quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Flamengo ... algumas reflexões de torcedor


O FLAMENGO tem em sua história fatos muito ruins, e outros que faz com que qualquer torcedor se encha de orgulho. Mas se querem saber sobre a história deste clube, recomendo a prazeirosa leitura do livro do Ruy Castro, "O Vermelho e o Negro" (mais detalhes AQUI). A ideia deste post não é passar a visão de um torcedor cego e apaixonado, mas sim colocar algumas coisas que me incomodam no MAIOR E MELHOR TIME DO BRASIL (se não concordam ... podem chorar), e outras que não.

Nos últimos anos o rubro-negro da Gávea deu pelo menos dois exemplos importantíssimos para diversos clubes do Brasil: teve o impeachment de um presidente e a eleição de uma mulher para a presidência. Convenhamos que não são coisas que se espere de um clube de futebol.

O caso do Sr. Edmundo Santos Silva deveria servir de exemplo mesmo. Não obstante tenha sido o presidente do tri-campeonato estadual de 1999/2000/2001 em cima do Vasco (freguês é freguês), ter trazido Leila e Virna para o time feminino de vôlei, Oscar "Mão Santa" Schmidt para o basquete e Fernando "Xuxa" Scherer para a natação, sofreu diversas acusações de desvio de valores ... se cada dirigente que sofresse uma acusação dessa fosse afastado do cargo, teria clube sem comando por aí. Mas o FLAMENGO tomou uma decisão inédita e corajosa, e votou pelo impeachment do seu presidente.

A eleição da Sra. Patrícia Amorim tem dois elementos importantes a serem destacados: a escolha de uma mulher para a presidência do clube (a quebra de uma barreira machista no futebol), e o fato que foi atleta (natação) do clube, pelo qual foi campeã diversas vezes. Isso representa a valorização de alguém criado no clube, com identificação e amor ao FLAMENGO.

Além destes feitos importantes para o futebol brasileiro (afirmação sem clubismo nenhum), o clube conseguiu algo que era totalmente inesperado: fazer com o Adriano jogasse bola e fosse campeão brasileiro, em um momento da vida dele em que ninguém mais acreditava em sua recuperação. Aliás, teve o "imperador" jogando muita bola, mas a ajuda do jovem Petkovic jogando um futebol fantástico (e também totalmente inesperado) foi importantíssima.

Sei que o título do campeonato brasileiro também foi fruto de diversos vacilos de alguns clubes (Palmeiras, Atlético-MG, São Paulo, ...), mas pela campanha do FLAMENGO e seus 2 grandes astros do momento, podemos dizer que foi merecido.

MMMAAASSS ... o clube acumulou diversos micos (em alguns casos se chega a um KING KONG) nos últimos anos. Vou citar alguns, e tenho certeza que muitos que vão ler este texto vão lembrar de diversas outras coisas (e se lembrarem , por favor, citem nos comentários ... assim como boas coisas, é claro).

Vamos lá ... o FLAMENGO tentou (ou criou um discurso de) profissionalizar o futebol do clube, e para isso contratou em 2004 o grande Leovegildo Lins da Gama Júnior, o popularmente conhecido Júnior. Adivinhem o que aconteceu???? Pela política do clube conseguiram queimar um ídolo da torcida e da história do clube. Tinha muita gente metendo o bedelho no trabalho do "Capacete", o que tornou praticamente impossível fazer algo que prestasse. Em virtude disso ele deixou claro que não voltaria a trabalhar em cargo de direção do clube ... a não ser que o presidente fosse o Zico.

O que fizeram foi um absurdo, e infelizmente não é um problema apenas do rubro-negro da Gávea. Quando existem problemas com a torcida, no Brasil acham que chamando algum nome que agrade os revoltosos tudo se resolverá. Mas a situação é que estes ídolos chegam com vontade de trabalhar, de ajudar o clube, e acabam sendo fritados por interesses diversos.

E não é que fizeram isso de novo em 2010??? E sabem o pior? DUAS VEZES!!!!

