quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TOLKIEN WEEK - Sentido da vida



Dentro do especial TOLKIEN WEEK, vou trazer trechos de uma belíssima carta escrita do J.R.R. Tolkien escrita e enviada para Camilla Unwin, em que trata sobre "qual o propósito da vida". Vale a pena a leitura até o final.

Esta carta é a de nº 310 do livro As Cartas de J.R.R. Tolkien, foi publicado no Brasil pela Editora Arte & Letra, traduzido por Gabriel O. Brum (da Equipe Valinor) e pode ser adquirido neste LINK.


310. Para Camilla Unwin 20 de maio de 1969
[Foi pedido à filha de Rayner Unwin, Camilla, como parte de um "trabalho" escolar, que escrevesse e perguntasse: "Qual é o propósito da vida?"]

(...) Se você não acredita em um Deus pessoal, a pergunta: "Qual é o propósito da vida?" é impossível de ser feita e respondida. A quem ou a que você dirigiria a pergunta? Mas visto que em um canto estranho (ou cantos estranhos) do Universo as coisas se desenvolveram com mentes que fazem perguntas e tenham respondê-las, você poderia mencionar um dessas coisas peculiares. Como uma delas, eu ousaria dizer (falando com arrogância absurda em nome do Universo: "Sou como sou. Não há nada que você possas fazer a respeito. Você pode continuar tentando descobrir o que sou, mas jamais terá sucesso. E por que você quer saber, eu não sei. Talvez o desejo de saber pelo mero conhecimento em si esteja relacionado com as preces que alguns de vocês dirigem ao que vocês chama de Deus. Na melhor das hipóteses, essas preces parecem simplesmente louvá-Lo por Ele ser como é, e por fazer o que Ele fez, tal como Ele fez".

Aqueles que acreditam em um Deus, em um Criador pessoal, não acham que o Universo em si é digno de adoração, embora o estudo devotado dele possa ser um dos modos de honrá-Lo. E enquanto estivermos, como criaturas vivas que somos (em parte), dentro dele e formos parte dele, nossas ideias de Deus e as maneiras de expressá-las serão em grande parte derivadas da contemplação do mundo ao nosso redor. (Embora também haja revelações dirigidas tanto a todos os homens como a pessoas em particular.)

Assim, pode-se dizer que o principal propósito da vida, para qualquer um de nós, é aumentar, de acordo com nossa capacidade, nosso conhecimento de Deus por todos os meios que tivermos, e ficarmos comovidos por tal conhecimento para louvar e agradecer. Para fazer como dizemos no Gloria in Excelsis: Laudamus te, benedicamus te, adoramus te, glorificamus te, gratias agimus tibi propter magnam gloriam tuam. Louvamo-te, santificamo-te, adoramo-te, glorificamo-te, agradecemo-te pela grandeza de teu esplendor. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...