quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Filmes que marcam


Nesta semana assisti o filme Invictus (Invictus, 2009), bom filme com Morgan Freeman e Matt Damon, e pela história contada fiquei pensando sobre os filmes que muitas vezes nos marcam.

O cinema tem a capacidade de fazer rir, chorar, dar medo, deixar a adrenalina a mil, enfim, de nos emocionar. E muitas vezes não são filmes como grandes e atuais e produções, e cada um nos marca de forma diferente.

A imagem no topo do post refere-se ao filme O sol é para todos (To Kill a Mockingbird, 1962), com brilhante atuação de Gregory Peck. Para quem gosta de estudar direito, este filme deveria ser obrigatório, e muito me influenciou para minha atuação como advogado. Ver a batalha do personagem de Peck para provar a inocência de um homem que já estava sendo condenado apenas pela cor, é algo inspirador.

Lembro de outro filme que assisti (em uma Sessão Corujão): As Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath, 1940), com Henry Fonda. Um filme antigo, em preto e branco, e maravilhoso. Este filme me marcou pela grande atuação do Sr. Pai da Jane Fonda e pelo tema (o filme escancara para o mundo a miséria e a desesperança que arrasaram os Estados Unidos na grande depressão motivada pela quebra da Bolsa de Nova York em 1929), pois sempre gostei de estudar história.

Existem outros grandes filmes que nos levam a querer ser pessoas melhores, como por exemplo A Lista de Schindler (Schindler's List, 1993). Quantos (assim como eu) não choraram no cinema, e ficaram se questionando se faziam algo na vida que fizesse a diferença. Ou ainda, Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, 1989), que fez muita gente ter o desejo de subir na mesa e gritar "Oh capitão, meu capitão!"


Existem muitos outros, e filmes que estão fixados na nossa história por diversos motivos, e às vezes estes filmes são de aventura, ou um desenho.


Por exemplo, para mim o filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (The Lord of the Rings: The Return of the King, 2003) é muito especial, e não apenas porque sou grande fã do livro, mas também porque a adaptação ao cinema conseguiu colocar nas telas coisas que estavam apenas na imaginação deste leitor. Cito em especial 2 momentos: a primeira grande imagem de Minas Tirith (quando Gandalf avista a cidadela, montando Scadufax e tendo Pippin como companhia) e cavalgada do Rohirrim (momento do grande discurso do Rei Théoden e o avanço sobre os orcs).

Foi como se o diretor lê-se a minha mente, e nela buscasse a imagem que foi formada na minha imaginação para fazer a cena.

E o que falar do recente Toy Story 3 (Toy Story 3: The Game, 2010). Acho a série fantástica, mas este terceiro filme é simplesmente maravilhoso, fazendo crianças, jovens e adultos chorarem.

Estes filmes nos marcam, nos formam, nos fazem querer ser pessoas melhores (ou não ... alguns escolheram os exemplos errados para seguir, como Stalone Cobra).

Gostaria de propor ao leitor do blog que nos comentários abaixo colocasse qual filme te marcou, e se possível porque. Proponho isso para que eu possa saber mais sobre quem lê este blog, e a partir daí tentar trazer algo que seja de maior interesse. Quem topa?

3 comentários:

  1. Entre os que mais marcaram minha vida estão aqueles da adolescência, sem motivos profundos, só por serem legais : footloose e topgun. Dos filmes atuais um dos que mais gosto é August Rush (O som do coração). E o meu preferido é Ben Hur. Nele pude encontrar Deus.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, há muitos filmes que marcaram e ainda marcam minha vida. Sou cinéfilo de carteirinha e gosto muito das versões que são feitas de livros. E não posso negar que os infantis para mim são os melhores. Neste sentido, por ordem de importância para mim:

    - O rei leão 1
    - As crônicas de Nárnia 1
    - O senhor dos anéis 1,2,3
    - O poderoso chefão
    - Forrest Gump
    - Francesco
    - Um lugar chamado Nothing Hill

    Há muitos outros... mas estes são especiais por diversos motivos e momentos específicos em minha história.

    ResponderExcluir
  3. Interessante que ontem passaram os filmes Sociedade dos Poetas Mortos (citado no post), e logo em seguida "Os Miseráveis" (Les Misérables, 1998), com Liam Neeson.

    A livro de Victor Hugo é meu preferido, e mesmo o filme sendo uma adaptação (faltam MUITOS trechos da obra literária), ainda assim é muito emocionante e é um daqueles que nos faz querer ser melhor.

    Hoje passou na televisão o filme "Encontrando Forrester" (Finding Forrester, 2000), com Sean Connery. Da mesma forma um filme brilhante e que recomendo a todos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...