quinta-feira, 3 de maio de 2012

Você sabia?


Ordens mendicantes são ordens religiosas formadas por frades ou freiras, que vivem em conventos. Eles centram a sua ação ou apostolado na oração, na pregação, na evangelização, no serviço aos pobres e nas demais obras de caridade. O seu apostolado mais ativo no mundo secular implica que eles não vivessem tão enclausurados como os monges, mas mesmo assim eles vivem em comunidades austeras e relativamente fechadas.

Surgiram no século XIII, numa época em que aumentavam as concentrações urbanas. Este estilo de vida respondia às necessidades de evangelização das cidades, por isso receberam forte apoio dos papas.

A sua principal característica reside no fato da sua sobrevivência depender das esmolas e dádivas dos outros. Isto porque eles renunciaram a posse de quaisquer bens, compromentendo-se em viver radicalmente na pobreza e na humildade. Estas esmolas são obtidas principalmente através da pregação e de outras obras referentes ao seu apostolado.

Os exemplos mais notáveis de mendicantes foram São Francisco de Assis e São Domingos de Gusmão, ambos fundadores de duas ordens mendicantes também muito notáveis: os franciscanos e os dominicanos. Os agostinianos e os carmelitas são também duas ordens mendicantes muito importantes no seio da Igreja Católica.

Fonte: Wikipedia 

OBS: sempre acreditei na mão de Deus guiando a história da Igreja, ainda que homens cometessem seus erros. Em um momento em que a vários dentro da Igreja e no mundo pensavam no acúmulo de riquezas, Deus faz surgir um "novo movimento" que apresenta um modelo de vida fundamentado na radicalidade evangélica da probreza.

Parece que os avanços do mundo querem sufocar este chamado de Deus, mas acredito que ainda seja possível viver desta forma. Claro que isso não é para todos, mas aos que se sentem chamados ... que tal buscar descobrir se esta vida não é para você?

Um comentário:

  1. Caro André!
    E nos dias atuais, diante da investida demoníaca, com fins de extirpar o espírito cristão no mundo e guiar nossas consciências (ou embotá-las), através de ativismos imorais patrocinados por corporações e instituições globais, o que Deus nos faz? Dá-nos a primavera das comunidades e dos movimentos eclesiais, Shalom, Opus Dei, Canção Nova, Regnum Christi, RCC etc. Desse modo, os leigos, assumindo o amor de Deus e seus compromissos batismais com afinco, fazem combate à tamanha maldade.
    Abraços,
    Christovan

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...