terça-feira, 1 de novembro de 2011

Indulgência plenária no dia de finados

- Pode-se aplicar só para as almas do purgatório:
 
No dia 2 de novembro, quando a Igreja comemora o dia de finados, os fiéis católicos que visitarem piedosamente uma igreja ou um oratório podem aplicar indulgência plenária às almas do purgatório.

A indulgência poderá ser conseguida no próprio dia de finados ou, ou com o consentimento do Bispo, no domingo anterior ou posterior, ou na solenidade de Todos os Santos. Esta indulgência está incluída na Constituição apostólica Indulgencia doctrina, na norma número 15.

Para se obter qualquer indulgência plenária são necessárias algumas condições: rezar um Pai Nosso, um credo, uma ave-maria e um Glória pelas intenções do Santo Padre. Além dessas orações pelo Sumo Pontífice, deve ser feita ainda uma confissão sacramental e a comunhão eucarística.

Com uma só confissão sacramental, podem-se ganhar várias indulgências plenárias. Com cada comunhão eucarística e cada oração pelas intenções do Sumo Pontífice pode-se obter uma indulgência plenária.

As três condições podem ser cumpridas alguns dias antes ou depois da execução da obra prescrita: mas convém que a comunhão e a oração pelas intenções do Sumo Pontífice se realizem no mesmo dia em que se cumpre a obra.  O fiel poderá acrescentar em suas orações qualquer outra fórmula, segundo sua piedade e devoção.

Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume XVIII, p.111 à 118 e 129 à 137
Revista Arautos do Evangelho, Nov/2006, n. 59, p. 34 a 37



FONTE: Blog Arautos em Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...