição e defensores de FHC talvez se esqueçam que este já foi aliado político de Maluf, de estar de mãos dadas e tudo. A questão é: por que para muitos isso é "mais aceitável" que a união de Lula com Maluf? Afinal, o Sr. Paulo Salim Maluf daquela época não é a mesma pessoa, o mesmo "safado" (como todos dizem), nos dias de hoje?

A primeira resposta é que Maluf gera reações de amor e ódio, o que ninguém consegue é ficar sem reação a ele. Vamos a alguns exemplos bem marcantes na história política brasileira.

Mário Covas fez sua carreira política no estado de São Paulo, mesmo reduto do Sr. Paulo Maluf. Ambos já foram concorrentes e até mesmo aliados. Em 1994 Covas disputava o governo paulista e recebeu o apoio de Maluf quando foi para o segundo turno contra Francisco Rossi. Eles sempre foram grandes adversários políticos, mas neste momento o candidato tucano aceitou a sua adesão à campanha ...

O interessante é ver que o mesmo Mário Covas que aceitou este apoio, já chegou a apoiar Marta Suplicy contra Maluf no segundo turno das eleição municipal da capital paulista de 2000. O então Governador de São Paulo passava pela luta contra o câncer e o candidato tucano neste pleito eleitoral (Geraldo Alckmin) não chegou à segunda etapa da disputa ... Covas mesmo doente assumiu publicamente seu apoio à candidata petista ... acho que esta foi a única vez que vi (se teve outra não me lembro) um apoio político sem a promessa de cargo na futura gestão.

Sempre houve uma certa repulsa por parte dos políticos paulistas quanto a figura de Maluf, mas uma coisa todos concordam: ele traz votos. Sim, a opinião pública nacional é contra ele, existem diversas acusações de corrupção contra seu nome, mas politicamente sempre foi usado como imã de votos de uma parcela de eleitores de São Paulo que lhe são fiéis ... e esta é a segunda resposta à pergunta feita acima: ele traz votos.

Ainda há um questionamento a ser respondido: se Maluf já foi uma peça política usada pela oposição ao PT para alcançar votos, por que então os atuais opositores ao mesmo PT estão reclamando tanto da união deste com Maluf??? A resposta está no que chamo de histórica política.

O PT sempre foi marcado como um partido combativo contra as chamadas velhas lideranças políticas (como José Sarney e Antônio Carlos Magalhães) ou políticos que fossem marcados por como corruptos (como o caso de Fernando Collor de Mello e Paulo Salim Maluf), mas nos últimos anos todo o seu discurso histórico que atraiu a atenção de tantos eleitores foi sendo deixado de lado ... o PT perdeu sua identidade como um partido de luta contra as referidas figuras, e em nome da "governabilidade" do país foram realizadas diversas alianças com históricos inimigos políticos.

Foi exatamente isso que ocorreu com José Sarney, o mesmo que Lula se posicionava como seu "adversário político e ideológico", e que passou a apoiar a ele e sua família .... mesmo que entrasse em contradição:


E Lula e o PT fizeram o que seria ainda mais inimaginável: sob o mesmo pretexto de "governabilidade", estabeleceram uma aliança política com Fernando Collor de Mello, o ex-presidente da república que sofreu o impeachment em 1992. O mesmo Collor que usou de uma tática suja nas eleições presidenciáveis de 1989 e atacou a vida privada de Lula. O mesmo Collor que Lula lutou para que fosse derrubado do governo diante das diversas denúncias de corrupção.

Pois é meus caros, o grande problema de Lula e do PT está na sua falta de coerência política ... e claro que seus eleitores aceitam e perdoam tais situações (como já escrevi no texto: O "efeito" Lula).

A aliança com Maluf pode ter sido a gota d'água (ou o que faltava) para mostrar que o projeto de governo do PT (ou de Lula) não tem relação com a histórica nacional ou regional do partido. Além de Maluf já ter sido alvo de duras críticas por parte de Lula, sempre foi um inimigo político do PT no estado de São Paulo. Sempre que houvesse qualquer eleição no estado, o PT e Maluf sempre estiveram em lados opostos, sendo Marta Suplicy uma de suas principais adversárias.

O problema desta nova união não está na tática de atrair votos, pois como já mostrei antes os partidos de oposição ao PT já usaram Maluf para os mesmos fins ... o problemas está na história política do partido.

