sábado, 22 de outubro de 2011

Coerência X Conveniência

Coerência:  ligação, conexão, de um conjunto de idéias ou de fatos, formando um todo lógico.
Conveniência:  Qualidade do que é conveniente. Interesse, proveito: só vê as próprias conveniências. 

Vivemos em um período em que se pede coerência em muitas coisas, mas em outras se pede a relativização. Ou seja, o que se busca não é a coerência, mas sim a conveniência.

Ocorre que muitos querem que a Igreja Católica mude seus entendimentos para adequar ao mundo do politicamente correto, atendendo o que é mais conveniente a uma parte da sociedade.

A Igreja Católica Apostólica Romana é uma instituição religiosa, e não um clube ou partido político que pode “mudar de idéia” a qualquer momento. A sua doutrina foi elaborada ao longo dos concílios, a partir da Bíblia, e tendo a certeza de que todas as coisas em que ela acredita foram sendo gradualmente reveladas por Deus através dos tempos.

Então fica a pergunta: como pode a Igreja Católica ir contra fundamentos que se encontram na Bíblia???

Vamos a alguns exemplos do que se quer da Igreja:

- consta na Bíblia que um homem não pode deitar com outro homem ... então como podem querer que a Igreja aceite o homossexualismo, se o principal instrumento de fundamentação da mesma é contra???

- em diversos locais na Bíblia há a referência para a vivência da castidade, ou seja, que relações sexuais somente ocorram dentro do casamento e apenas entre o marido e a esposa ... como é que podem querer que a Igreja aceite o sexo livre???

- muito pedem que a Igreja Católica passe a aceitar os métodos contraceptivos (camisinha, anticoncepcionais, etc.), mas como poderia ela concordar com isso se muitos estão usando tais artifícios para manter relações sexuais fora do casamento???

- muitos pedem a mudança de posicionamento por parte da Igreja sobre o aborto, mas como ela poderia fazer isto se desde a concepção já há vida humana???

Os fundamentos da Igreja Católica não são novos e nem mesmo foram se adequando à sociedade durante a história. Se você não concorda, ok, direito seu, mas querer que uma instituição milenar mude seus fundamentos de uma hora para outra é o mesmo que mata-la.


Seria uma decisão absurda, pois iria contra séculos de tradição e doutrina. Seria jogar no lixo os ensinamentos de Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, São João da Cruz, Santa Teresa de Ávila, Papa João Paulo II, entre tantos outros.

Talvez você que pense assim ainda não tenha lido a Constituição Federal de 1988, que diz:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; (...)

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; (...)

Apesar de algumas ditaduras que querem impor na sociedade nos dias atuais, ainda vivemos em um estado democrático de direito, e que a liberdade de crença religiosa é garantida. Veja que ninguém vai obrigar a outro concordar (e participar) com qualquer expressão religiosa, mas ninguém tem o direito de extingui-las tão somente porque elas defendem sua crença.

O que digo é que a Igreja Católica Apostólica Romana é coerente com todos seus fundamentos religiosos quando expõem seu posicionamento, e a alteração de discurso (para se ajustar à comodidade de muitos) seria uma imensa contradição com anos de história e estudos, e com certeza isso não vai ocorrer.

Está na hora de respeitarem o direito constitucional da Igreja Católica expor seus posicionamentos, e até mesmo defendê-los quando necessário. Lembrem-se que a Igreja não se limita a questões sociais (como alguns contrários a ela fazem), mas a sua luta vai especialmente no aspecto espiritual.


Você não precisa concordar com os posicionamentos da Igreja Católica, pois (literalmente) graças a Deus nós temos o livre arbítrio para decidir o fazemos de nossa vida. Se Deus te deu este direito, quem eu sou eu para tirar? Mas não esqueça que os nossos atos geram consequências, inclusive espiritualmente.

