sábado, 14 de janeiro de 2012

Ano novo, postura nova


Pois é, chegou o ano novo e todo mundo renova várias promessas que já foram feitas alguns anos atrás. Renovam porque não cumpriram, seja lá por qual motivo for. Acho que está hora de tentar algumas coisas diferentes então.

Seguem algumas dicas:

LEIA MAIS (ou simplesmente comece a ler)

Sei que nos tempos de hoje (com internet e televisão dando tudo mastigado) a leitura foi deixada de lado, mas é possível que este hábito seja recuperado. Muitos dizem "eu não tenho tempo", mas para ver muita porcaria na televisão tem.

Se você não tem o hábito de leitura, coloque como meta que vai ler um livro este ano ... sim, um livro, apenas um. Faz assim: desliga a TV e o PC, escolha um livro do estilo que cai no seu gosto, comece lendo a capa (olha que bom início), e depois vai de folha em folha (não vale pular página) ... logo você vai ver como é bom e quem sabe até não comece outro logo após?

VÁ MAIS AO CINEMA (ou simplesmente vá ao cinema)

A conhecida 7a arte é algo que vale a pena sempre ser conferida nas grandes telas do cinema. Sim, DVD é legal (e mais barato), ainda mais porque nos permite ver bons filmes no conforto de nosso lar ... mas ter a chance de ter a visão cheia pelas imagens do filmes é algo que nenhum DVD (ainda) nos dá.

Além do que o escurinho do cinema é bom para namorar ...

NAMORE MAIS (se você for celibatário, pule para a próxima fase)

No cinema ou não, mas namore. Ande de mãos dadas, faça carinho, beije de leve, beije mais forte (só não esqueça de deixar a outra pessoa respirar), jante fora, sente com ela/ele e jogue um jogo, veja um filme abraçadinho, compartilhe o saco de pipoca, tome um vinho juntos (ou um refrigerante) ...

Detalhes: namore de verdade e não fique mudando de companheira(o) a todo instante. Valorize a si mesmo e a outra pessoa ... vocês não são descartáveis.
 
APRECIE MAIS A MÚSICA

Não vou aqui criar senso de valor sobre os estilos musicais (embora tenham alguns que são de doer a alma de um grilo). O que recomendo é que em vez de colocar para ouvir com fones de ouvido, ou que coloquem a música a todo volume no carro (o que já é uma besteira mesmo), escolham um bom CD, coloquem para tocar e apenas ouçam a música ... sem fazer mais nada, apenas ouvir.

Pois é isso mesmo: parar e ouvir. Muitas vezes colocamos a música apenas para fazer um barulho a mais, sem que a apreciemos. Faça diferente, dê valor à música ... só não vai colocar funk ... desculpem, não resisti.

RELAAAAAAAAAAAXE 

A nossa vida anda tão corrida que a gente esquece de relaxar. Deitar em uma rede, no sofá, na cama, andar descalço (cuidado onde pisa), ...

Não é para dormir, é para relaxar, deixar as preocupações um pouco de lado e descansar a cabeça ... quem sabe tu não consegue fazer isso ouvindo a música? Já seriam duas coisas ao mesmo tempo.

 DIVIRTA-SE MAIS

Vá uma festa à fantasia (nada de fantasia de Adão e Eva), reuna seus amigos para conversar (nada de ficarem reclamando da vida e dos outros), dance, cante, ...

Pare de ficar se lamuriando (ainda mais nas redes sociais). Faça uma lista de tudo aquilo que para você é diversão, e busque realizá-las.

PRATIQUE ESPORTES

Por diversão, pela saúde, porque gosta, sei lá ... apenas faça alguma atividade física, nem que seja pular corda.

Saia do marasmo e se mexa (ou se remexa muito). Caminhar, futebol, correr, vôlei, peteca, basquete, ciclismo, natação ... tem muita coisa legal que você pode fazer.

Isso vai em especial para aqueles que ficam a semana inteira trabalhando sentado criando calo nas nádegas.

