sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dicas para o FDS 29/06 a 01/07/12


Reunam seus amigos!!! O FDS ESTÁ CHEGANDO!!!! Seguem algumas dicas para melhor aproveitá-lo.

Peço aos leitores que se leram / assistiram / ouviram qualquer das obras indicadas abaixo, que possam comentar o que acharam. Um feedback é sempre interessante.

Antes de tudo, faça a sua legenda para esta imagem: LEGENDA

CINEMA 

A ERA DO GELO 4

A louca perseguição de Scrat sempre à caça de sua noz inquieta, perseguição à qual ele tem se dedicado desde os primórdios dos tempos, tem consequências que mudam o mundo e causam um cataclismo continental que leva Manny, Diego e Sid a viverem a maior aventura de todos os tempos. Nessa maré de mudanças, Sid acaba reencontrando sua Avó turrona, e o bando ainda tem de lidar com uma horda de piratas decididos a impedi-los de voltar para casa. 

Gênero: Infantil     Duração: 96 min.     Classificação: Livre

OBS: eu gosto muito desta sequência de filmes, e confesso que ver novamente essa turma no cinema é algo muito legal. Confiram o TRAILER.

DVD/BLURAY

Lançamento

MOTOQUEIRO FANTASMA 2: O ESPÍRITO DA VINGANÇA

Motoqueiro Fantasma 2: O Espírito da Vingança acompanha um Johnny Blaze tentando controlar sua maldição, escondido do mundo. Logo no começo do filme, um flashback relembra o acordo com Mefistófeles, que o tornou no Motoqueiro. Quando o religioso Moreau o encontra, Johnny decide ajudá-lo a encontrar Nadya e Danny, sua mulher e filho. Eles terão que combater o malvado Roarke, velho conhecido de Johnny.

OBS: não foi uma adaptação ao cinema que se pode dizer que foi perfeita, mas vale a pena assistir ... mesmo com o cabelo estranho do Nicolas Cage. Confiram o TRAILER.

Catálogo

DECISÕES EXTREMAS

Decisões Extremas retrata o drama do casal John e Aileen Crowley na luta para encontrar a cura para seus dois filhos, que sofrem de uma doença genética rara. Quase sem esperança de encontrar a salvação para as duas crianças, John descobre um pesquisador que pode mudar o destino da família.

OBS: Harrison Ford já provou seu valor de diversas formas, com papéis bonzinhos, outros com estilo canalha, outros como heróis incorruptíveis, ou até mesmo como o presidente dos EUA. Neste filme ele é ranzinza e chato, e mantém a mesma qualidade de interpretação. E ver Brendan Fraser sem fazer um papel com cara de bobo também é bom. Confiram o TRAILER.

LIVRO
  
O LADRÃO DE RAIOS
RICK RIORDAN

Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

OBS: o autor conseguiu unir um tema que para muitos sempre é interessante (mitologia grega) com o mundo moderno. A ambientação e caracterização dos personagens foram feitas com muita maestria, tornando a obra como um ótimo e interessante passatempo ... e deve ser lido sem lembrar do filme que foi lançado. Inclusive recomendo que seja adquirido para a sua biblioteca (faça isso AQUI.)

VÍDEO

O pior da música em 2011


MÚSICA
PRIME SELECTION - MTV AO VIVO - TITÃS
TITÃS
O Titãs é uma das bandas mais populares e consagradas do rock nacional. Com mais de 22 anos de carreira e 7 milhões de cópias vendidas, este novo trabalho traz uma coletânea com seus maiores sucessos, além das inéditas "O Inferno São os Outros, "Anjo Exterminador" e o primeiro single de trabalho "Vossa Excelência", com a marca dos Titãs: letra forte e tom de crítica.

OBS: Titãs é uma das melhores bandas de rock do Brasil, e este CD traz músicas clássicas de sua história e outras mais novas tão boas quantas. Recomendo a sua aquisição (que pode ser feita AQUI).

