terça-feira, 17 de setembro de 2013

Julgamento do Mensalão e outros pitacos

Vejo pessoas defendendo encherem o email e facebook do Min. Celso de Mello para pressionar o voto. Eu sou contra, seja porque acho que não adianta nada (ele não vai ceder a pressões), ou porque eu prefiro um julgamento jurídico do que um emocional, mesmo se a decisão for contrária ao meu desejo.

Engraçado que eu já previra essa situação antes em um texto que escrevi antes de iniciar o julgamento deste processo (leia AQUI). Naquele momento escrevi que achava que o STF seria alvo de grande pressão popular para que o resultado do processo atendesse o clamor nacional, o que eu acho muito errado.

O judiciário deve uma ação conforme a lei e o entendimento da jurisprudência, e NUNCA sobre a pressão externa, seja ela popular, política, ou etc.. Decisões judiciais tomadas com base no anseio popular e sem fundamento jurídico, significa a legalização dos tribunais de exceção, e QUALQUER PESSOA poderá ser alvo de algo assim.

De forma alguma defendo a liberdade ou que sejam julgados inocentes os acusados pelo mensalão, mas o que defendo é a legalidade do julgamento, e isso em defesa de qualquer pessoa acusada, em especial os que são inocentes, pois estes somente terão chance de mostrar a inocência se o julgamento for dentro da lei.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...