Verdade seja dita: para esta eleição à prefeitura de São Paulo o candidato do PT não foi uma escolha do partido, mas sim uma decisão de Lula, pois a escolha da Presidente Dilma era por Gabriel Chalita (a quem deve favor em razão de seu apoio durante as eleições presidenciais e isso seria bom para manter o PMDB mais próximo de seu governo), e Marta Suplicy (que ficou em segundo lugar nas eleições municipais de 2008) queria sair candidata.

No entanto Lula tinha uma dívida com Haddad e forçou seu nome ... mas ele não é um bom candidato e não estava atraindo votos como esperado. Algo tinha que ser feito, pois nem mesmo o apoio de Lula e Dilma estavam ajudando.

Primeiro buscaram uma aproximaram com o PSB e conseguiram Luíza Erundina para ser a candidata a vice-prefeita desta eleições, ela que já foi Prefeita de São Paulo pelo PT (01/01/89 à 01/01/93).

Depois foram atrás do PP ... só que no estado isso significa ter o apoio de Maluf. Foi aqui o grande erro de Lula e do PT, e mesmo que os defensores de ambos não admitam, esta decisão jogou no lixo toda uma história do partido no estado de São Paulo, e foi por isso que os intelectuais do PT resolveram se calar diante do fato.

Não foi à toa que Erundina decidiu se afastar das eleições e da candidatura à vice-prefeitura ... sua decisão foi coerente com a sua história, com seu discurso de anos, com suas disputas eleitorais contra Maluf.

Depois do que ocorreu com Sarney e Collor, muitos defendem que esta aliança entre PT (ou Lula) e Maluf foi a comprovação de que no vale tudo das eleições, pode se fazer aliança até com o diabo. Pode se esquecer a história do partido e seus membros, pode se jogar fora a coerência política ... o que importa é vencer.

Por isso que digo que apenas os extremistas (como PCO e PSTU) se mantém dentro de sua história e discurso, e o resto é tudo farinha do mesmo saco. Todos estão buscando apenas vencer as eleições e se manterem no poder, e para isso farão de tudo.

Por isso que o PSOL fez uma "parceria" com DEM e PSDB em Resende-RJ, que DEM e PT fecham aliança para as eleições em São Luís-MA. Essa é a nova política do país, onde o eleitor é feito de idiota.

O discurso de hoje é contrário ao de ontem, e até mesmo se nega fatos que até há pouco tempo era uma verdade. Aquele que ontem era o principal adversário político, um corrupto e safado, hoje é aliado como se tivesse tornado uma pessoa honesta e íntegra do dia para a noite, MESMO QUE SEUS ANTIGOS DEFEITOS ESTEJAM APARENTES NA CARA DE TODOS.

Pelo jeito aconteceu com a política o que costumeiramente vemos no futebol: políticos mudando de posicionamento como os jogadores mudam de clubes e juram amor eterno.

Hoje os partidos e políticos já não são mais os mesmo de alguns anos atrás ... pois é, as pessoas mudaram, os partidos mudaram, a política mudou ... e pelo jeito para pior.

OBS:

1. Eu sou contra qualquer relação política direta com pessoas como Sarney, Collor e Maluf, e não defendo as alianças realizadas. Assim como o PT errou, posso dizer que o PSDB errou antes;


2. Interessante que somente Lula deu a cara a bater e, junto com Haddad, aceitou aparecer publicamente com Maluf ... acho que os demais membros do PT não quiseram "manchar" sua imagem;


3. Interessante também que os únicos que criticaram a aliança são pessoas que, ou não tiveram nenhuma relação anterior com Maluf, ou se colocam contra uma aliança dessa. Por que será que certos opositores se calaram sobre isso??? Cabe ao PSDB explicar.
_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, Metamorfose ambulante, publicado em 27/06/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/06/metamorfose-ambulante.html

3 comentários:

  1. faltou a foto do Maluf com o Papa João Paulo II. hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Aí teria que colocar foto dele com o Papa João Paulo II, Xuxa, Hebe Camargo e Pelé hehehe

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que em 1980 quando o Lula foi preso, o governador de São de Paulo era ninguém menos do que Paulo Maluf, que ainda a serviço dos militares, reprimia à força todo movimento sindical.

    O Maluf está no papel dele, sempre foi assim mesmo, um político sem moral, mas o Lula que tanto dizia ser integro e moralista, deu uma guinada histórica, tanto é verdade que levou o próprio Maluf a declarar: "eu, perto do Lula, sou comunista".

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/51114-perto-do-lula-sou-comunista-diz-maluf.shtml

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...