terça-feira, 1 de maio de 2012

HQs e suas adaptações para cinema


Adaptar qualquer obra para o cinema não é uma coisa fácil, ainda mais quando se trata de algo com muitos fãs, e isso vale tanto para livros quanto histórias em quadrinhos (HQs). De forma geral são obras fechadas, em que as características dos personagens já estão todas descritas, e isso muitas vezes limita a possibilidade criativa dos roteiristas.

Claro que essa limitação acontece mais fácil em um livro, pois costuma ter sua história fechada. Já as HQs são mais dinâmicas. Para piorar a situação algumas delas tem ainda desenhos criados para a televisão, que muitas vezes são histórias diferentes dos quadrinhos. E aí, como lidar com isso?


O cinema já nos proporcionou algumas ótimas produções, como Blade (1998), Hellboy (2004), V de Vingança (2005), Sin City (2005), 300 (2006) e Watchmen (2009). Cada um desses filmes manteve o essencial de cada personagem, suas características marcantes e apresentaram um roteiro muito bom. Com certeza todos estes filmes devem ser vistos mais de uma vez, mas aqui não vou tratar destas produções ... merecem um post à parte.

Antes de continuar devo fazer uma observação: não levo em consideração produções como Capitão América (1990), O Julgamento do Incrível Hulk (1989, com a participação do Demolidor), O Retorno do Incrível Hulk (1988, com a participação do Thor), O Fantasma (1996), entre tantos outras produções ruins.

Superman (1978) e Superman II (1980) para mim são os grande filmes que iniciaram as boas produções deste gênero. Além de encontrarem um ator perfeito para fazer o papel do kryptoniano (você realmente acredita que ele é o Super-homem e o Clark Kent), fizeram um roteiro muito bom ... tá, a Lois Lane poderia ser uma mulher mais bonita (ou apenas bonita rsss), mas foi o filme que mostrou ser possível fazer um bom filme tendo como base as HQs. Para nós, os fãs dos quadrinhos, o Super-homem salvou nosso cinema rsss

A partir daí vieram diversas grandes produções, e outras que já não foram aqueeela coisa. Como disse antes não é fácil adaptar para o cinema (ao até mesmo a televisão ... se bem que a série da Mulher Maravilha é ótima) algo que é mais fácil fazer o desenho e não se preocupar muito se a roupa será feita de couro ou lycra brilhante.

Conan, o Bárbaro (1982) e Conan, o Destruidor (1984) conseguiram colocar na tela a figura física do cimério, isso sem usar efeitos especiais e etc., mas como nem tudo é perfeito ... ele não podia falar muito. Arnold é um cara legal, mas não tinha como trazer o personagem por completo às telonas. Já Conan (2011) chegou mais perto em relação ao personagem, mas quando a melhor parte do filme é quando o personagem principal é uma criança ainda ... é, o filme deixou muito a desejar.

Outros filmes foram mal conduzidos, como é o caso de Demolidor (2003), em que tentaram criar um Matthew Murdock muito diferente das HQs (não, ele não gosta de rock pesado, ele gosta de música clássica ... eu sou fã do Demolidor e este filme foi uma imensa decepção); Elektra (2004) ... deixaram ela uma menininha ... que dó, que dó, que dó; Mulher Gato (2003) ... a Halle Berry é linda, mas podia ter evitado o mico ... quer dizer, o gato preto; Quarteto Fantástico (2005) e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007), que só por exemplo deixaram o Reed Richards um bocó. Existem outros, mas vou ficar com estes para mostrar que nem sempre é uma boa pegar um personagem de HQ e fazer um filme sem respeitar suas características.