Segue abaixo uma das músicas do disco:



DICA CULINÁRIA 

Este espaço foi criado para dar uma dica que pode ser feita em sua casa, uma receita mais elaborada e ao mesmo tempo simples de fazer. Então, tente preparar, ok?!?

Hoje trago uma receita enviada pelo amigo Vinícius Farias (@vinnnie), autor do blog Sentinela no escuro. Confiram:

Sobremesa: Banana ao leite de coco

Testei essa receita no último fim de semana aqui em casa e foi um sucesso! Acho que ainda que você não saiba cozinhar, sair-se-há muito bem porque não há segredo algum. Esta sobremesa junta três elementos infalíveis para os que nãos e dão muito bem com a panela e o fogão: rapidez, facilidade e economia (afinal, você pode aproveitar as bananas que estiverem maduras). Em resumo, não sobrou nadinha dessa receita para contar a história. Dentre as receitas que encontrei em outros sites, destaco a da Mayara Klemm, do site Tudo gostoso. Baseando-me nessa receita, apresento a minha modificada:

*10 bananas nanicas; 
*5 colheres de sopa de açúcar;
*2 garrafa de leite de coco (200 ml);
*1 pacote de coco ralado (50 g);
*1 copo (200 ml) de leite;
*1 colher de farinha de trigo;
*Canela em pó

Parte 1: Pique as bananas em cubinhos. Alguns usam as bananas em tiras ou em rodelas, mas o formato faz toda a diferença e em cubinhos é o ideal, não se enganem!

Parte 2 (creme): Façamos o creme. Misture a colher de farinha no copo de leite até dissolver. Em seguida coloque essa mistura na panela com o açúcar, o leite de coco e o coco ralado. Depois mexa sempre em fogo alto até que a mistura engrosse. 

Parte final: Coloque a banana no fundo de uma travessa média, jogue o creme e depois a canela salpicada por cima. Deixe na geladeira por no mínimo 2 horas ou até ficar firme.

Dica: Depois de jogar o creme por cima pode-se bater quatro claras em neve, colocar as claras por cima do creme e só depois a canela. Por último leve ao forno até flambar.

Fica uma delícia! 
 
Bom apetite!!!

Bom, é isso aí. Aproveitem o fim-de-semana.

E NÃO ESQUEÇAM: Domingo é dia de ir à Missa.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Você sabia?


Gilbert Keith Chesterton, conhecido como G. K. Chesterton, (Londres, 29 de maio de 1874 — Beaconsfield, 14 de junho de 1936) foi um escritor, poeta, narrador, ensaísta, jornalista, historiador, biógrafo, teólogo, filósofo, desenhista e conferencista britânico.

Filho de Edward Chesterton e de Marie Louise Grosjean, G. K. Chesterton era o segundo de três irmãos. Casou-se com Frances Blogg. Concluiu os estudos secundários no colégio de São Paulo Hammersmith onde recebeu prêmio literário por um poema sobre São Francisco Xavier. Ingressa na escola de arte Slade School de Londres (1893) onde inicia a carreira de pintura que vai depois abandonar para se dedicar ao jornalismo e à literatura. Escreveu no Daily News. Nascido de família anglicana, mais tarde converteu-se ao catolicismo em 1922 por influência do escritor católico Hilaire Belloc, com quem desde 1900 manteve uma amizade muito próxima.

Criou, juntamente com seu amigo Hilaire Belloc, uma teoria econômica baseada nos princípios evangélicos e nos ensinamentos Papais, especialmente na encíclica do Papa Leão XIII, Rerum Novarum. O Distributismo propõe o direito à propriedade privada. No dia 17 de setembro de 1926, Chesterton e Belloc criaram a Liga Distributista. Essa liga tinha como objetivo “restaurar a propriedade”, segundo pronunciou Chesterton no discurso inaugural. Chesterton foi eleito o primeiro presidente da Liga. Ele escreveu uma série de artigos no G.K.’s Weekly, os quais foram compilados no livro The Outline of Sanity (1926).

