sábado, 17 de setembro de 2011

Os grandes eventos desportivos no Brasil

Nos dias 15 e 16/09/11 participei do evento IV Encontro Nacional sobre Legislação Esportivo-Trabalhista, promovido pelo Tibunal Superior do Trabalho (TST), e muito foi falado sobre os grandes ventos desportivos que teremos no Brasil: Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos 2016.

Já vi muitos reclamando que tais eventos não deveriam vir para o país, pois deveria se usar o dinheiro que será gasto em necessidades mais urgentes, como educação, segurança, saúde, etc.. Ao mesmo tempo, o argumento em defesa de tais eventos vai no sentido de que muitos recursos serão trazidos à economia brasileira, gerando empregos e melhorias em diversos setores na sociedade, além de muito se falar em "legado".

Entendo que os dois pontos tem suas razões e suas falhas.

É uma verdade que o país necessita (E MUITO) de investimentos, e os valores que serão usados para a construção de estádios (com financiamento público ou não) deveriam ser destinados para melhorias na saúde, ampliação e modernização dos aeroportos, entre tantas obras de insfraestrutura necessárias no país. Além do mais, muito será gasto em poucas cidades, e muito que é necessário em tantas outras não será nem cogitado.

Em virtude dos grandes eventos desportivos, isso ocorrerá (ou seria "deveria ocorrer") pelo menos em grandes centros (o que já é alguma coisa), mas vai ficar com cara de maquiagem para turista. Serão resolvidos (e não atenuados temporariamente) os problemas de segurança? Os problemas de transporte público (muitas vezes caótico) desses locais serão solucionados? Os postos de atendimento de saúde (hospitais e etc.) finalmente receberão dignas condições de funcionamento e isso ficará para depois?

Acredito realmente que estes eventos trarão maior visibilidade ao país, assim como ocorreu com a África do Sul, o que não quer dizer que terá o devido retorno financeiro esperado. Ainda, muito se fala que muitos empregos serão criados em virtude das obras (o que é uma verdade ... afinal, alguém tem colocar os estádios em pé), mas encerrados os eventos e não tendo mais obras, o que ocorrerá com esse povo?

Deixo claro que acho muito interessante a vinda dos eventos para o país, mas após a experiência que tivemos do Panamericano de 2007 do Rio de Janeiro, em que vimos tantas denúncias de superfaturamento de obras, desvios de verba e ausência de "legado", fico realmente na dúvida se será uma boa a vinda da Copa e das Olimpíadas.

Sobre o tal "legado", acredito que muitos no mundo preferem vir ao Brasil do que ir à África do Sul, e com  visibilidade que teremos pelos eventos poderá aumentar o fluxo de turistas para o país após o encerramento dos jogos, e este será o único efetivo "legado".

Não acredito em manutenção das obras após as atividades e muito menos na solução de temas como a segurança. O Brasil já mostrou que consegue amansar as armas dos bandidos durante grandes eventos, como foi o caso do Panamericano de 2007 e a ECO-92. Se consegue isso por negociações com a bandidagem ou por pressão das autoridades policiais, não interessa, o problema é que isso foi temporário. Cadê o legado?!? Acho que roubaram.

Com o devido respeito às belas cidades de Brasília, Cuiabá, Manaus, Recife, Salvador, Fortaleza e Natal, que em momento algum podem ser desqualificadas como centros urbanos e muito menos menosprezada sua população, mas por que gastar TANTO DINHEIRO para construir estádios no padrão FIFA nesses locais se não conseguem manter (ou não tem) times na principal divisão do futebol brasileiro?

O problema está no uso e manutenção desse locais após a Copa. Construir é fácil, mas fazer e deixar o trombolho sem atividade ou cuidado, é mal uso do dinheiro público. Basta ver quantos hospitais e escolas são construídas e depois não conseguem manter as portas abertas por falta de verba pública (tanto para a parte física quanto para a digna remuneração dos que lá trabalham).

Não vi nada de planejamento por parte do governo sobre política esportiva (obrigação do Estado, conforme art. 217 da Constituição Federal) para depois. Será que teremos elefantes brancos ou vai se tentar parcerias com a iniciatia privada para o uso e (principalmente) manutenção dos obras??? A partir daí existirá uma verdadeira política de incentivo à prática esportiva como medida sócio-educativa???

Por favor, não me venham com a lenga-lenga de que, por exemplo, pela Copa/Olimpíada os aeroportos serão modernizados ... ISSO É UMA URGÊNCIA NACIONAL!!! Executar estas obras usando esses eventos deportivos como "desculpa", é muita cara de pau. O mesmo vale para qualquer outra obra que ão tenha ligação direta com as práticas desportivas.

Enfim, espero realmente queimar minha língua (ou nesse caso seriam os dedos?) sobre este assunto, e que o Brasil aproveite esta oportunidade para fazer algo de verdade. Chega de obras que não ficam, chega de dinheiro gasto para cobrir buracos.

E aqui entre nós ... este logo da Copa foi imaginado tendo o Chico Xavier como modelo. Olha só:


Com todo respeito ao Chico Xavier, mas ficou feio demais. E se as coisas não melhorarem na condução das obras (diversas estão muito atrasadas), será a nossa face que estará escondida debaixo da mão amarela ... e de vergonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...