terça-feira, 27 de agosto de 2013

Algumas coisinhas sobre os médicos cubanos

Os médicos cubanos chegaram ao Brasil e as paixões estão florescendo à pele de todos. Os que são contrários ao governo estão dizendo que os médicos vieram obrigados, praticamente como regime de trabalho escravo e que suas famílias estão reféns em Cuba. Os que apoiam o governo defendem a vinda, dizendo que os médicos brasileiros se recusam a atender a população pobre e querem ficar em grandes centros para ganhar muito dinheiro e ter conforto.

Na minha opinião não podemos ser tão simplistas assim (seja de um lado ou de outro). Vamos tentar colocar alguns pontos na coisa toda.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Dica de HQ: MAUS

Sei que algumas pessoas acham que histórias em quadrinhos é uma diversão para crianças e adolescentes, mas quem fala isso não conhece grandes obras como esta.

A algum tempo atrás estava ouvindo mais podcast do Matando Robôs Gigantes, e eles indicaram MAUS.

É uma obra de Art Spiegelman que narra a luta de seu pai, um judeu polonês, para sobreviver ao Holocausto, e ao mesmo tempo a história fala do relacionamento complicado do autor com seu pai e de como os efeitos da guerra repercutiram através das gerações de sua família. É um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto.

Nas tiras os judeus são desenhados como ratos, os nazistas ganham feições de gatos, os poloneses não-judeus são porcos e os americanos são cachorros, além dos franceses serem sapos. Sobre isso há um problema (ou polêmica): os poloneses não gostaram de serem retratados como porcos, pois ficou algo meio que preconceituoso, mesmo se não fosse essa a intenção do autor.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

domingo, 4 de agosto de 2013

Sabedoria

O momento de sabedoria desta vez faz uma homenagem aos amigos poloneses que estão aqui em casa em razão da Jornada Mundial da Juventude, e também à próxima JMJ que será em Cracóvia, na Polônia.


- texto em polonês foi encontrado na internet (não foi no Google Translate, foi neste site - CLIQUE AQUI), Se estiver errado, peço que me avisem e corrijo.

sábado, 3 de agosto de 2013

Dica de filme: Les Misérables

Sei que sou suspeito por ser uma adaptação do meu livro preferido, mas é uma obra ninguém pode deixar de ver. A caracterização de tempo e local foi de um cuidado exemplar, a atuação de Hugh Jackman, Russel Crowe e Anne Hathaway é simplesmente maravilhosa - para mim os três comprovam cada vez mais seus talentos e versatilidade.

O papel do Bispo Bienvenu (ainda que não tenha sido dado o nome no filme) na história de Jean Valjean é algo realmente marcante, e que nos coloca muitas vezes em cheque: quantas vezes acolhemos alguém que é desprezado pela sociedade???

A única pena é que este personagem não teve a sua história contada, o que compreendo em razão do tempo do filme. Mas é importante destacar que ele ganhou o título de Bispo através de um encontro casual com Napoleão. Não era um homem comum, mas generoso e caridoso, e foi assim que ele ganhou o nome de “Bienvenu” (“Bienvenu” significa “Bem-vindo”). Por exemplo, ele se mudou para o hospital da cidade de pequeno porte, de modo que o palácio episcopal pudesse ser utilizado como hospital; ele mantinha apenas um décimo de seu salário para suas despesas pessoais, dando o resto de esmolas; ele uma vez acompanhou um homem condenado ao cadafalso, depois que o padre da aldeia havia se recusado a fazê-lo. E mesmo o filme não mostrando nada destes detalhes, sua participação continua de grande importância.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...