O FLAMENGO foi Campeão Brasileiro em 2009, com bela campanha de Adriano e Petkovic, e um dos principais fatores para esta conquista foi o comando do sempre interino técnico Andrade.

Este senhor tem apenas uma mancha em seu currículo: foi campeão brasileiro pelo Vasco. Fora isso, além de ter sido um grande jogador em sua posição, sempre foi considerado um homem de muito caráter e paciência. Sempre ficou como coadjuvante no clube, tapando buracos de técnicos que foram demitidos.

Pois bem, quando assumiu o FLAMENGO após a queda do técnico Cuca (o chorão), comandou o clube em 51 jogos, com 32 vitórias, 10 empates e 9 derrotas, E O TÍTULO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2009!!!! Quem é que manda um técnico embora nessas condições???

Mas a saga de 2010 não acabou ... pouco tempo depois do afastamento do Andrade, acontece aquilo que tantos torcedores queriam: Arthur Antunes Coimbra, o Zico, ingressa na direção do FLAMENGO. Durante anos a torcida pedia por isso, e o Galinho sempre era questionado sobre esta possibilidade.

Parecia que a Sra. Patrícia Amorim tinha finalmente acertado, pois conseguiu algo que nenhum outro presidente do clube tinha conseguido. Mas as mesmas mãos que bateram palmas na apresentação oficial de Zico como diretor-executivo de futebol, foram aquelas que permaneceram inertes na hora de defender aquele que é considerado o maior jogador da história do FLAMENGO.

O futebol é movido por interesses de muitas pessoas, e quando alguém começa a tirar privilégios de gente aproveitadora, a colocar a casa em ordem, esta pessoa logo será "fritada". Pois foi isso que aconteceu com o Zico. Não digo que ele estivesse acima de qualquer suspeita, mas com certeza é alguém que tem muito mais crédito que gente que nada de bom fez ao clube até hoje. A omissão da Sra. Patrícia Amorim foi claramente uma forma de se manter no cargo.

2010 foi um péssimo ano para o FLAMENGO. E nem vou falar do caso Bruno, pois apesar de ser um jogador do clube, seus atos não tem nenhuma relação com o clube. Mas depois de terem queimado Andrade e Zico, precisa de mais alguma coisa???

A verdade é que o FLAMENGO teve uma fase maravilhosa na década de 80, com um time fantástico. Depois disso, apenas meros lampejos de futebol.

Quem é flamenguista vê a charge ao lado e sabe o nome de cada jogador, e não apenas porque foram os heróis do ano de 1981 (em que conquistaram o Campeonato Carioca, a Libertadores e o Mundial), mas também porque todos jogavam muita bola e pela postura profissional que tinham. Foram atletas que fizeram um bela história no clube.

Eu nem devia fazer isso, mas para quem não sabe, seguem os nomes (da esquerda para a direita): em pé - Leandro, Raul, Andrade, Mozer, Marinho e Júnior; agachados - Lico, Adílio, Nunes, Zico e Tita.

Depois deles, depois da década de 80, o FLAMENGO viveu de alguns poucos títulos de maior expressão (Campeonatos Brasileiros de 1992 e 2009, Copa Ouro Sul-Americana de 1996, Copa Mercosul de 1999, Copa dos Campeões em 2001, Copa do Brasil em 1990 e 2006) e 10 campeonatos estaduais. É muito pouco para um clube do tamanho do FLAMENGO.

A partir de 1990 tiveram vários micos, várias promessas, várias brigas contra o rebaixamento. Tudo isso fruto de administrações ruins e catastróficas. Sei que isso não é exclusividade do FLAMENGO, mas aqui falo apenas dele ( e aproveito para provocar os torcedores dos demais times a fazerem uma análise fria dos últimos 22 anos de seus clubes). E mal o ano começou e já tivemos uma imensa palhaçada envolvendo a presidente, o então técnico, e o jogador mais caro do clube (que manda mais que todos juntos).