Gustavo Corção assim se referiu à teoria distributivista:

“A ideia central é a da defesa da pequena propriedade e da pequena empresa contra o gigantismo, que já no seu tempo ameaçava a sociedade, e que no nosso tornou-se uma calamidade declarada. Afirmava o direito à posse, não como uma concessão, mas ousadamente, como outorgado por Deus; admitia o capital enquanto indispensável reserva, mas não admitia, de modo algum, o capitalismo, porque a principal característica desse regime a seu ver está na raridade e não na abundância do capital. O capitalismo é uma situação em que quase ninguém possui”.

Ao falecer deixou todos os seus bens para a Igreja Católica. Encontra-se sepultado no Cemitério Católico Romano, Beaconsfield, Buckinghamshire na Inglaterra. A sua obra foi reunida em quase quarenta volumes contendo os mais variados temas sob os mais variados gêneros. O Papa Pio XI foi grande admirador de Chesterton a quem conhecera pessoalmente.

Na sua introdução a "São Tomás de Aquino" deixou escrito:

"Assim como se pode considerar São Francisco o protótipo dos aspectos romanescos e emotivos da vida, assim Santo Tomás é o protótipo do seu aspecto racional, razão por que, em muitos aspectos, estes dois santos se completam. Um dos paradoxos da história é que cada geração é convertida pelo santo que se encontra mais em contradição com ela. E, assim como São Francisco se dirigia ao século XIX prosaico, assim São Tomás tem mensagem especial que dirigir à nossa geração um tanto inclinada a descrer do valor da razão."

Em uma de suas principais obras, Ortodoxia, defende os valores cristãos contra os chamados valores modernos, a saber, o cientificismo reducionista e determinista. Dono de uma retórica exemplar, coloca em debate crítico ideias como as de Mark Twain e Nietzsche.

Fonte: Wikipedia

OBS: um dos maiores escritores católicos da história da Igreja, que por ocasião de sua morte, Sua Santidade, o Papa Pio XI, através do Cardeal Eugenio Pacelli – futuro Pio XII -, escreveu por meio de um telegrama: “O Santo Padre está profundamente consternado com a morte de Gilbert Keith Chesterton, devoto filho da Santa Igreja, dotado defensor da Fé Católica. Sua Santidade oferece paternais condolências ao povo da Inglaterra, promete orações pelo falecido amigo e outorga sua Benção Apostólica”. Chesterton recebeu o título de Fidei Defensor.

Cito um trecho do livro Ortodoxia para ilustrar seu pensamento:

"(...) É sempre simples cair; há um número infinito de ângulos para levar alguém à queda, e apenas um para mantê-lo de pé. Cair em qualquer um dos modismos, do agnosticismo à Ciência Cristã, teria de fato sido óbvio e sem graça. Mas evitá-los a todos tem sido uma estonteante aventura; e na minha visão a carruagem celestial voa esfuziante atravessando as épocas. Enquanto as monótonas heresias estão esparramadas e prostradas, a furiosa verdade cambaleia, mas segue de pé. (...)"

Você já ouviu falar dele? Conhece algum livro ou citação dele? É, no mínimo, uma ótima recomendação de leitura.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Metamorfose ambulante


Estes dias fomos surpreendidos por uma aliança política envolvendo PT e Maluf, com direito a foto e tudo. Isso causou indignação a muitos, o que é compreensível ... mas o que tem de novo aí?

Hoje na política temos três grupos diferentes: situação, oposição e extremistas. Logo alguém vai dizer: mas sempre foi assim!!! Acho que não, héin!?! A diferença está no fato que apenas os extremistas são aqueles que verdadeiramente tem um posição política e são fiéis a ela ... o resto não passa de um grupos de pessoas com o mesmo interesse (ainda que momentâneo).

