quarta-feira, 1 de abril de 2015

A espada, a balança e a esperança


Quando a administração pública não age mais dentro de suas funções, quando o legislativo passa a pensar e agir apenas de acordo com seus interesses, somente podemos colocar nossas esperanças no judiciário.

É verdade que temos vários casos de juízes corruptos, incompetentes ou prepotentes, que os processos são lentos (culpa da lei processual, da falta de estrutura, e da má vontade de alguns servidores e magistrados), que muitas vezes a execução da pena não vai de acordo com o que gostaríamos (muitas vezes culpa da previsão legal), mas entendo que neste momento é a única esperança que temos neste mundo secular.

Infelizmente nem tudo que é imoral é ilegal, assim como o contrário é verdadeiro. Vemos isso todos os dias, não só nos diversos processos judiciais que encontramos pela frente, mas também em situações com grande relevância pública ou pequenos casos cotidianos. Diante de tamanha incongruência dentro deste país, em que tantos da classe política passa a mão em nossas nádegas (que foram bem cuidadas por nossas mamães quando éramos bebês) em público e nos sentimos violados e desprotegidos, só nos resta tentar ao menos buscar a aplicação da lei. 

A outra medida seria rasgar a lei e tentar aplicar uma justiça que aplacasse as feridas da alma, o que é arriscado, já que o entendimento de justiça tem sido muito amplo - como podemos ver pelas diversas manifestações populares desde 2013.

A história já nos mostrou diversos casos em que um levante popular (outros nem tão popular assim) transformou os novos governos em verdadeiros tribunais de execução dos "inimigos do Estado" (ou aqueles que pensam de forma contrária), como foi com a Revolução Francesa, a Revolução Cubana, a Revolução Russa, a Revolução Comunista na China, etc.. Todos este movimentos se diziam democráticos e tinham belos discursos sobre liberdade, mas no final das contas não passaram de "oportunidades" para a implantação de regimes totalitários.

Vejo diversas pessoas que defendem que o atual governo seja derrubado a qualquer custo, mas eu não penso desta forma. Não consigo apoiar um pensamento deste. Posso ser um romântico, mas ainda acredito no devido processo legal.

E no dia que nem mesmo no judiciário pudermos mais colocar a nossa esperança, será este o momento em que o país terá afundado de vez.
_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, A espada, a balança e a esperança, publicado em 01/04/15 no site “André Brandalise” - http://www.alobrandalise.com/2015/04/a-espada-balanca-e-esperanca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...