E temos aqueles que não foram tão ruins, mas poderiam ser melhor: Homem-Aranha (2002), Homem-Aranha 2 (2004) e Homem-Aranha 3 (2007), que deixaram o Peter Parker muito bobinho, mas de forma geral passa na média ... quer dizer, o 3 eu fico na dúvida; Hulk (2003) e O Incrível Hulk (2008), mas este aqui tem a dificuldade de se fazer o gigante esmeralda na telona sem que fique parecendo uma geléia (como o de 2003), mas passaram também pela média; Thor (2011), que faltou uma postura mais pedante ... afinal, é um deus nórdico, e mesmo sem sua "divindade" não vai ficar fazendo ovos mexidos para ninguém; isso sem falar de Motoqueiro Fantasma (2007) e sua continuação ... e olha que gosto do Motoqueiro, mas o filme ficou farofa demais.

X-Men (2000), X-Men 2 (2003), X-Men: O Confronto Final (2006) e X-Men Origens: Wolverine (2009) merecem um comentário à parte, pois tem seus altos e baixos. Na verdade tem apenas um alto: conseguiram colocar na telona estes grandes personagens. Baixos: roteiros fracos; conseguiram criar uma característica no Wolverine que ele não tem - liderança; Dentre-de-Sabres como um idiota; Ciclope um bocó; além das idades de muitos personagens não baterem em nada com as HQs. Eu diria que são filmes legais, mas que oscilam demais e passam na média. Já X-Men First Class (2011) é outro nível. Um enredo bem mais interessante, explorando melhor alguns personagens (como Magneto, Charles Xavier e Fera). Uma produção que passou fácil acima da média, e para mim com certeza é melhor que os demais filmes dos mutantes.

Outro que ficou interessante foi Lanterna Verde (2011), pois ao contrário dos demais, este praticamente teve que contar com produção digital de cenário, além da roupa. Trata-se de uma produção com muito maior dificuldade de se fazer, e que acabou ficando muito boa. Ok, o enredo poderia ser melhor e acabou deixando a desejar, mas passou acima da média.


Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008), para mim pode ser considerado um dos melhores filmes do gênero, e vejam que nem é tanto pelo Batman. Gosto da interpretação dada ao homem-morcego (que lembra bastante a maravilhosa fase escrita pelo brilhante Frank Miller), apesar que a cara do Christian Bale no papel de Bruce Wayne não me convence muito ... mas o que dizer do Coringa de Heath Ledger ... FENOMENAL!!! Conseguiu se tornar um dos maiores vilões do cinema. Um enredo ótimo, personagens bem elaborados, enfim, uma adaptação fantástica ... me fez esquecer facilmente aquelas produções fracas dos anos 80 e 90 ... desculpe Tim Burton, tu manda bem em diversos filmes, mas aqui não ficou legal.

E outro grande filme das HQs veio: Homem de Ferro (2008). Conseguiram resumir o Tony Stark dentro das diversas fases dele nos quadrinhos, com um enredo muito bom e com um ótimo ator no papel principal. Conseguiram fazer com que eu gostasse de um herói que nos quadrinhos não me chamava muita atenção. Seu problema com bebidas e mulheres ficou bem acentuado e foi bem explorado, como nos quadrinhos. A continuação não manteve a mesma qualidade, o vilão era meio que fraco, mas Homem de Ferro 2 (2010) foi um bom filme.

Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) foi um filme muito bom, ainda que eu não goste muito do personagem ... sempre achei um chato. Mas conseguiram criar um bom roteiro, mantendo as características do personagem, e conseguiram fazer um uniforme que não ficou ridículo ... este é sempre um problema nas adaptações para o cinema.

E como sempre podemos nos surpreender, Os Vingadores (2012) conseguiu se tornar o melhor filme do gênero já lançado. Cavaleiro das Trevas é ótimo, mas Vingadores consegue unir ação e humor de uma forma até agora não feita. Eu acompanhava as histórias dos Vingadores nas HQs (aqui no Brasil eram publicadas no gibi mensal Heróis da TV), e o filme foi muito próximo àquelas aventuras que lia (ainda tenho guardada a Heróis da TV n. 100, que tem a história original de criação dos Vingadores). Além de interligar os filmes de Thor, Hulk, Capitão América e Homem de Ferro, criaram um enrendo fantástico para unir um grupo de heróis que não tem nada em comum.