Na década de 80 Lula, FHC, Serra, entre outros, tinham ideias e objetivos comuns, e inclusive alguns inimigos políticos comuns, como é o caso do Maluf. E na década de 90 Collor era o capeta para todos, até para Sarney ... mas o tempo passa, as pessoas mudam, os partidos mudam.

Muitos da oposição e defensores de FHC talvez se esqueçam que este já foi aliado político de Maluf, de estar de mãos dadas e tudo. A questão é: por que para muitos isso é "mais aceitável" que a união de Lula com Maluf? Afinal, o Sr. Paulo Salim Maluf daquela época não é a mesma pessoa, o mesmo "safado" (como todos dizem), nos dias de hoje?

A primeira resposta é que Maluf gera reações de amor e ódio, o que ninguém consegue é ficar sem reação a ele. Vamos a alguns exemplos bem marcantes na história política brasileira.

Mário Covas fez sua carreira política no estado de São Paulo, mesmo reduto do Sr. Paulo Maluf. Ambos já foram concorrentes e até mesmo aliados. Em 1994 Covas disputava o governo paulista e recebeu o apoio de Maluf quando foi para o segundo turno contra Francisco Rossi. Eles sempre foram grandes adversários políticos, mas neste momento o candidato tucano aceitou a sua adesão à campanha ...

O interessante é ver que o mesmo Mário Covas que aceitou este apoio, já chegou a apoiar Marta Suplicy contra Maluf no segundo turno das eleição municipal da capital paulista de 2000. O então Governador de São Paulo passava pela luta contra o câncer e o candidato tucano neste pleito eleitoral (Geraldo Alckmin) não chegou à segunda etapa da disputa ... Covas mesmo doente assumiu publicamente seu apoio à candidata petista ... acho que esta foi a única vez que vi (se teve outra não me lembro) um apoio político sem a promessa de cargo na futura gestão.

Sempre houve uma certa repulsa por parte dos políticos paulistas quanto a figura de Maluf, mas uma coisa todos concordam: ele traz votos. Sim, a opinião pública nacional é contra ele, existem diversas acusações de corrupção contra seu nome, mas politicamente sempre foi usado como imã de votos de uma parcela de eleitores de São Paulo que lhe são fiéis ... e esta é a segunda resposta à pergunta feita acima: ele traz votos.

Ainda há um questionamento a ser respondido: se Maluf já foi uma peça política usada pela oposição ao PT para alcançar votos, por que então os atuais opositores ao mesmo PT estão reclamando tanto da união deste com Maluf??? A resposta está no que chamo de histórica política.

O PT sempre foi marcado como um partido combativo contra as chamadas velhas lideranças políticas (como José Sarney e Antônio Carlos Magalhães) ou políticos que fossem marcados por como corruptos (como o caso de Fernando Collor de Mello e Paulo Salim Maluf), mas nos últimos anos todo o seu discurso histórico que atraiu a atenção de tantos eleitores foi sendo deixado de lado ... o PT perdeu sua identidade como um partido de luta contra as referidas figuras, e em nome da "governabilidade" do país foram realizadas diversas alianças com históricos inimigos políticos.

Foi exatamente isso que ocorreu com José Sarney, o mesmo que Lula se posicionava como seu "adversário político e ideológico", e que passou a apoiar a ele e sua família .... mesmo que entrasse em contradição:


E Lula e o PT fizeram o que seria ainda mais inimaginável: sob o mesmo pretexto de "governabilidade", estabeleceram uma aliança política com Fernando Collor de Mello, o ex-presidente da república que sofreu o impeachment em 1992. O mesmo Collor que usou de uma tática suja nas eleições presidenciáveis de 1989 e atacou a vida privada de Lula. O mesmo Collor que Lula lutou para que fosse derrubado do governo diante das diversas denúncias de corrupção.

