sábado, 30 de novembro de 2013

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

sábado, 9 de novembro de 2013

Nós precisamos de heróis

Estou em uma saga com a minha esposa assistindo a sequência de filmes da série Star Trek, e eu me emociono toda vez que inicia a apresentação das viagens da Enterprise, chegando os meus olhos a encher de lágrimas. E eu fiquei me perguntando o porquê disso.

Pensando sobre o assunto eu cheguei à conclusão de que é por uma necessidade que temos de ter heróis, aqueles que são mais do que somos (com superpoderes ou não), que muitas vezes nos impulsionam a ser melhores, a almejar mais, a alcançar o que nos parece inalcançável, que nos ensinam sobre esperança, sobre lutar pelo que é correto. Em Star Trek eu vejo muito disso para mim, mas não só ali no espaço.

Sabedoria


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Você sabia?

São Gregório de Nissa (Cesareia, Capadócia:330 -395): Teólogo, místico e escritor cristão. Padre da Igreja e irmão de Basílio Magno, faz parte, com este e com Gregório Nazianzeno, dos assim denominados Padres capadócios. É neto de Santa Macrina Maior, filho de Basílio, o Velho e irmão de Santa Macrina, a Jovem.

Esboço biográfico

Educado pelo seu irmão mais velho, Basílio Magno, Gregório de Nissa. Influenciado pelos trabalhos de Orígenes e Platão, foi professor de retórica. Havia sido casado com Teosebéia. Desiludido com a função de professor, tornou-se padre e eremita, sendo que sua mãe e uma irmã já haviam abraçado a vida monástica. Após um período em que se dedicou à vida espiritual em Neocesaréia, foi consagrado bispo de Nissa, na Capadócia - atual Turquia - em 371 e depois arcebispo de Sebaste. Personalidade benevolente e compassiva, foi violentamente atacado pelos adeptos do arianismo. Esteve preso por ordem de Demóstenes, governador do Ponto; escapou e foi deposto de sua sé episcopal, por se recusar a entrar em contendas que em pouco abonavam à caridade cristã. Depois da morte do imperador Valente, adepto desta corrente cristã herética, reassumiu o cargo em 378. Participou ativamente no Primeiro Concílio de Constantinopla, realizado em 381. Combateu a heresia meleciana.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...