segunda-feira, 22 de julho de 2013

E o Papa chegou ao Brasil


Ele chegou e causou um grande reboliço. Foi gente tentando agarrar o Papa, foi a Dilma sorrindo como nunca sorriu antes, foi gente emocionada ao ver o Santo Padre de perto, foi gente protestando contra o Papa, teve de tudo mesmo. Mas diante de tudo isso, fica uma questão: se a Igreja Católica defende posicionamentos que boa parte da sociedade hoje faz birra e não quer mais, por que então ele chama tanta atenção?

Para esta pergunta, existem vários pontos que auxiliam na resposta.

Um deles é a chance que alguns tem de aproveitar a imagem de alguém que é sempre tão querido, para fazer propaganda. Basta uma foto apenas para que use isso para sempre, e pouco interessa se você gosta ou concorda com ele. O importante é estar lá. A tia Marta Suplicy que o diga ... bom, ela deve estar seguindo a onda do Maluf que já fez isso com o Papa João Paulo II, e que acabou criando uma escola na política. Já vi candidato a vereador usar durante a campanha uma foto dele quando criança ao lado do Papa João Paulo II. Como disse, o importante é o momento.

Como já disse hoje no facebook:


Portanto, não adiante entrar na fila e dar a mão a Papa achando que a população vai votar em você por isso.

E sobre a grande comoção? Ah, isso é fruto de duas situações.

Primeiro vejo claramente aqueles que amam o Santo Padre e a Igreja Católica, e olham para este homem como seu líder espiritual, o sucessor de São Pedro, o seu pastor. Suas palavras são mais do que apenas palavras, são conforto para a alma, são a bússola que direciona a Deus, são ordens para se viver dignamente para Cristo, por Cristo e com Cristo. São pessoas que bateriam continência, não pelo dever, mas pelo respeito, amor e admiração.

Hoje o Papa Francisco é a maior liderança no mundo, e não apenas pelo número de católicos no planeta, mas sim porque é aquele que tem maior aceitação. Suas palavras tem sido certeiras, falando de Deus para os homens e os chamando para Deus.

Em segundo lugar, podem dizer que o catolicismo não presta mais para a sociedade, que é ultrapassado, retrógrado, e etc., e etc., e etc., mas o Papa atrai mesmo aqueles que tanto criticam a Igreja. É interessante ver que seu carisma atrai a tantos, e mal sabem que esta atração vai muito além da pessoa que exerce o cargo. Esta atração está no fato de que as pessoas olham para o homem buscando a Deus. Procuram o olhar de Cristo, o carinho de Jesus, o amor do Espírito Santo, a benção do Pai. Alguns talvez por superstição, outros pela necessidade de preencher um vazio em suas almas, ou até mesmo por estarem perto de alguém tão importante, mas seja qual for o motivo, ainda que inconsciente a atração mesmo é fruto de Deus.

Queria eu estar lá, é claro. Estou naquele grupo acima que bateria continência sem a menor vergonha. Muitos falam "este me representa" ou "aquele não me representa", e neste caso eu diria: "Santo padre, tu não me representa. Tu mandas e eu obedeço, não por me representar, mas porque te amo e porque em ti Cristo vive e fala."

Não pude ir. Não cheguei perto. Mas estou aqui atento às suas palavras, aos seus gestos, e certo de que mesmo estando longe, ele também olha por mim.

É bonito ver que o Papa chegou e estão todos tentando acolhe-lo, mas é ele quem está acolhendo a todos. Muito interessante ver ele mudando os papéis sem fazer esforço. Não nos trouxe ouro e nem prata, mas trouxe Jesus Cristo.

Seja bem vindo Santo Padre. Que possamos nós reconhecer o Cristo que você nos trouxe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...