Pois é meus caros, o grande problema de Lula e do PT está na sua falta de coerência política ... e claro que seus eleitores aceitam e perdoam tais situações (como já escrevi no texto: O "efeito" Lula).

A aliança com Maluf pode ter sido a gota d'água (ou o que faltava) para mostrar que o projeto de governo do PT (ou de Lula) não tem relação com a histórica nacional ou regional do partido. Além de Maluf já ter sido alvo de duras críticas por parte de Lula, sempre foi um inimigo político do PT no estado de São Paulo. Sempre que houvesse qualquer eleição no estado, o PT e Maluf sempre estiveram em lados opostos, sendo Marta Suplicy uma de suas principais adversárias.

O problema desta nova união não está na tática de atrair votos, pois como já mostrei antes os partidos de oposição ao PT já usaram Maluf para os mesmos fins ... o problemas está na história política do partido.

Verdade seja dita: para esta eleição à prefeitura de São Paulo o candidato do PT não foi uma escolha do partido, mas sim uma decisão de Lula, pois a escolha da Presidente Dilma era por Gabriel Chalita (a quem deve favor em razão de seu apoio durante as eleições presidenciais e isso seria bom para manter o PMDB mais próximo de seu governo), e Marta Suplicy (que ficou em segundo lugar nas eleições municipais de 2008) queria sair candidata.

No entanto Lula tinha uma dívida com Haddad e forçou seu nome ... mas ele não é um bom candidato e não estava atraindo votos como esperado. Algo tinha que ser feito, pois nem mesmo o apoio de Lula e Dilma estavam ajudando.

Primeiro buscaram uma aproximaram com o PSB e conseguiram Luíza Erundina para ser a candidata a vice-prefeita desta eleições, ela que já foi Prefeita de São Paulo pelo PT (01/01/89 à 01/01/93).

Depois foram atrás do PP ... só que no estado isso significa ter o apoio de Maluf. Foi aqui o grande erro de Lula e do PT, e mesmo que os defensores de ambos não admitam, esta decisão jogou no lixo toda uma história do partido no estado de São Paulo, e foi por isso que os intelectuais do PT resolveram se calar diante do fato.

Não foi à toa que Erundina decidiu se afastar das eleições e da candidatura à vice-prefeitura ... sua decisão foi coerente com a sua história, com seu discurso de anos, com suas disputas eleitorais contra Maluf.

Depois do que ocorreu com Sarney e Collor, muitos defendem que esta aliança entre PT (ou Lula) e Maluf foi a comprovação de que no vale tudo das eleições, pode se fazer aliança até com o diabo. Pode se esquecer a história do partido e seus membros, pode se jogar fora a coerência política ... o que importa é vencer.

Por isso que digo que apenas os extremistas (como PCO e PSTU) se mantém dentro de sua história e discurso, e o resto é tudo farinha do mesmo saco. Todos estão buscando apenas vencer as eleições e se manterem no poder, e para isso farão de tudo.

Por isso que o PSOL fez uma "parceria" com DEM e PSDB em Resende-RJ, que DEM e PT fecham aliança para as eleições em São Luís-MA. Essa é a nova política do país, onde o eleitor é feito de idiota.

O discurso de hoje é contrário ao de ontem, e até mesmo se nega fatos que até há pouco tempo era uma verdade. Aquele que ontem era o principal adversário político, um corrupto e safado, hoje é aliado como se tivesse tornado uma pessoa honesta e íntegra do dia para a noite, MESMO QUE SEUS ANTIGOS DEFEITOS ESTEJAM APARENTES NA CARA DE TODOS.

Pelo jeito aconteceu com a política o que costumeiramente vemos no futebol: políticos mudando de posicionamento como os jogadores mudam de clubes e juram amor eterno.

Hoje os partidos e políticos já não são mais os mesmo de alguns anos atrás ... pois é, as pessoas mudaram, os partidos mudaram, a política mudou ... e pelo jeito para pior.

