segunda-feira, 29 de abril de 2013

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Você sabia?

 A Ordem de São Jerônimo (Latim: Ordo Sancti Hieronymi), (sigla O.S.H.) é uma ordem religiosa católica de clausura monástica e de orientação puramente contemplativa surgida no século XIV. Fundada por São Jerônimo, foi aprovada no ano de 1373 pelo Papa Gregório XI que residia na época em Avinhão. É uma ordem religiosa exclusivamente hispânica, dado que apenas se implantou em Espanha e em Portugal, e esteve bastante vinculada às monarquias reinantes de ambos os países.

Prescrevendo uma vida de solidão e silêncio, de oração assídua e penitência animosa, a Ordem de São Jerônimo procura levar os seus monges e monjas à união mística com Deus, consciente de quanto mais intensa for essa união, por sua própria doação na vida monástica, tanto mais esplêndida se faz a vida da Igreja e mais vigorosamente se fecunda o seu apostolado. A vida do monge Jerônimo é pautada pelo equilíbrio entre a oração e o trabalho.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sabedoria


Você sabia?


O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, foi o 19º concílio ecumênico. É considerado um dos três concílios fundamentais na Igreja Católica. Foi convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade da fé e a disciplina eclesiástica, no contexto da Reforma da Igreja Católica e a reação à divisão então vivida na Europa devido à Reforma Protestante, razão pela qual é denominado também de Concílio da Contra-Reforma. O Concílio foi realizado na cidade de Trento, na Província autônoma de Trento, na área do Tirol italiano.

O Concílio de Trento, foi atrasado e interrompido várias vezes por causa de divergências políticas ou religiosas, foi um conselho de uma grande reforma, foi uma personificação dos ideais da Contrarreforma. Mais de 300 anos se passaram até que o próximo Conselho Ecumênico. Ao anunciar o Concílio Vaticano II, o Papa João XXIII afirmou que os preceitos do Concílio de Trento continuam nos dias modernos, uma posição que foi reafirmado pelo Papa Paulo VI.

domingo, 21 de abril de 2013

Papa Francisco, Santo Agostinho e os pastores


O Evangelho de hoje fala de Cristo o Bom Pastor, e o Papa Francisco aproveitou a oportunidade da Missa de hoje (e por presidir a ordenação de 10 novos sacerdotes) para dar mais um puxão de orelhas nos que exercem o munus sacerdotal: "Sejam pastores, e não funcionários. Sejam mediadores, e não intermediários".

Recentemente o mesmo Papa Francisco pediu aos sacerdotes que estes sejam pastores com cheiro de ovelhas, que vivam tanto entre elas que passem a exalar seu perfume. 

Interessante esta preocupação do Santo Padre, pois demonstra que ele busca animar os sacerdotes a verdadeiramente exercerem suas funções para aquilo que foram chamados: serem pescadores de homens e pastores de ovelhas. Muitos estão cansados ou desanimados, e sua fé não passa da leitura de palavras escritas, quase como se apenas fossem jogadas palavras ao vento. Se busca não só acreditar no que se está lendo, mas sim proclamar com força e vida, além de vivenciar e colocar em prática.

Claro que temos o problemas de muitas ovelhas rebeldes que resistem às vozes de seus pastores, mas da mesmo forma existem muitos que não conseguem seguir os pastores porque estes não usam suas vozes como instrumentos de Cristo.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Você Sabia?

Papa Inocêncio III

O Quarto Concílio de Latrão (também conhecido como Quarto Concílio Laterano) foi convocado pelo Papa Inocêncio III (conheça mais sobre este importante Papa da Igreja clicando AQUI) pela bula "Vineam Domini Sabaoth" de 19 de abril de 1213, tendo o concílio se reunido em 15 de novembro de 1215.

Devido à grande distância de tempo entre a convocação do concílio e sua reunião, um grande número de bispos tiveram a oportunidade de participar dele. Contou com a presença de 71 patriarcas e bispos metropolitanos, 412 bispos, 900 abades e priores, representando mais de oitenta províncias eclesiásticas, não apenas da Europa Ocidental, mas também das Europa Central e Oriental. Também estiveram presentes autoridades laicas da Sicília, de Constantinopla, da França, da Inglaterra, da Hungria, de Jerusalém, de Chipre e do Reino de Aragão.

O Quarto Concílio de Latrão é considerado o concílio ecumênico mais importante da Idade Média e um dos três concílios fundamentais na Igreja Católica. Com a sua conclusão, foram emitidos setenta decretos reformatórios.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Sabedoria


Imagem criada por Arthur Cantarela, cedida para ilustrar mais um momento de sabedoria.
Vejam outros trabalhos dele aqui: http://acantarela.deviantart.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...