sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

AlôBrandalise #07 - Direita e esquerda na Ciência Política



Eu e o Professor Rogério Schmitt conversamos sobre como a ciência política enxerga as direita e esquerda. Vamos desde a origem do uso da nomenclatura direita e esquerda, até a qualificação dos partidos políticos no Brasil.
Não deixe de ouvir e divulgar, e participe comentando aqui no blog ou enviando email com suas críticas, elogios e sugestões para andrebrandalise@yahoo.com.br



Ou diretamente no link - Direita e esquerda na Ciência Política



FEED: http://feeds.feedburner.com/AloBrandalise

COMENTADOS NA SEÇÃO DE EMAILS:

NÃO DEIXE DE CONFERIR:
Para entender melhor a mídia Podcast, segue um vídeo curto e simples para aprender a gostar:



4 comentários:

  1. opa, sou first... rsrsrs
    Mt boa discussão, mas faltaram alguns dados. Hoje no Brasil existem 2 partidos q "se intitulam" como da DIREITA DIREITA o PSC e PRTB, e tbm, não um partido, mas uma família, os Bolsonaros q são tbm da DIREITA DIREITA, doa a quem doer... rs. Apenas para salientar, o PSC se desvinculou da base aliada do governo e lançou seu próprio candidato, o Pastor Everaldo q claramente se colocava na DIREITA DIREITA e o PRTB lançou o Levy Fidelix, q mesmo falando uma pá de M, se colocava na DIREITA DIREITA. Mt bom o cast, aguardando convites, Forte abraço amigo! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu caro, estes partidos têm um histórico interessante. Apesar de se posicionarem como direita, podemos ver que ou já fizeram parte da base do governo do PT ou apoiaram o partido em eleições. Então é possível ver que são de direita quando convém.

    Sobre a família Bolsonaro, bom, não é um partido. Então não dá para dar status de partido, ainda que se posicionem como de direita

    ResponderExcluir
  3. Mais um excelente podcast... Com relação ao tema achei bem interessante a discussão, inclusive as referências ao diagrama de Nolan (http://diagramadenolan.org.br/?locale=pt) que já é bem usado para análise de perfil político, assim como o Political Compass (https://www.politicalcompass.org/test/pt-br).

    Tenho lido um pouco a respeito do libertarianismo, o princípio do livre-mercado é indiscutível quando à preferência libertária no eixo econômico, mas acho que ficou um pouco confusa a descrição da preferência esquerda para os libertários no eixo moral. No meu entendimento (opinião pessoal) o libertário não é aquele que é necessariamente por exemplo a favor da posse de armas, ou da utilização de drogas... e sim é aquele que entende que essas decisões devem ser tomadas no âmbito pessoal/individual e não forçadas de cima pra baixo como faz a imposição do estado, ou seja, o libertário necessariamente não é a favor ou contra no âmbito pessoal/individual à certos pontos morais/sociais, ele é sim a favor de que essas opções não sejam forçadas sob a sociedade de forma coercitiva, até por que o resultado prático é a formação do tráfico clandestino, mercados negros...

    Dessa forma é a favor da não-intervenção do estado no âmbito econômico e também no âmbito social/moral dos indivíduos, posso falar mais a respeito se ficar alguma dúvida, estou aberto à discussão... Aproveito mais uma vez para parabenizar pelo excelente conteúdo, acompanho a pouco tempo e estou correndo pra me manter em dia com os lançamentos. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá Renan, que bom que gostou do episódio.

    Pelo que sei a qualificação vai de acordo com o que as direita ou esquerda mais polarizadas defendem, tanto no aspecto econômico quanto moral. Talvez seja uma interpretação conservadora, mas tem sido essa a aplicação dos conceitos pelos cientistas políticos.

    Um abraço e espero que goste dos demais episódios do podcast

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...