OBS:

1. Eu sou contra qualquer relação política direta com pessoas como Sarney, Collor e Maluf, e não defendo as alianças realizadas. Assim como o PT errou, posso dizer que o PSDB errou antes;


2. Interessante que somente Lula deu a cara a bater e, junto com Haddad, aceitou aparecer publicamente com Maluf ... acho que os demais membros do PT não quiseram "manchar" sua imagem;


3. Interessante também que os únicos que criticaram a aliança são pessoas que, ou não tiveram nenhuma relação anterior com Maluf, ou se colocam contra uma aliança dessa. Por que será que certos opositores se calaram sobre isso??? Cabe ao PSDB explicar.
_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, Metamorfose ambulante, publicado em 27/06/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/06/metamorfose-ambulante.html

terça-feira, 26 de junho de 2012

Sabedoria



Nenhuma alta sabedoria pode ser atingida sem uma dose de sacrifício.
(Aslam, As Crônicas de Nárnia - O sobrinho do mago)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Legenda 38

Para criar a legenda usem o espaço para comentários. Só há uma uma regra: sejam criativos!!!!


Já viram as imagens anteriores? Aqui: 12, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36 e 37.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dicas para o FDS 22 a 24/06/12


Reunam seus amigos!!! O FDS ESTÁ CHEGANDO!!!! Seguem algumas dicas para melhor aproveitá-lo.

Peço aos leitores que se leram / assistiram / ouviram qualquer das obras indicadas abaixo, que possam comentar o que acharam. Um feedback é sempre interessante.

Antes de tudo, faça a sua legenda para esta imagem: LEGENDA

CINEMA 

SOMBRAS DA NOITE

Barnabas é rico, poderoso e um playboy inveterado, até que ele comete o erro grave de quebrar o coração de Angelique, uma bruxa, em todos os sentidos da palavra, Angelique condena-o a um destino pior que a morte, transformando-o em um vampiro e enterrando-o vivo. Dois séculos mais tarde, Barnabas é libertado de seu túmulo, e surge nos dias modernos.

Elenco: Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Helena Bonham Carter, Eva Green, Jackie Earle Haley, Jonny Lee Miller, Chloë Moretz
Gênero: Comédia    Duração: 113 min.    Classificação: 14 Anos

OBS: Tim Burton e Johnny Depp voltam a editar uma famosa parceria de filmes ... mas será que tem algo novo? Confesso que para mim tem cara de "mais do mesmo", mas o elenco é de respeito e merece um crédito. Confiram o TRAILER.

DVD/BLURAY

Lançamento

JOHN CARTER - ENTRE DOIS MUNDOS

Desiludido com a vida depois de perder sua família, o veterano da guerra civil John Carter decidiu que não vai mais servir nenhuma bandeira senão a sua própria e parte em busca de ouro pelo interior dos EUA. Quando é novamente recrutado para integrar um destacamento no Arizona, Carter faz de tudo para escapar e acaba encontrando uma misteriosa caverna coberta de ouro, mas com alguns símbolos desconhecidos para ele. Dentro do lugar, Carter é atacado por um homem vestido de roupas estranhas e acaba indo parar em um local distante, que mais parece um deserto. Ao despertar da queda, Carter percebe que está diferente - a gravidade parece mudada e ele pode dar grandes saltos, apesar da dificuldade em caminhar normalmente. Essa é apenas a primeira das descobertas que o ex-militar faz. A seguinte será a mais estarrecedora: ele está em Marte e não sabe como voltará para casa! Em sua aventura de descobertas, Carter encontra seres estranhos, máquinas voadoras incríveis e uma eterna batalha entre duas sociedades humanoides pelo controle do planeta vermelho. E no meio disso tudo, ainda há espaço para uma nova e difícil paixão.

