quarta-feira, 18 de julho de 2012

14 anos de casamento


Hoje completo 14 anos de casado ... nossa, o tempo passa rápido ... e vendo que tantos casais se desfazem tão rapidamente, devo dizer que somos uma exceção.

Quando casamos tinhamos um propósito: fazer o outro feliz. Acho que esse é o primeiro "segredo" do sucesso. Muitos hoje querem casar para ser feliz, e diante disso ficam na expectativa de atingir este objetivo ... quando as duas pessoas envolvidas entram nesse jogo com o mesmo objetivo, não dá certo, pois fica igual a um cabo de guerra, em que os dois lados estão puxando para lados opostos. Quem ama uma pessoa, quer faze-la feliz ... e quando os dois entram nesse caminho juntos e com o mesmo objetivo, por consequência serão os dois felizes.

Quem vê nossas fotos e relatos acha que é sempre as mil maravilhas, mas somos como todo casal: nós brigamos, discutimos, fazemos as pazes, fazemos planos (que nem sempre dão certo), sorrimos, choramos, brincamos, ... isso desde os tempos de namoro (como podem ver na foto ao lado, e ao mesmo tempo notar que melhorei MUITO com o tempo ... para sorte da Djane rssss).

Um fato que sempre me chamou muito a atenção é que nós até hoje mantemos demonstração de carinho (beijinhos, abraços, etc.), e vejo que mesmo casais de namorados evitam fazer isso na frente dos outros ... às vezes me parecem mais colegas do que namorados. Um casal não pode nunca perder a ternura do namoro, senão é capaz de se tornarem duas pessoas dividindo uma casa ... e nem sempre são amigos.

E como um assunto puxa o outro, a amizade é essencial em um casamento. Hoje digo sem a menor chance de errar: a Djane é a melhor amiga que tenho. Não tenho amigos ou amigas como ela, nem de perto. É somente com ela que digo tudo o que se passa em minha mente e coração. É com ela que posso (e devo) compartilhar toda a minha vida.

Uma vez ouvi uma pessoa dizendo: "minha esposa até é minha amiga" ... confesso que ouvi aquilo com  perplexidade. Em um casal o outro não pode "ATÉ" ser seu amigo, ele deve ser e pronto ... senão vamos voltar ao assunto do colega que divide a casa.

Ainda, no casamento nós tomamos uma decisão diária. É dizer SIM todo dia, mesmo quando a pessoa encosta o pé frio no seu, quando te olha ou responde de forma mais grossa, quando não faz aquilo que você queria, ... é renovar sua decisão todo dia.

Não existe uma fórmula mágica para que um casamento dê certo, existe sim alguns princípios que devem auxiliar. O amor, a amizade, a intenção de fazer o outro feliz, o sim diário, tudo faz parte, e com certeza muito mais, mas não posso deixar de citar pelo menos uma coisa a mais: ter a presença de Deus no seu casamento.

Sei que neste momento ateus e outros podem me criticar e vão dizer "então se não tem Deus no meu casamento não vai dar certo?", etc., mas quer a pessoa acredite ou não, Deus nos faz manter este propósito vivo a cada dia. Mesmo quando O esquecemos, quando O deixamos de lado, Ele está lá. Então por que não deixar isso ser mais presente?

Como disse, não há fórmula mágica, pois cada casal tem uma história diferente. Mas no meu caso esses são os principais motivos dos 14 anos de sucesso.

Obrigado Djane por me aguentar tanto tempo, por me amar e me auxiliar a ser uma pessoa melhor. Te amo, e espero que pelo menos a promessa que te fiz esteja sendo cumprida*.

* quando casamos eu fiz apenas uma promessa: se ela vai ser feliz eu não sei, mas dará muita risada na vida.
_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, 14 anos de casamento, publicado em 18/07/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/07/14-anos-de-casamento.html

5 comentários:

  1. Deus abençoe essa família linda!

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Espero que muitos casais possam aprender sempre.

    ResponderExcluir
  3. NOSSA, ANDRÉ AMEI!!!!!!!!!!!!!!!!!
    LINDO, EU COMPLETAREI NO DIA 14-12-2002, 10 ANOS E QUERO COMEMORAR COM MUUUITA ALEGRIA E VITÓRIAS!!! COM A GRAÇA DE DEUS. DEUS OS ABENÇÕE!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o depoimento...parabéns...e Djane vc é uma santa 14 anos de André tagarelando rsrsrs mas pelo menos te faz rir.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Deus os abençoe e os conserve no amor. Belíssimo testemunho. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...