sexta-feira, 31 de julho de 2015

Chesterton, Tolkien e Lewis na Terra dos Elfos

Mais um texto envolvendo três grandes autores cristãos e sua relação com a literatura de fantasia, e a relação desta com o cristianismo. Os três autores, além de incluir em suas obras estas relações, também fizeram análises sobre as influências de tudo isso em nossas vidas.

CHESTERTON, TOLKIEN E LEWIS NA TERRA DOS ELFOS
Por Joseph Pearce

É difícil exagerar na influência de GK Chesterton. Além dos inúmeros convertidos que vieram para o cristianismo, pelo menos em parte, por causa de um encontro com seus escritos, dois dos livros mais vendidos de todos os tempos foram escritos, pelo menos em parte, sob o patrocínio benigno de Chesterton. O Senhor dos Anéis e O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, sendo que ambos estão entre os dez livros mais vendidos de todos os tempos, foram escritos por autores que citaram Chesterton como uma grande influência.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

A fé alegre de Tolkien, Chesterton e Campbell

Acho muito interessante ver pessoas que pela leitura de algumas obras, ou ainda, influência de alguns autores, acabam mudando de vida. Vejo muitas pessoas falando que isso ocorreu com elas quando leram as obras de CS Lewis, JRR Tolkien e GK Chesterton , ou até mesmo estudaram suas vidas.

Encontrei um texto em que fala da importância do testemunho dessas pessoas na conversão de tantos outros, não só pela firmeza de suas palavras e atos, mas também pela alegria na fé.

Que a fé e testemunho destes grandes autores possam nos servir de inspiração para a nossa conversão, que deve ser diária ... e que possamos manter a alegria em nossa fé, e assim, quem sabe um dia, inspirar outros a encontrar a Cristo.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Papa Francisco e a Teologia da Libertação


Encontrei este texto (originalmente publicado em 03/06/13) em uma das pesquisas que fiz na internet e achei interessante publicar aqui. Acho que explica muita coisa sobre o Papa Francisco.

O PAPA FRANCISCO E A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO

O Papa Francisco é um acirrado teólogo da libertação ou alguém que tem uma forte simpatia por essa escola de pensamento? Esta é uma questão que tem sido levantada diversas vezes desde a eleição de Jorge Mario Bergoglio ao papado, em março passado. Mais recentemente, o New York Times abordou esta questão. Ao discutir o tom adotado por Bergoglio desde que se tornou Papa, o artigo NYT disse que o papa Francisco tem “uma afinidade pela teologia da libertação.” “Os discursos de Francisco”, diz o artigo, “delineiam claramente os temas da teologia da libertação.” O artigo também afirma que “Francisco estudou com um sacerdote jesuíta argentino que era um defensor da teologia da libertação.”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...