terça-feira, 25 de março de 2014

A Igreja Católica e sua diversidade


Um rapaz me contou que ele praticamente não conhece nenhuma outra espiritualidade dentro da Igreja Católica, que não fosse a Renovação Carismática Católica, e isso me lembrou algo que penso: muitas pessoas tem à sua disposição uma riqueza tão grande, mas se "limitam a tão pouco".

Não é incomum vermos pessoas que participam deste ou daquele movimento que passam todo o tempo apenas bebendo e se alimentando desta expressão dentro da Igreja Católica, que tem diversas identidades geradas e conduzidas pelo Espírito Santo. São pessoas que ficam escondidas dentro de suas casas de formação/evangelização e muitas vezes não vão nem mesmo conversar com outros movimentos ou ordens religiosas.

Sei que terá gente que vai dizer "mas a minha vocação/movimento tem tanta riqueza que preciso me aprofundar e assim não consigo conviver com outras", ou ainda, "não tenho tempo". Perdão, mas isso é desculpa. De forma geral é falta de interesse mesmo, e preferem ficar olhando para seu umbigo. Sabe aquela história de as pessoas não conhecem mais seus vizinhos? Pois é, ocorre o mesmo neste caso.

Como vão conhecer sobre a Ordem de São Jerônimo se não saírem de seu casulo? Como poderão saber algo sobre a clausura monástica se não saírem do conforto de sua segurança e se aventurarem a visitar um mosteiro? Como conhecerão sobre a Ordem dos Cartuxos e a história de São Bruno, sem ao menos tentarem? Como poderão conhecer as riquezas de movimentos como Opus Dei, Focolares, Comunidade Católica Shalom, Regnum Christi, sem irem até eles e ouvir a história de cada um? 

Ao leitor deste texto é importante dizer: a Igreja Católica não é apenas o seu movimento/vocação, ela é muito mais que isso. Você pode amar o lugar em que Deus te colocou, e com certeza deve lhe preencher com muita alegria, mas GRAÇAS A DEUS existem outras lindas flores neste imenso jardim, e algumas você não deve ter sentido nem mesmo uma amostra de seu perfume.

Para ter esta coragem e buscar SER mais Igreja, que tal iniciar com algo mais simples: dentro da sua diocese mesmo, convide irmãos de outros movimentos (não daqueles que você tem o costume de encontrar) para rezarem juntos? Ou mesmo marcar para tomarem um café, uma pizza, e ao mesmo tempo conhecerem uns aos outros. Não é para mudar de movimento ou vocação, mas para conhecer o outro.

Tive a graça de conhecer pessoas de diversos movimentos e ordens religiosas, tanto pessoalmente como via internet, e assim compreender melhor cada um. Com alguns me identifico muito, como é o caso do Regnum Christi, já outros não "deu liga", mas dentro dos planos de Deus eles são todos importantes para a Igreja e para o mundo.

Toda expressão dentro da Igreja Católica é mais uma prova do amor de Deus por nós, pois cada uma é criada para que Ele possa atender ao anseio de cada um. É mais um presente de amor do Amado por aqueles que são o objeto de seu amor, nós. Se não fosse assim, seria tudo igual, sem diversidade.

Ao rapaz lá de cima eu falei que é muito importante ver o que mais a Igreja tem, e que quem fica limitado acaba perdendo muita riqueza. Eu realmente penso isso. 
_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, A Igreja Católica e sua diversidade, publicado em 25/03/14 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2014/03/a-igreja-catolica-e-sua-diversidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...