quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Família grande é uma loucura?


Como muitos sabem sou casado há 13 anos e tenho 4 filhos, e por este "detalhe" já ouvi/vi as mais variadas reações, como por exemplo "que lindo", ou então "tu é maluco???". Ou seja, se fosse se basear nos comentários eu ficaria mais perdido que surdo em bingo de paróquia.  Eu e a Djane (para quem não sabe é a minha maravilhosa esposa) já tinhamos a idéia de ter muitos filhos (a idéia original eram 5), e já imaginávamos que muitos iriam reagir de forma contrária ... mas não esperávamos tanto assim.

Quando soubemos da gravidez da Laura (3a na linha sucessória) noticiamos a algumas pessoas que nos criticaram até de forma muito pesada (isso para não dizer desnecessária), e o que estas pessoas não sabem é que isso foi muito ruim para nós. Posso dizer que pelo menos até o meio da gestação foi muito difícil. Olha, não foi nada legal ouvir coisas como "agora que já fez a besteira, te vira para criar", ou então "eu achava que você era inteligente, mas mostra que é burro". Doces e gentis palavras encorajadoras!!!

Quando veio a gravidez da Bruna (a caçula) tivemos a audácia de pedir para as pessoas não criticarem. Podiam não concordar, mas não joguem pedra. De certa forma funcionou, pois quase nada ouvimos (mas os rostos diziam muito).

Há pouco tempo atrás uma amiga que admiro muito (Maria Thereza Tosta Camillo) me chamou em um bate-papo no Facebook e me perguntou como era ter tantos filhos, pois ela estava grávida do 3o e já começaram a ter reações ruins para o lado dela. Como já havia passado por isso, disse que entendia bem a situação e que ela deveria ter força, e que chutasse a canela desse povo se fosse necessário.

Hoje nasceu a 5a filha de outro amigo (Eliezer), e fico imaginando que tipos de reações ele e a esposa não devem ter ouvido.

Para os que não concordam com as famílias grandes, deixa eu dizer uma coisa para vocês: loucura é dizer que não quer filhos porque atrapalhariam a sua vida. Essa idéia egoísta cobra seu preço um dia, pois todo homem e toda mulher sente o vazio da ausência de filhos.

Ter muitos filhos é dom grande dom, uma imensa alegria, e sim, tem dia que dá dor de cabeça. MAS VALE A PENA!!! Eles nos incentivam a querer ser cada melhores, nos preenchem com sua alegria.

E mais: muitos filhos se ajudam, fazem companhia uns aos outros, e se forem bem criados não serão iguais àquelas crianças que se acham as donas do mundo (sabem aquelas que te dá vontade de dar um cascudo???).

Diz a sabedoria popular que um homem só tem uma vida completa quando planta uma árvore, escreve um livro e tem um filho. Gostaria de saber quando foi que isso deixou de valer?

Então peço a quem ler este texto, em vez de criticarem quem tem muitos filhos, se não for para falar algo de bom ... fiquem quietos. Não peço que concordem com a decisão dos outros (como a minha), mas uma falecido tio meu dizia que muito ajuda quem pouco atrapalha.

E por favor, criem seus filhos com sabedoria.

6 comentários:

  1. Oi André! Tenho o Theo de 3 anos e mês que vem terei a Lara, vou parar por aqui, apesar de já ter querido ter 5 também uma época da minha vida. Imagina, quando engravidei dela já ouvi "dois?? Corajosa, hein?", como se dois filhos fosse coisa de outro mundo. Quando soube que era menina o povo acalmou, "ah bom, um casal, que legal". Tipo "aí pode, a gente não reclama". Quer saber? Realmente acho vocês corajosos, mas admiro essa convicção que vc sempre teve de defender sua grande família. E quem tem 4, acredito que se estresse muito menos do que quem tem só um, pois eles fazem uma "mini-comunidade" e se viram entre si. Saúde pra todos, abraço! Uli

    ResponderExcluir
  2. É isso aí André!
    Não acho q seja coragem ter muitos filhos, mas é acolher com sinceridade a verdade do Evangelho, não é?
    Comentário maldosos eu tbém já ouvi - os piores vieram da parte de pessoas da Igreja, q inclusive sugeriram para q "fechássemos a fábrica"!
    Mas como vc escreveu, é mto, mas mto. bom msm ter uma família cheia e, vc deve saber, cada conquista obtida é uma vitória de uma luta travada!
    Parabéns!
    Lutemos pelas famílias big size!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana, vou compartilhar!

    Essas críticas são parecidas com quem fala mal de casamento -- normalmente solteirões convictos. Se você quer conselhos para seu casamento, não vai pedir a alguém que acha que casamento não presta, ou seria burrice. Da mesma forma, só critica os filhos dos outros quem não tem filhos, não os quer ou é incapaz de acolhê-los sem antes pensar no próprio umbigo. Estou pra encontrar alguém que teve o terceiro ou quarto filho mas diz que é tão ruim que preferia que ele não tivesse nascido.

    Continue escrevendo! Abraços

    @pgmenezes

    ResponderExcluir
  4. André, amei seu post!

    Eu sou a mais velha de sete irmãos: 5 meninas e dois meninos.
    Eu tenho 30 e o mais novo tem 3 anos.
    Meus país escutaram muito de muita gente, dizendo q era uma loucura e tal... inclusive o medico falou para minha mãe abortar quanto ela estava gravida da quinta (ela tinha mais de 40), minha mãe sofreu muito e desde desse dia eu quem ia no medico com ela para brigar!
    Mas assim, a vida de família grande não fácil, claro!
    O que tenho notado bastante disso tudo é que desde de criança aprendemos a partilhar, a saber cuidar um do outro, aprender a escutar "sim" e especialmente "não" também.
    Saber escolher, negociar, amadurecer e um monte de coisa....

    E por eu ser a mais velha, também ajudo (assim como meus outros irmãos) e meus pais podem sair só e descansar também.

    Não tenho nada contra quem tem um filho, assim como eu não tenho nada contra quem tenha 10.
    O que vale é a sabedoria ao criar nossos filhos. É fácil falar isso, mas quando você os tem a força em acertar é tão grande, que quando amamos conseguimos, mesmo deixando a criança chorar quando falamos um "não".

    Amei a frase: "Essa idéia egoísta cobra seu preço um dia, pois todo homem e toda mulher sente o vazio da ausência de filhos."

    Deus abençoe tua família!

    Abraços!

    Juliana

    ResponderExcluir
  5. Ah, esse é meu desejo também! Que Deus abençõe cada vez mais a sua família!

    ResponderExcluir
  6. Pois é André, como o Robert, acima, estou sofrendo pressões para "fechar a fábrica"... é incrível como as pessoas adoram dar pitaco... mas pagar minhas contas ninguém quer, né? KKKKKKKKK Estou muito feliz com a chegada da bebê, espero que meus filhos sejam muito unidos !!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...