TRABALHE COM VONTADE

Tá, eu sei que muitos vão dizer que essa não dá ... mas dá.

A idéia não é trabalhar como um escravo, mas sim trabalhar com gosto, daquela forma que no final do dia se diga: Vini, vide, vici (Vim, vi, venci - frase supostamente proferida pelo general e cônsul romano Júlio César).

Faça do seu trabalho algo mais que suportável, faça com que seja prazeiroso ... por mais difícil que lhe pareça. Estabeleça uma meta profissional e corra atrás dela.

VÁ À MISSA 

Sério, é isso mesmo. Muitos reclamam que Missa é chato, é coisa da carola , blá, blá, blá ... mas alguma vez você já tentou ir de coração aberto? Tente ir como quem quer conhecer algo novo, deixe seus pré-conceitos na casa do vizinho (assim quando você voltar nãos os encontrará na sua casa).

E para quem já tem o hábito de ir, vou recomendar algo diferente: por um mês vá assista apenas Missas solenes. Sem música alta, sem orações de cura e afins ... é um desafio mesmo: ir à Missa como celebrado no Vaticano pelo Papa ... e se possível em latim (sim, é para ir a outro extremo). Lembre-se: se tu és católico, deve ter como exemplo o que o Papa faz e fala.

Tente fazer isso e descobrirás que a Missa vai além do que se sente. A experiência com a Santa Missa é algo que vai além do que sentimos com as músicas, palmas, mãos levantadas, ...

FAÇA UMA BOA CONFISSÃO 

Sim, se tu vai à Santa Missa seria bom se confessar ... neste momento vem uma bela criatura e diz: "Contar meus erros a um outro homem? Nem pensar!"

Meu caro(a), aquele homem que estará lá para ouvir seus pecados não passa de um instrumento de Deus. Se você for se sentir mais tranquilo(a), busque uma Igreja que tenha um confessionário, daqueles em que o sacerdote não vai te ver.

E aos católicos, recomendo confissão a cada mês, ou no máximo a cada dois meses.

COMUNGUE DE JOELHOS E NA BOCA 

Oras, se vais à Missa após uma boa confissão, que tal comungar de joelhos e diretamente na boca?

Quando vamos comungar não entramos na fila para pegar um pedaço de pão ... isso é na padaria. Missa é outra coisa. Na verdade vamos receber o Cristo vivo, DEUS. Que tal tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual? Os amigos a gente pega na mão e cumprimenta, DEUS nós recebemos diretamente na boca.

Esta atitude nos leva a verdadeiramente adorar a DEUS, adorar o Senhor Jesus, o Cristo. A partir do momento que passarmos a colocar DEUS em seu devido lugar, vamos valorizar cada vez mais a Sagrada Liturgia.

Aos católicos que vão ler este texto: façam um esforço, tentem de verdade. A partir do momento que a comunhão for mais valorizada, ela se tornará um momento muito esperado e mais especial ... não será apenas mais um hábito da semana. 

E finalmente ... SORRIA MAIS 

Sabe aquelas coisinhas que tem dentro da sua boca?? Não a língua!! Aquelas coisinha que se usa para morder e que doem muito de vez em quando? Isso mesmo, os dentes ... pois é, algumas vezes eles são usados para sorrir ... muito embora até os banguelas sorriem.

De qualquer forma, sorria mais. Deixe a sua cara carrancuda presa no maleiro do guarda-roupa e seja mais simpático com os outros. Em vez de ficar falando mal dos outros, remoendo mágoas, chutando canelas, sorria ... nem que seja um sorriso cínico rsss

Sorrir faz bem à saúde mental, física e espiritual.

Acho que para este ano já tem algumas coisas aí ... tentem, e quem sabe 2012 não será melhor que 2011?

 

3 comentários:

  1. Nossa, gostei muito =D Sério. É o primeiro texto ensinando a aproveitar melhor a vida que fala da verdadeira vida! (:

    ResponderExcluir
  2. Eu quero poder realizar isso e algo mais...
    E com certeza o plano de emagrecer este ano ainda está de pé. rssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...