sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Audiência pobre

Interessante como a cada dia jogam na nossa cara várias personalidades que não tem nada a nos acrescentar, mas que vivem da audiência que dão a elas. Isso notamos com:

- aquelas mulheres que, tendo seu corpo comprado em clínicas plásticas E academias (apesar da voz de homem), viram notícia porque colocaram uma foto na internet com um decote gigante, ou aumentaram a prótese dos seios, ou tiraram um foto nua sentada no vaso sanitário, ou usaram um esmalte cor de "burro quando foge", ou porque saíram sem calcinha e "sem querer" mostraram tudo para uma imprensa idiota que segue essas bestialidades, etc.;

- artistas que, não confiando em seu talento (musical, teatral, etc.) para fazer sucesso, fazem questão de chamar atenção falando besteiras, mostrando seus silicones ou músculos (às vezes silicone E músculos), expõem a vida sexual/sentimental, fazem um carnaval a cada relacionamento iniciado, fazem um drama público a cada relacionamento terminado, etc.;

- seres que criam vídeos, textos, músicas ou dão declarações "polêmicas", apenas para que seus nomes estejam sendo comentados e não caiam em esquecimento, ou ainda, fazem isso para que seu trabalho seja visto/ouvido/acessado, o que lhe gera mais dinheiro;

- pessoas que são famosas (ou seriam apenas conhecidas???) porque apenas participaram de algum reality show, sem ao menos ter dito ou feito algo que realmente valha a pena durante o programa e muito menos depois.

Estes acima foram alguns exemplos, e eles só existem porque tem gente que alimenta isso, seja curtindo, compartilhando, acessando, ouvindo, etc. Ninguém é obrigado a ser intelectual (chato ou não), ler livros clássicos, ouvir música clássica e etc., mas o ser humano deveria saber (e conseguir) dar visibilidade a coisas que efetivamente tenham alguma relevância.

Muita gente que vive no noticiário nem deveria estar lá, mas se estão é culpa de quem alimenta este mercado. Por isso, podem reclamar das mulheres-frutas e afins que ficam se expondo para o mundo, de "artistas" como Latino e afins, de humoristas babacas, e etc., mas se eles existem e estão sendo jogados na sua cara todos os dias é porque tem alguém que compra este produto. 

Sim, o material pode ser ruim, mas mostra que a humanidade anda muito fútil. É o sistema da oferta e procura, ou seja, enquanto houver procura por essas coisas, continuará havendo a oferta e é capaz dela aumentar. 

Por isso vemos bons músicos sem visibilidade, enquanto "músicos" sem talento (ou até com algum talento) vivem na primeiras páginas dos tablóides só porque posam quase sem roupa, casam-separam-casam-separam-ajuntam ... . Por isso vemos grandes atores e atrizes sem o devido destaque porque alguma menina sem talento começa a sua carreira colocando uma foto de biquíni (ou de lingerie ou sem nada) na internet. Por isso vemos tanta mulher (repito, algumas com voz de homem) se expondo (nua ou não) como se fossem (ainda que possam não ser) prostitutas vendendo seu corpo ou expondo a carne em uma vitrine de açougue.

Parafraseando um jargão que já vi sobre futebol ("futebol é uma benção") quando se referem a jogadores sem talento mas que ganham dinheiro, "a internet e a imprensa são uma benção" e qualquer um pode fazer "sucesso". Antes falávamos dos 15min de sucesso, hoje deveríamos falar do número de acessos/curtidas/comentários diários que a notícia/pessoa recebeu.

Quem sabe um dia isso termina ... mas confesso que não tenho esperança.
_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, Audiência pobre, publicado em 27/12/13 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2013/12/audiencia-pobre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...