6 comentários:

  1. Graças a Deus que temos excelentes amantes da Fé Católica, como você, caro amigo e irmão André!

    Seus textos e os do Pedro Gontijo têm ficado muito próximos em conteúdos... O que vejo com bons olhos; Não sei se pelo fato da advocacia e da gestão pública serem relativamente próximas... ou se pelo fato de ambos serem geniais em conclusões aparentemente tão óbvias, mas que poucos têm o gosto e a arte de transpor para o papel (para a tela).

    Enfim... Que o Senhor assim os conserve!

    ResponderExcluir
  2. Andre, gostei muito do texto.

    Estou repostando, porque o blogspot não gosta muito de mim...rs

    Gostaria de fazer apenas uma ponderação para um detalhezinho. No trecho "A sua doutrina foi elaborada ao longo dos concílios, a partir da Bíblia", seria bom acrescentar a tradição e o magistério (formando a tríade Sagradas Escrituras, Magistério e Tradição).

    Claro que ao longo do texto um católico médio como eu....hehe) entende plenamente o que você quis dizer, pois mais a frente você cita os santos e tal, mas é só uma sugestão. =D

    ResponderExcluir
  3. Vinicius, agradeço as sugestões. Só não coloquei mais informações para mostrar que basta o principal documento (de onde tudo mais veio - Magistério e Tradição).

    E o pelo jeito o blogspot anda de birra com qualquer um que use o Internet Explorer. Usei agora o Firefox e foi tranquilo.

    ResponderExcluir
  4. Só para registrar que concordo , pois é algo que conversamos a muitos anos (rsssss);
    Não sou obrigada a concordar com "o outro", mas devo respeitá-lo: o que infelizmente não tem ocorrido quando dizemos que é uma posição adotada em virtude de nossa religião.
    Espero que por testemunho as pessoas comecem a ver e entender os nossos posicionamentos que são fruto da sabedoria da igreja a qual pertencemos.

    ResponderExcluir
  5. Então, desculpe a insistência (não sou teólogo, o Cleiton poderia falar com muito mais propriedade), mas se digo algo é sempre par o crescimento mútuo(espero).

    O MAGISTÉRIO e a TRADIÇÃO não vieram da Sagrada Escritura (em termos). A Sagrada Escritura enquanto livro físico sequer existia nos primeiros séculos. Cada um destes pilares só tem uma origem comum: Cristo (em termos também).

    Foram justamente a tradição e o magistério que puderam compilar os textos canônicos. Por isso que lembrei no comentário acima que o melhor seria dizer "A sua doutrina foi elaborada ao longo dos concílios, a partir da Bíblia, da Tradição e do Magistério".

    Mas como eu disse, não é nada que comprometa o entendimento ou que seja uma contradição mortal com os ensinamentos católicos. Eu posso até estar errado, por certo, mas é para isso que existem os comentários dos blogs, para dialogarmos. =D


    Além do mais, um blog sem comentários é muito triste....assim vou movimentar bem a área...haha!

    ResponderExcluir
  6. Você praticamente resumiu todo o meu blog aqui! Tá querendo me deixar sem trabalho? hehehehehe

    Muito bom! Acrescentaria outra coisa também, que costumo comentar no Contos do Átrio: se não existe limitação temática para a liberdade de expressão -- do tipo: você tem liberdade para comentar sobre o que quiser, menos sobre biscoitos -- não faz o menor sentido limitar essa liberdade a alguma opinião porque ela veio de uma crença, muito menos com a desculpa de "não impor sua crença sobre os outros". Ora, não conheço qualquer posição política que não seja, fundamentalmente, uma crença ou filosofia, e me disponho a procurar uma evidência empírica em contrário. Sendo assim, qualquer um defendendo qualquer opinião política sobre as outras estaria literalmente impondo sua crença (religiosa ou não) ao resto da sociedade.

    Uma coisa é querer que a doutrina seja lei; outra é vetar alguém de defender valores universais (ou pelo menos que ultrapassem barreiras de fé) porque eles derivaram de uma doutrina.

    Vamos amadurecendo nossos textos e levando adiante!

    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...