terça-feira, 29 de outubro de 2013

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Você sabia?

O Papa Celestino IV, nascido Gauffredo Castiti Glioni O.Cist. (Pisa, (?) — Roma, 10 de novembro de 1241), foi Papa de 24 de outubro de 1241 até a data da sua morte, apenas 17 dias depois.

Era sobrinho do Papa Urbano III e teve um primo, seu homônimo, criado cardeal por Inocêncio IV, que faleceu em 1245. À sua família também pertenceu, mais tarde, o Papa Pio VIII.

Foi monge Cisterciense na célebre abadia de Hautecombe, na Saboia, onde escreveu sua famosa "História da Escócia". Quando cardeal, recebera de Gregório IX a missão de ir a Monte Cassino convencer Frederico II a cumprir sua promessa de empreender uma cruzada. 

Ele também foi o primeiro papa a ser escolhido através de uma eleição fechada da história, por isso, chamada conclave. Após a morte de Gregório IX, dos doze cardeais que compunham o Sacro Colégio, só dez estavam presentes, posto que dois estavam retidos por Frederico II, que sitiava Roma.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Você sabia?


O Obelisco do Vaticano é um obelisco no centro da Praça de São Pedro no Vaticano, Roma. Originalmente do Egito, levado para o Vaticano por Calígula para decorar a "espinha" de seu novo Circo, onde posteriormente seria martirizado São Pedro, motivo pelo qual o obelisco foi mantido, por estar próximo ao local do martírio do apóstolo. É constituída de granito vermelho vindo de Assuão, sua base possuí quatro leões de bronze (de Prospero Antichi) e sua altura é de 40 m contando até a cruz, sendo o segundo maior obelisco de Roma, após o Obelisco Laterano, transportado para Roma três séculos mais tarde. A cruz em cima do obelisco guarda um dos pedaços originais provavelmente da cruz de Jesus Cristo, colocadas ali pelo Papa Sixto V.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

domingo, 13 de outubro de 2013

Um radtrad depressivo

Link da imagem, clique AQUI
Esta imagem vem da página Rad-trad da Depressão e representa bem a situação de várias pessoas dentro da Igreja Católica, que tive a audácia de tratar no texto passado do blog (você leu? NÃO??? Então clique AQUI). E por que estou trazendo esse assunto de novo? Oras, porque fui alvo de “elogiosas” palavras como reação ao texto anterior. Querem ver?
(...) agora precisa de uma hermenêutica para entender que a vida "católica" do autor nasceu de uma EXPERIÊNCIA e que isso é totalmente diferente do que disse São Pio X?
(...)
Eu sei que o texto visava outra coisa. Apenas mostrei que ele fundamenta sua vida cristã numa EXPERIÊNCIA COM CRISTO. (...)
Tudo isso porque eu escrevi isso aqui: (...) Sabe também que isso mudou a partir de um momento muito especial em minha vida, quando tive uma experiência pessoal com Cristo, e a partir daí busquei cada vez mais me aprofundar sobre a Igreja Católica e como ser um bom católico. (...)

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Ser católico e amar o Papa


Quem já me conhece (ainda que pelo blog ou virtualmente), sabe que nem sempre fui católico, que tive meus problemas com a religião, com o Papa e etc. Sabe também que isso mudou a partir de um momento muito especial em minha vida, quando tive uma experiência pessoal com Cristo, e a partir daí busquei cada vez mais me aprofundar sobre a Igreja Católica e como ser um bom católico. Em verdade este aprofundamento é bom, como já defendi várias vezes antes, mas tenho visto várias situações entre os católicos que me assustam.

Este aprofundamento na fé e na Igreja eu defendo e incentivo já faz algum tempo, e realmente acho necessário para evitar que qualquer pessoa assuma a religião católica de forma superficial, mas tenho visto pessoas que decidiram estudar, e estudar, e se aprofundar, e se tornaram pessoas chatas, transmitindo aos outros um Deus de citações filosóficas e teológicas, ou ainda, tornaram-se como animais irados que urram e cospem (impondo) seus pensamentos aos demais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...