Toda adaptação para cinema tem que levar em conta o personagem e suas características, ter um ótimo enredo, e ainda, conseguir agradar os fãs. Os Vingadores conseguiu tudo isso e ainda mais ... desde O Senhor dos Anéis eu não via gente aplaudindo no meio do filme, por cenas que seriam lógicas até mesmo nas HQs. Nenhum outro filme citado antes conseguiu este feito, e isso é um dos indicativos pelo qual ele é melhor que os demais.

Espero que O Espetacular Homem-Aranha (2012) e Batman - The Dark Night Rises (2012) sejam realmente bons filmes, mas não acredito que superem Os Vingadores.

Sei que aqui estamos lidando com gostos, e por isso vou provocar o leitor. Indico a seguir os meus TOP 10 filmes do gênero, e se alguém não concordar, que comente qual seria a sua lista.

Meus TOP 10 são:

1. OS VINGADORES

2. BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS

3. WATCHMEN

4. V DE VINGANÇA

5. HOMEM DE FERRO

6. X-MEN FIRST CLASS

7. SIN CITY

8. BATMAN BEGINS

9. HELLBOY

10. SUPERMAN

_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, HQs e suas adaptações para cinema, publicado em 01/05/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/05/hqs-e-suas-adaptacoes-para-cinema.html

10 comentários:

  1. O critério utilizado foi adaptação dos quadrinhos ao cinema. Sim, Batman não tem humor (muito embora algumas vezes se pudesse dar risadas em algumas situações - mesmo na época do Frank Miller), mas em termos de adaptação ao cinema, Os Vingadores foi mais empolgante que Batman.
    Digo inclusive que como personagem dos quadrinhos, acho Batman muito melhor do que os personagens retratados em Os Vingadores. Mas no cinema o personagem Homem-de-Ferro é melhor que o Batman de Bale.
    No conjunto da obra, vejo que Os Vingadores foi melhor.

    ResponderExcluir
  2. Olha, colocar os vingadores melhor que batman por unir melhor ação e humor, acho que só apresenta o desconhecimento de alguém em relação ao batmam.
    Não digo do autor do post, mas talvez meu. Pq pelo que eu entendo de Batman, fase de humor só naquele antigo seriado.
    Então colocar "humor" na balança é coisa descabida, já que q eu saiba hqs de batamn são são humoradas

    ResponderExcluir
  3. André, foi muito criterioso com o Bale em Cavaleiro das Trevas...rs...mas concordo contigo no resto! Agora, seria uma boa ver o concorrente dos Vingadores, um filme com a Liga da Justiça, seria show de bola, não é? Quanto ao Homem Aranha, ele ser meio bobo sempre foi o que chamou a atenção nos quadrinhos, então acho que o filme ficou até muito bom. O novo super-homem ficou bacana, mas você não comentou dele...apesar de não ter conseguido ficar melhor que o "velho de guerra" dos anos 80. Senti falta também de ter comentado sobre o "Corpo Fechado", com Bruce Willis (que fez "Os substitutos", também baseado em HQs), é um filme bacana e...na média...rs...eu só melhoraria a posição do Sin City, acho que poderia ficar em primeiro! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. André, foi muito criterioso com o Bale em Cavaleiro das Trevas...rs...mas concordo contigo no resto! Agora, seria uma boa ver o concorrente dos Vingadores, um filme com a Liga da Justiça, seria show de bola, não é? Quanto ao Homem Aranha, ele ser meio bobo sempre foi o que chamou a atenção nos quadrinhos, então acho que o filme ficou até muito bom. O novo super-homem ficou bacana, mas você não comentou dele...apesar de não ter conseguido ficar melhor que o "velho de guerra" dos anos 80. Senti falta também de ter comentado sobre o "Corpo Fechado", com Bruce Willis (que fez "Os substitutos", também baseado em HQs), é um filme bacana e...na média...rs...eu só melhoraria a posição do Sin City, acho que poderia ficar em primeiro! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. André, "o melhor filme do gênero já lançado"? Não mesmo. Batman - O Cavaleiro das Trevas é, em tudo, superior. Até compreendo tu colocares Os Vingadores no topo da lista dos melhores, levando em conta a adaptação para os cinemas. Ok. Mas eu acho que toda adaptação é também um outro começo, é outra coisa, na minha opinião - eu não acompanhei as histórias nos quadrinhos. Agora, em termos de filme, roteiro, fotografia, e coisas tais... Os Vingadores não merece, jamais, o topo da lista, ainda mais com um Batman - O Cavaleiro das Trevas em segundo lugar! =D Os Vingadores é um bom filme. Ponto. Batman - O Cavaleiro das Trevas é um filme superior. 