OBS: desde que vi o trailer este filme me chamou a atenção, fui ao cinema e confesso que gostei do filme. Interessante que se trata de uma adaptação de um personagem de Edgar Rice Burroughs (criador também do personagem Tarzan), criado em 1912 e que teve uma série de 10 livros entre 1917 e 1964. Mas ... repito que quando vi o nome do personagem, logo lembrei do Carter de ER. Confiram o TRAILER.

Catálogo

FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Quarenta anos da história dos EUA, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate. Baseado em romance de Winston Groom. Oscars de melhor filme, ator, diretor, roteiro, montagem e efeitos especiais.

OBS: este filme eu vi no cinema quando foi lançado, e achei fantástico. Um filme que passa por épocas diferentes do mundo, e que apresenta um herói incomum. Vale ser revisto pelas risadas, pela perseverança de Forrest, pela forma como ele muda a história de tantas pessoas e pela atuação de Tom Hanks. Confiram o TRAILER.

LIVRO
  
O ARQUEIRO - A BUSCA DO GRAAL (VOL. 1)
BERNARD CORNWELL

Aos 18 anos apenas, Thomas vê o pai morrer em seus braços após um ataque-surpresa à aldeia de Hookton. Um lugar simples que escondia um grande segredo: a lança usada por São Jorge para matar o dragão, uma das maiores relíquias da cristandade. Em busca de vingança contra um homem conhecido apenas como Arlequim, o rapaz, um arqueiro habilidoso, se junta ao exército inglês em campanha na França, onde se envolve em batalhas e aventuras que, sem perceber, lançam-no na busca do lendário Santo Graal. Com este romance, o autor usa o cenário da Guerra dos Cem Anos para dar início a uma saga empolgante.

OBS: gosto muito de Cornwell, que costuma criar seus livros envolvendo um fato histórico. Esta série de 3 livros foi nesse sentido, e estou indicando agora apenas o primeiro volume. Inclusive recomendo que seja adquirido para a sua biblioteca (faça isso AQUI.)

VÍDEO

O afrodescendente


MÚSICA
FIELDS OF GOLD: BEST OF (1984-1994)
STING

Coletânea oficial do músico britânico, ex-integrante (baixista e vocalista) do The Police. O CD cobre os 10 primeiros anos de sua carreira solo (1984/1994). Contém 13 faixas, incluindo a faixa título, "If You Love Somebody Set Them Free", "Well Be Together", "All This Time", além da versão em português para "Fragile", entre outras. 

OBS: um CD muito interessante, com boa música do Sting. Recomendo a sua aquisição (que pode ser feita AQUI).

Segue abaixo uma das músicas do disco:



DICA CULINÁRIA 

Este espaço foi criado para dar uma dica que pode ser feita em sua casa, uma receita mais elaborada e ao mesmo tempo simples de fazer. Então, tente preparar, ok?!?

Hoje trago uma receita de panqueca, simples de fazer:

 

Bom apetite!!!

Bom, é isso aí. Aproveitem o fim-de-semana.

E NÃO ESQUEÇAM: Domingo é dia de ir à Missa.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Você Sabia?


Rerum Novarum : sobre a condição dos operários (em português Rerum Novarum significa "Das Coisas Novas") é uma encíclica escrita pelo Papa Leão XIII a 15 de Maio de 1891. Era uma carta aberta a todos os bispos, debatendo as condições das classes trabalhadoras. Wilhelm Emmanuel von Ketteler e Edward Manning tiveram grande influência na sua composição.

A encíclica trata de questões levantadas durante a revolução industrial e as sociedades democráticas no final do século XIX. Leão XIII apoiava o direito dos trabalhadores formarem a sindicatos, mas rejeitava o socialismo e defendia os direitos à propriedade privada. Discutia as relações entre o governo, os negócios, o trabalho e a Igreja.

