sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Dica de HQ: MAUS

Sei que algumas pessoas acham que histórias em quadrinhos é uma diversão para crianças e adolescentes, mas quem fala isso não conhece grandes obras como esta.

A algum tempo atrás estava ouvindo mais podcast do Matando Robôs Gigantes, e eles indicaram MAUS.

É uma obra de Art Spiegelman que narra a luta de seu pai, um judeu polonês, para sobreviver ao Holocausto, e ao mesmo tempo a história fala do relacionamento complicado do autor com seu pai e de como os efeitos da guerra repercutiram através das gerações de sua família. É um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto.

Nas tiras os judeus são desenhados como ratos, os nazistas ganham feições de gatos, os poloneses não-judeus são porcos e os americanos são cachorros, além dos franceses serem sapos. Sobre isso há um problema (ou polêmica): os poloneses não gostaram de serem retratados como porcos, pois ficou algo meio que preconceituoso, mesmo se não fosse essa a intenção do autor.

Muio interessante ver que a história intercala momentos em que o autor está conversando com seu pai (desde situações cotidianas a problemas de relacionamento) e ao mesmo tempo traz os relatos vividos pelo seu pai.


Em 1992 Spiegelman foi agraciado com um "Prêmio Especial Pulitzer", cuja categoria foi proposta pois o comitê de premiação não se decidiu se categorizava Maus como uma obra de ficção ou biografia.

Isso é quadrinhos para adultos, com uma história madura e espetacular. A edição é muito elaborada, com papel de alta qualidade e a falta de cores traz um aspecto muito especial à história em que reflete o espírito desta obra.

Arrisco uma nota 9 de uma escala de 1 a 10. Recomendadíssimo!!! Adquira AQUI.

"Maus é um livro que ninguém consegue largar. Quando os dois ratos falam de amor, você se emociona; quando eles sofrem, você chora."
(Umberto Eco)

"Um triunfo modesto, emocionante e simples - impossível descrevê-lo com precisão. Impossível realizá-lo em qualquer outro meio que não os quadrinhos."
(Washington Post)

"Uma história épica contada em minúsculos desenhos."
(New York Times)

"Uma obra de arte brutalmente tocante."
(Boston Globe)

"A narrativa mais comovente e incisiva já feita sobre o Holocausto."
(Wall Street Journal)

"Maus é uma obra-prima. Como todas as grandes histórias, diz mais sobre nós mesmos do que poderíamos imaginar."
(The Guardian)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...