terça-feira, 4 de outubro de 2011

Amizade virtual


Interessante ver que as redes sociais criaram uma nova forma de amizade (e às vezes amizades fortes), que se cria com pessoas que muitas vezes nem mesmo se encontram.

Ontem (04/10/11) eu tive a oportunidade de encontrar 3 "amigos virtuais" em Brasília: Pedro Gontijo Menezes, Cleiton Robson e Vinícius Farias da Silva. Os conheci por meio de redes sociais (orkut, twitter e facebook), e por uma coincidência da vida, todos blogueiros (se bem que eu estou começando agora).


Pedro (@pgmenezes) é autor do blog Contos do Átrio, Cleiton (@cleitonrobsonn) é coordenador do blog Reflexões de Espiritualidade Franciscana, e Vinícius (@vinnnie) é autor do blog Sentinela no Escuro. Eu comecei esse negócio que ainda está no início.

Foi uma noite divertida, parecendo que nos conhecessemos já há anos, praticamente amigos de infância.

Esta é uma nova realidade que a tecnologia no oferece: conhecer novas pessoas, mesmo que estas morem em locais distantes, e ainda assim manter fortes relações.

Em alguns casos conhecemos pessoas que passamos a admirar por alguma característica própria, como para mim é o caso do Lucas Radaelli. Um jovem deficiente visual, estudante de Ciência da Computação da UFPR, twitteiro (@lucasradaelli), blogueiro (Just a random blog) e tem um canal no Youtube (pontodevistachannel). O que este piá (menino em "curitibanês") me chama a atenção é que lida com a sua deficiência com o maior bom humor e não fica se martirizando. Em vez de ficar falando dele, acho melhor que ouçam o que ele mesmo disse quando participou do Nerdcast.

Existem tantos outros casos de amizades que passei a ter em virtude do contato virtual (e por não os ter citado aqui, espero que não fiquem de MIMIMI) e isso é muito legal, mas não é incomum vermos situações em que muitos são enganados seja lá porque motivo for.

Temos que tomar cuidado com as amizades e ter a noção de que nem tudo são flores. Atrás de um teclado muitos se fazem de boas pessoas, ou criam uma imagem/personagem, mas na verdade não são o que aparentam. Não é recomendável que ninguem se encontre um amigo virtual logo de cara. É bom que fique um tempo conversando e avaliando que tipo de pessoa é esta, para evitar ser enganado.

Até agora não tive problemas desse tipo (será que tive sorte), conhecendo (acredito) apenas gente boa. E contigo, você caro leitor? Como tem sido?

6 comentários:

  1. Muuuuito legal o post, André.

    Não leva a mal meu jeito caladão. A conversa ontem foi muito divertida. É sempre muito bom poder partilhar a vida com o irmão. Além disso, considero que esta experiência de encontrar pessoas virtuais está sendo muito edificante para mim também.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom, falar de uma "amizade virtual", procuro entender como um desígnio de Deus. Quando falo de "virtual", lembro da palavra "virtude", "virtus", "vir", ou seja, de uma palavra de honra, que tem peso.
    Acredito que a amizade é sempre o reflexo mais concreto daquilo que cada pessoa tem a oferecer como partilha de dons aos irmãos.
    Neste caso específico, me refiro a tão preciosos presentes do Senhor para mim: o dom da amizade já de anos com o Pedro, há um certo tempo, com o Vinícius e há bem pouco, com o André. Todos verdadeiros mimos que NSJC me presenteou para ser um zelador de tão grande graça.

    Que o senhor nos fortaleça a cada dia mais!
    De coração e com muito carinho.

    ResponderExcluir
  3. André, foi mesmo muito bom encontrar vocês ontem! Fantástico!

    Amizades sempre merecem cuidado. As redes sociais facilitam os contatos, mas não as relações, e dão a tentação de levar tudo no ritmo delas: rapidíssimo, aqui e agora. Mas amizades só funcionam com o tempo... =)

    E sim, preciso tirar a poeira do blogue, hehe.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Conheci meu marido através de uma comunidade no orkut.
    Mas eu vejo uma situação, quando há o encontro fora da tela, deixa de ser uma amizade virtual. Ainda hoje algumas pessoas me dizem: Nossa! mas você o conheceu pela internet? não tem medo? é um estranho!
    Tive alguns problemas pessoais e o que me ajudou muito foi entrar nessa comunidade. Sim, tem pessoas de todos os estilos, caráter, culturas, mas encontramos pessoas assim na escola, trabalho, igreja..., a internet é apenas mais um ambiente, só não pode ser o único.
    E, por mais que seja maravilhoso navegar virtualmente, sair da telinha fria é muito melhor!!!

    ResponderExcluir
  5. Para mim as redes sociais servem para reencontrar pessoas que eu já conhecia e muito pouco para travas novas "amizades". Sou muito cautelosa sobre o que posto a meu respeito pois não tenho controle sobre quem terá acesso a essas informações. rssss

    ResponderExcluir
  6. Eu conheci muuuitos amigos através da internet. Todos nerds, viciados em literatura, cinema e vários outros gostos semelhantes aos meus.
    Não conheci minha namorada pela internet, mas foi a internet que nos uniu (estamos juntos há 4 anos e meio e morando a mil km de distância - SP-BSB).

    Nunca abri mão dos amigos que fiz pessoalmente. E 5 deles ainda considero meus irmãos, mesmo morando, hoje, muito longe deles.

    Você mesmo, Edra, é um cara que conheço só pela net, não tenho muita amizade ou intimidade, mas que sempre tive vontade de conhecer!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...