quinta-feira, 18 de abril de 2013

Você Sabia?

Papa Inocêncio III

O Quarto Concílio de Latrão (também conhecido como Quarto Concílio Laterano) foi convocado pelo Papa Inocêncio III (conheça mais sobre este importante Papa da Igreja clicando AQUI) pela bula "Vineam Domini Sabaoth" de 19 de abril de 1213, tendo o concílio se reunido em 15 de novembro de 1215.

Devido à grande distância de tempo entre a convocação do concílio e sua reunião, um grande número de bispos tiveram a oportunidade de participar dele. Contou com a presença de 71 patriarcas e bispos metropolitanos, 412 bispos, 900 abades e priores, representando mais de oitenta províncias eclesiásticas, não apenas da Europa Ocidental, mas também das Europa Central e Oriental. Também estiveram presentes autoridades laicas da Sicília, de Constantinopla, da França, da Inglaterra, da Hungria, de Jerusalém, de Chipre e do Reino de Aragão.

O Quarto Concílio de Latrão é considerado o concílio ecumênico mais importante da Idade Média e um dos três concílios fundamentais na Igreja Católica. Com a sua conclusão, foram emitidos setenta decretos reformatórios.

História

Diante das diversas heresias que contestavam doutrinas cristãs fundamentais, tais como o catarismo e o valdismo, o concílio proclamou dogmaticamente doutrinas sobre os sacramentos, como a transubstanciação e a confissão dos pecados anualmente. Foram emitidos procedimentos detalhados para a eleição dos bispos, e a corrupção clerical foi combatida. Entre outras coisas, o concílio incentivou a criação de escolas e uma formação mais elevada do clero. O concílio também ordenou que os judeus usassem marcações especiais de identificação em suas roupas - um sinal da crescente hostilidade sentida pelos cristãos contra os judeus na região.

Os trabalhos decorreram em três sessões plenárias, além das cerimônias litúrgicas. Deles resultaram setenta cânones, que conhecemos por uma cópia de 1216, das atas originais.

Principais cânones

Os principais cânones definidos pelo concílio foram:

Cânon 1. Exposição da fé, do dogma da Trindade e da Transubstanciação;
Cânones 3-4. Estabelecidos procedimentos e penalidades contra os hereges e os seus protetores
Cânon 5. Primazia papal proclamado como estabelecida por vontade divina, e estabeleceu a ordem de precedência das igrejas patriarcais: depois de Roma, segue-se Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém;
Cânon 13. A fundação de novas ordens religiosas foi proibida;
Cânones 14-18. Regras de conduta do clero, proibindo e combatendo a vida não-celibatária, embriaguez, frequência à tavernas, caça, ou participação em combates;
Cânon 21. Reafirmou a exigência de que todos os cristãos que tenham atingido a idade da razão (7-8 anos) devem confessar os seus pecados e receber a Sagrada Comunhão, pelo menos uma vez por ano.
Cânones 67-70. Regulamentado o relacionamento judaico-cristão, e estabelecidas restrições sobre as comunidades judaicas.

Fonte: Wikipedia

OBS: acredito que é muito importante que as pessoas conheçam a história da Igreja Católica, em especial os seus vários concílios. Cada um ocorreu devido a uma necessidade própria de sua época, e o Quarto Concílio de Latrão foi essencial para o combate de heresias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...