domingo, 16 de setembro de 2012

A TOLKIEN WEEK vai começar


No dia 22/09 se relembra e comemora o Hobbit Day (ou Dia do Hobbit), pois é a data de nascimento de Bilbo e Frodo Bolseiro, personagens dos livros O Hobbit e O Senhor dos Anéis, histórias magníficas criadas pelo gênio J.R.R. Tolkien. A American Tolkien Society criou a Semana Tolkien e a definiu assim: "A Semana Tolkien é a semana do calendário contendo 22 de setembro, que é sempre observado como Dia do Hobbit."

Pois bem, eu resolvi criar uma TOLKIEN WEEK em homenagem a este autor, mas não pretendo aqui falar das obras  (porque tem gente muito melhor qualificada que eu que faz isso, como pode ser visto no site VALINOR - que é muito bom), mas sim apresentar trechos ou até mesmo o documento inteiro em que o autor escreveu sobre aspectos religiosos e morais - vejo alguns dizendo "Tolkien era um autor católico/cristão, por isso eu gosto dele", mas efetivamente não conhecem NADA do que este homem escreveu sobre religião.

Os textos (ou apenas trechos) serão tirados do livro As Cartas de J.R.R. Tolkien (The Letters of J.R.R. Tolkien), organizado por Humphrey Carpenter (biógrafo do autor) e por Christopher Tolkien (seu filho mais novo), reúne uma porção significativa da imensa correspondência entre Tolkien e seus familiares, amigos, editores e simples fãs (os quais, surpreendentemente, parecem ter recebido grande atenção por parte do Professor, principalmente nos anos que se seguiram à publicação de O Senhor dos Anéis).

O livro é fascinante em muitos aspectos: consegue revelar as opiniões pessoais de Tolkien sobre cultura, literatura, política, religião e vida familiar, ao mesmo tempo em que lança luz sobre aspectos de sua intrincada e sempre dinâmica mitologia. Ao mesmo tempo, Tolkien se revela um grande frasista, observador agudo das mazelas do século XX, crítico mordaz e irônico, mas que nunca perdia de vista o amor e a compaixão pelos seres humanos.

Algumas passagens são antológicas: os conselhos dados ao filho Michael sobre o amor entre homem e mulher, as cartas emocionadas a Christopher quando este servia a Força Aérea na África do Sul durante a Segunda Guerra Mundial, cartões postais em runas e caracteres fëanorianos para admiradores, observações iradas a respeito de um roteiro cinematográfico completamente distorcido para O Senhor dos Anéis, e até desenhos da coroa do Reino de Gondor.

O livro foi publicado no Brasil pela Editora Arte & Letra, traduzido por Gabriel O. Brum (da Equipe Valinor) e pode ser adquirido neste LINK.

Acompanhem que valerá a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...