A Ordem dos Cartuxos é uma ordem religiosa contemplativa em Votos Solenes, uma Ordem semi-eremítica, seguindo um pouco da Regra de São Bento,na qual baseia a fundação da ordem, fundada em 1084 por São Bruno e seis companheiros (quatro clérigos e dois leigos).
A origem de seu nome, é das montanhas ao norte de Grenoble Chartreuse, na comuna de Saint-Pierre-de-Chartreuse em Isère, onde se instalaram perto do mosteiro presente da "Grand Chartreuse" ("Grande Cartuxa").
Brasão e Lema
Lema: A Cruz permanece intacta enquanto o mundo dá suas órbitas. |
O emblema da ordem, atestada em documentos do século XIII, é muito mais velho que o lema. Possui um globo encimado por uma cruz cercada por sete estrelas. Com Humildade, as estrelas são muitas vezes colocados por baixo do globo. Elas simbolizam Bruno e seus seis companheiros quando chegaram em Grenoble, que foi anunciada por um sonho premonitório em que o Bispo São Hugo relatou ter visto sete estrelas.
A abreviatura O. Cart. Ordo Cartusiensis é usado por pessoas de fora da Ordem para designar a ordem dos Cartuxos ou seus membros. Este uso, está na América desde o século XX, é contra a tradição diplomática da Ordem dos Cartuxos que assinou simplesmente "fr. N. Chartreux" na íntegra. A Igreja e a Santa Sé não sabia disso ainda em 1965. No Anuário Pontifício de 2000, há ainda as letras duplas "Certosini" e "OC".
Fonte: Wikipedia
OBS: muitas riquezas podemos encontrar na Igreja e algumas delas chegam a ser desconhecidas da grande maioria, mas não significa que perderam sua importância no decorrer dos anos. Procure conhecer essas pérolas e quem sabe não se apaixonará (mais) pela Igreja Católica?
Assistam ao filme "O grande silêncio", que mostra a rotina e reflexões de monges cartuxos verdadeiros. Inclusive, tenho um amigo, colega de turma de faculdade, que acabou de se candidatar a ser um sacerdote cartuxo, na cidade de Ivorá/RS.
ResponderExcluirAbraços!
Christovan
Ótimo resumo! Conhecemos pouco dos Cartuxos (mesmo porque são meio eremitas, hehe), mas são inspiradores.
ResponderExcluirNão entendi quando você disse que o lema "não é o seguimento do carisma oficial da ordem". Eles têm uma inspiração diferente do lema?
A propósito, é interessante que tenham escrito "dum volvitur orbis" no séc. XIII. Será um palpite astronômico de que a terra "si muove"? =D
Uma das ordens mais belas e desconhecidas! Vale a pena conhecer mais! (tem o site oficial:
ResponderExcluirhttp://www.chartreux.org/pt ) :)
como diria o Sr. Spock: "fascinante..."
ResponderExcluir