É inadmissível que um clube da potência do FLAMENGO fique sendo administrado por gente incompetente. Um clube com mais de 30 milhões de torcedores não poderia ter a dívida absurda que tem, não pode ficar aparecendo no noticiário por atraso de salário de atletas e empregados do clube, nunca poderia ter a energia elétrica cortada por falta de pagamento.

A dificuldade que o clube enfrenta em conseguir patrocinadores se deve ao seu histórico. Ainda que seja uma imensa vitrine com ótimos resultados (vejam que a Olimpikus vendeu mais de 3 milhões de camisas desde 2009, e isso em um país em que a pirataria é muito forte), em virtude da diretoria amadora (DEMAIS) do FLAMENGO (situação que vem se repetindo eleição após eleição) as empresas evitam correr riscos com o clube.

Os fatos envolvendo o clube falam por si - vejam que para a contratação do Ronaldinho Gaúcho foi feita uma parceria com a Traffic, e agora o clube resolveu rescindir o contrato (e cada lado tem seus motivos para brigar judicialmente). Quem é que vai confiar em um clube que não mantêm sua palavra e seus contratos? Quem vai querer ligar sua imagem a situações como essa, ainda mais nos valores pretendidos pelo clube??? Diga-se de passagem, o FLAMENGO hoje não tem a menor "envergadura moral" para cobrar a quantia que pretende a título de patrocínio master para a sua camisa. Primeiro tem que mostrar que é um clube sério ... aliás, que pode ter uma administração séria.

Dizem que a maior riqueza de um clube é a sua torcida, e por isso mesmo em momento algum pode ter seu nome manchado por situações vexatórias, pois quem se envergonha e sofre são os torcedores. Os membros da direção fazem caras de coitados e dizem que estão de mãos atadas, mas fariam algo de verdade se tivessem realmente o desejo de arrumar a casa, ou saíriam do clube e nunca mais voltariam. O que vemos? Sempre os mesmos nomes, sempre as mesmas promessas. Estão sempre por aí ...

Está na hora de se respeitar a torcida do FLAMENGO, os verdadeiros torcedores. Não aqueles aproveitadores que ficam rodeando diretores e atletas como se fossem moscas de padaria, nunca ajudam e só aparecem nas confusões (muitas vezes a mando de gente interessada). Não aqueles que ficam brigando nos estádios ou defendendo mais a sua torcida organizada do que o próprio clube. Mas sim aqueles torcedores que querem o melhor para o clube, que ficam bravos/tristes coma fase ruim e mesmo assim mantém a esperança de melhora, aqueles que acompanham o clube em qualquer momento.

Todo time tem os dois tipos de torcedores e cada um sabe a dor e a delícia de torcer para o seu clube. Mas a torcida do FLAMENGO é especial. Por que? Porque é a maior torcida do Brasil, é a mais emocionante, é a torcida que faz do clube o MAIS QUERIDO DO BRASIL ... é a torcida do meu clube de coração.

Você até pode discordar, e se eu torcesse para outro time iria discordar mesmo. Mas quem é FLAMENGO de coração, sabe que estou certo. Afinal, FLAMENGO É FLAMENGO.

Trouxe apenas algumas coisas que me incomodam e muito no FLAMENGO. Claro que tem mais, mas se entrar em mais detalhes este texto ficará muito extenso. Enfim, mesmo com tudo isso não largo meu time do coração. Vou continuar torcendo e apoiando, ainda que tenha gente no clube que não mereça.


UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!

3 comentários:

  1. Adorei o post! E você colocou muito bem quanto disse: " É inadmissível que um clube da potência do FLAMENGO fique sendo administrado por gente incompetente."
    Porém, uma vez flamengo, flamengo até morrer!

    ResponderExcluir
  2. Gostei mesmo do post. :)

    E torcedor que deixa de torcer em fase ruim não pode ser chamado de torcedor...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post. Boa análise de uma história de tantas alegrias e tribulações. Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...