quarta-feira, 20 de abril de 2016

AlôBrandalise #10 - Evolucionismo e Criacionismo, tudo junto e misturado



Eu, Márcio Campos e Reinaldo José Lopes conversamos sobre as teorias do evolucionismo e criacionismo, como são expostas em forma de contraposição e se podem coexistir.

Não deixe de ouvir e divulgar, e participe comentando aqui no blog ou enviando email com suas críticas, elogios e sugestões para andrebrandalise@yahoo.com.br






FEED: http://feeds.feedburner.com/AloBrandalise

COMENTADOS NA SEÇÃO DE EMAILS:

NÃO DEIXE DE CONFERIR:
Reinaldo José Lopes
Márcio Campos
Vídeo do Reinaldo José Lopes comentado no episódio


Para entender melhor a mídia Podcast, segue um vídeo curto e simples para aprender a gostar:



9 comentários:

  1. Misticismo -> Darwnismo cientificista e ateísta -> Ideologias totalitárias (comunismo e nazismo) -> Vários evolucionismos mutantes e lights

    ResponderExcluir
  2. Thiago, confesso que não entendi bem seu comentário. Poderia explicar melhor?

    ResponderExcluir
  3. Vou explicar brevemente. Adicionar outras considerações, mas não debater.

    1) A hipótese cientificista da Evolução tem origem em meios e ideias místicos. Vocês citaram isso, mas não aprofundaram (acho que nem entendem) as consequências lógicas disso.

    2) O Darwnismo influenciou diretamente (e não indiretamente) o Marxismo e o Nazismo, as ideologias mais sanguinárias que já tivemos. Todo ideal de purificação da raça, do eugenismo, do progressismo ou positivismo (tudo tende para um ideal perfeito da humanidade), do homem perfeito "evoluído" pelas próprias forças humanas encontra espaldo no Darwnismo. Aliás, Darwin já era eugenista. Não vou deixar referências, mas basta procurar. Tudo isso foi ignorado na entrevista.

    3) O evolucionismo é a ideologia cientificista que mais evoluiu que existe, já mudou tanto de cara para se adaptar às novas descobertas, muitas delas que contradizem as teorias anteriores, que Darwin já não reconheceria. Há vários blogs na internet que traduzem artigos nesse sentido.

    4) Vocês parecem acreditar mais na ideologia evolucionista do que na Igreja Católica. A todo momento procuraram um "brecha" (palavra usada pelo entrevistado) para que a poligenia fosse aceita. Criando teorias mirabolantes para "conciliar" uma coisa com a outra. Quando tal ideia já foi condenada e não tem nenhuma base bíblica. Deus criou homem e mulher. A Santa Sé subscreveu. Isso faz parte da doutrina, portanto é de fé católica. É isso e fim. Pio XII decreta sobre o poligenismo: "não gozam da mesma liberdade", "não podem abraçar essa teoria" e ainda "há alguns que também nas históricas ultrapassam audazmente os limites e cautelas estabelecidos pela Igreja. De modo particular, é deplorável a maneira extraordinariamente livre de interpretar os livros históricos do Antigo Testamento." É exatamente isso que vocês buscaram fazer. Deus e sua Igreja querem adesão à verdade e não busca de brechas.

    5) O evolucionismo não é de modo algum uma ideia endossada por todos cientistas. Há vários biólogos, antropólogos, físicos, e etc. que não aceitam e fazem livros e artigos contestando essa hipótese com argumentos, evidências e fatos muito contundentes. Vocês apenas citaram o "criacionismo", sendo que o movimento contra o evolucionismo é bem mais amplo que isso. Chamam o Design Inteligente de falácia filosófica e fica por isso mesmo. Ou seja, vocês fizeram um espantalho, uma caricatura sobre seus "oponentes".

    6) Não sei se é forçação de barra ou desonestidade pegar pais da Igreja e teólogos como Santo Tomás e dizer que havia defesa de evolução das espécies ali. O que eles defendem é de uma natureza completamente diferente do que hoje se entende por evolução das espécies. Ou seja, de que um macaco se torna um ser humano no longo prazo. Uma coisa é o universo ser dinâmico e mutável, outra coisa é um peixe começar a andar.

    6) Por fim, cada um é livre para acreditar na hipótese da evolução, assim como é livre para acreditar no papel noel. Acho uma hipótese interessante e válida para a discussão. Mas permanece o que é, uma hipótese, ainda cheia de buracos, contradições e problemas.

    Poderia falar mais coisas. Mas já tá bom. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, Thiago. Cada um é livre para acreditar no que quiser, até mesmo na existência de um deus.

      Ah, você esqueceu de citar o Cristianismo quando comentou sobre as ideologias mais sanguinárias que já tivemos.

      Abraço!

      Excluir
  4. Thiago, agora entendi sua colocação inicial.

    Ao mesmo tempo, foi colocado (em especial pelo Márcio inclusive citando textualmente o Papa Pio XII)) de que não há o acolhimento do poligenismo. Ainda, o fato de filosofias terem usado a teoria de forma errada não a desqualifica, a tanto que muitos hoje usam o cristianismo de formas erradas.

    Sobre a posição da Igreja Católica, deixo aqui alguns links que apontam sobre isso:

    http://www.montfort.org.br/old/index.php?secao=cartas&subsecao=ciencia&artigo=20040812215250&lang=bra

    http://www.paraclitus.com.br/2012/cartas-do-leitor/a-teoria-evolucionista-convem-com-a-fe-crista/

    http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,a-igreja-catolica-nunca-condenou-darwin-ou-seus-escritos,339769

    Agradeço o comentário, ajuda a enriquecer o debate de um assunto tão polêmico para muitos.

    ResponderExcluir
  5. André, você possui os áudios originais, me corrija se eu estiver errado. Por volta de 57 minutos e 40 segundo o Reinaldo José Lopes diz com relação aos ateus "são todos idiotas". Eu ouvi mesmo isso?

    ResponderExcluir
  6. Ele realmente faz este comentário como crítica aos ateus que dizem que Deus usando como fundamento a serpente que fala como consta no livro do Gênesis. Ou seja, a referência para quem usa este argumento tão limitado.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo, fale mais sobre a parte de ser uma das ideologias mais sanguinárias

    ResponderExcluir
  8. Sim claro, o argumento "São todos idiotas" é muito superior.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...