segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alguém me explica???

A Revista Veja publicou uma entrevista com o Ministro Gilmar Mendes, do STF, em que ele declara que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teria feito pressão sobre ministros do tribunal para que o processo do mensalão não seja julgado antes das eleições municipais de 2012.

Segundo Gilmar Mendes este encontro se deu no escritório de Nelsos Jobim, advogado, ex-presidente do Supremo e ex-ministro da Defesa do governo Lula.

Nelson Jobim disse: (...) Estranho que o encontro tenha acontecido há um mês e só agora Gilmar venha se dizer indignado com o que ouviu de Lula. O encontro foi cordial. Lula queria agradecer a colaboração de Gilmar com o seu governo (...).

Antes de tudo quero deixar claro duas coisas:

1. Não gosto do Ministro Gilmar Mendes. Para mim é um dos piores que temos no STF, tanto em conteúdo jurídico quanto em personalidade. Tenho sempre desconfiança sobre suas palavras.

2. O fato de tal entrevista ter sido publicada na Revista Veja é mais um indício ruim sobre a situação. Não gosto desta revista, embora reconheça que suas publicações trazem à tona diversos escândalos no país ... mas poderia mostrar situações para os dois lados, né???

OK!!! Mas a coisa é pior do que se imagina. Vamos aos fatos ditos pelos envolvidos:

a) Gilmar acusa Lula de fazer pressão para segurar o julgamento do mensalão.

SÉRIO?!? Lulinha voltou à ativa??? Se isso ocorreu é um dos maiores absurdos que este país pode ver: um ex-presidente fazendo lobby no STF sobre um processo que trata do maior escândalo do seu governo.

b) Nelson Jobim levantou uma questão: (...) Estranho que o encontro tenha acontecido há um mês e só agora Gilmar venha se dizer indignado com o que ouviu de Lula (...)

Concordo plenamente!!! Oh Seu Gilmar, não venha dar uma de paladino da justiça (lembre do caso do Demóstenes) agora ... se o encontro foi a 1 (um) mês, POR QUE SÓ AGORA ELE VEIO A PÚBLICO FALAR SOBRE ISSO??? Tem caroço nesse angú. 

c) O encontro existiu, conforme reconhecido por Nelson Jobim.

Aqui temos 3 (três) situações a serem analisadas: 

c.1) encontro velado entre um ex-presidente, um ex-ministro do STF (e advogado e ex-ministro do Lula) e um ministro do STF

Não existe justificativa plausível para um encontro desse. NÃO TEM!!! Um membro do judiciário não deve ter encontros deste tipo. Gilmar deveria ter recusado ir e dizer que os receberia em seu gabinete. 

c.2) Jobim disse que foi um encontro cordial, e que Lula queria agradecer a colaboração de Gilmar com o seu governo

COMO É???? Que tipo de colaboração é essa que precisa ser agradecida em um encontro velado??? Será que ninguém está vendo que a coisa pode ser pior do que parece??? 

c.3) O que Gilmar Mendes esperava deste encontro

Conforme questionamento feito pelo site MIGALHAS!: O que é que um ministro - que vai a um encontro de um político, num escritório de advocacia (!) - acha que vai ouvir? Uma pregação religiosa? 

Oras, primeiro Gilmar não deveria ir ... mas foi. Por que foi? achava que iria ganhar chocolate de Páscoa? Este Sr. é conhecido por relações e encontros (ou telefonemas) no mínimo inadequadas, e pelo jeito não vai mudar. MAS O QUE RAIOS ESPERAVA DESTE ENCONTRO???

Só me resta usar as mesmas palavras do advogado Joe Miller, interpretado por Denzel Washington no filme Filadélfia: 

(...) Alguém me explique como se eu fosse uma criança de cinco anos. (...) 

Realmente não consigo entender os motivos deste encontro, pois nem Gilmar explicou porque foi lá, e a explicação de Jobim também não é boa.

Olha, vou dizer que a coisa toda está errada e se ninguém for a fundo nessa questão, será mais um caso de vergonha nacional.
_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, Alguém me explica???, publicado em 28/05/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com.br/2012/05/alguem-me-explica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...