    ResponderExcluir
  6. Legal André, gostei da análise. Os caras passaram a dispor de uma tecnologia pra criar cenas que até os anos 90, começo dos 2000 não existia. Eu acharia legal um filme com o personagem Thanos.

    ResponderExcluir
  7. Eu não posso discordar da 1ª posição da lista, pois ainda não assisti Os Vingadores, mas O Cavaleiro das Trevas é muito bom mesmo, V tinha que estar uma posição acima, Sin City em 3º e os outros podemos negociar.

    ResponderExcluir
  8. Acho que to ficando velho... pois nenhum desses filmes me agradam mais... Não consigo ver lógica ou beleza ou mesmo acreditar no que eles mostram. Mas vamos por partes:

    De tudo o que você falou, três adaptações merecem ser classificadas à parte: V, 300 e Sin City. Por serem histórias diferentes, que não mostram super-heróis e super-poderes, são mais convincentes e aceitáveis. Então não as colocaria junto com os demais.

    Os dois primeiros filmes do Homem de Aço são excepcionais, tanto para época, quanto hoje. O roteiro simples, sem grandes explicações e sem apelar para ciência e, principalmente, a falta de plasticidade (como o uniforme simplista e quase nada de efeitos visuais) torna o filme mais palpável e fácil de aceitar. E a excelente escolha de Christopher Reeves ajuda ainda mais. 

    Quanto aos Batmans da vida, me resumo nisso: digam o que quiserem, mas Tim Burton e Michael Keaton são insuperáveis. Claro que Heath Leadger entrou para a história com sua interpretação de Coringa, porém seu antecessor é igualmente forte, o que me faz ficar sempre em cima do muro ao compará-lo com Jack Nicholson.

    Quanto a X-men, fogem do que eu disse lá no início, sobre ser difícil para mim hoje em dia me convencer por filmes de super-heróis. X-men convence! Uma mistura perfeita entre ciência e fantasia, onde uma não explica totalmente a outra, mas também não a desmente.
    Claro que o terceiro filme é um lixo, cocozão mesmo. E, como você disse, First Class é o melhor. Fiquei tão imerso no filme, que nem me toquei que Charles era paraplégico. Só no finalzinho, quando ele recebeu a bala nas costas, é que me caiu a ficha. Mas isso porque o roteiro é MUITO bom, porque se fosse depender de efeitos visuais e maquiagem, First Class está MUITO aquém dos 4 primeiros filmes.

    A trilogia Homem-aranha é cocô, Demolidor é legal, Thor é divertido e Capitão América é fraquíssimo! Quarteto Fantástico eu nem saberia classificar. 

    E Watchmen está MUITO ACIMA de qualquer um que eu possa vir a citar.

    O restante desconheço, então não posso opinar.

    Meu Deus, eu deveria ter escrito um post pro Covil! Mais de 5 parágrafos, já dá quase uma lauda! hahahah

    ResponderExcluir
  9.  Gosto muito do gênero, mas não me acho especialista rsss

    ResponderExcluir
  10. Achei o post interessante para eu poder entrar de vez nesse mundo dos HQs. Não conhecia absolutamente nada até assistir Os Vingadores. Pelo que vi você é um grande especialista no gênero...rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...