A encíclica critica fortemente a falta de princípios éticos e valores morais na sociedade progressivamente laicizada de seu tempo, uma das grandes causas dos problemas sociais. O documento papal refere alguns princípios que deveriam ser usados na procura de justiça na vida social, económica e industrial, como por exemplo a melhor distribuição de riqueza, a intervenção do Estado na economia a favor dos mais pobres e desprotegidos e a caridade do patronato aos trabalhadores.

Papa Leão XIII
A encíclica veio completar outros trabalhos de Leão XIII durante o seu papado (Diuturnum, sobre a soberania política; Immortale Dei, sobre a constituição cristã dos Estados e Libertas, sobre a liberdade humana) para modernizar o pensamento social da Igreja e da sua hierarquia. Em geral é considerada como o pilar fundamental da Doutrina Social da Igreja. Pelos sucessores no papado foi denominada de "Carta Magna" do "Magistério Social da Igreja". 

A Questão Social e o Socialismo

Na encíclia há um levantamento da situação social da época e da crise social que o mundo passava, de conflitos, e critica a situação de miséria e pobreza que os trabalhadores estavam submetidos em razão de um liberalismo irresponsável, de um capitalismo selvagem e de patrões desumanos. Os trabalhadores estavam sendo vítimas da cobiça e de uma concorrência desenfreada da ganância e de leis que haviam perdido o sentido e os princípios cristãos: ...é necessário, com medidas prontas e eficazes, vir em auxílio dos homens das classes inferiores, atendendo a que eles estão, pela maior parte, numa situação de infortúnio e de miséria imerecida.

E ainda criticava a concentração das riquezas nas mãos de poucos e do mal uso que dela faziam: A usura voraz veio agravar ainda mais o mal. Condenada muitas vezes pelo julgamento da Igreja, não tem deixado de ser praticada sob outra forma por homens, ávidos de ganância, e de insaciável ambição. A tudo isso deve acrescentar-se o monopólio do trabalho e dos papéis de crédito, que se tornaram um quinhão de um pequeno número de ricos e de opulentos, que impõe assim um julgo quase servil à imensa multidão dos operariados.

Nesta parte a encíclica refuta o critério socialista sobre a propriedade privada, acusa de injustas e absurdas as razões aduzidas pelos socialistas. Afirma que o homem antecede ao Estado em valor, dignidade e importância e o antecede também no tempo, que o fim do Estado é propiciar o bem comum do homem e de prover-lhe os meios para que possa alcançar a felicidade. Não é o homem para o Estado mas o Estado que existe em função do homem.

Afirma que o direito de propriedade é de direito natural, fruto e baseia-se no trabalho humano e baseia-se ainda na essência da vida doméstica. Chama de desastrosas as conseqüências da solução socialista:
Por tudo o que Nós acabamos de dizer, se compreende que a teoria socialista da propriedade colectiva deve absolutamente repudiar-se como prejudicial àqueles membros a que se quer socorrer, contrária aos direitos naturais dos indivíduos, como desnaturando as funções do Estado e perturbando a tranquilidade pública.

Fonte: Wikipedia

OBS: muita gente fica falando sobre a influência da Igreja na sociedade, mas se esquecem (ou talvez não saibam) que esta encíclica é uma das principais inspirações para o Direito do Trabalho que temos hoje.


Ainda, e não menos importante, a encíclica é clara quanto a a rejeição por parte da Igreja Católica em relação ao socialismo, posição que se mantem até hoje. Portanto, quem se diz católico e ao mesmo tempo socialista está comentendo um grande erro, pois tais condições são antagônicas.


Você conhecia esta encíclica?

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sabedoria


A única coisa melhor do que uma vaca é um humano. A não ser que você precise de leite… então você realmente precisa de uma vaca. (Walter Bishop - seriado Fringe)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Legenda 37

Para criar a legenda usem o espaço para comentários. Só há uma uma regra: sejam criativos!!!!


Já viram as imagens anteriores? Aqui: 12, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35 e 36.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dicas para o FDS 15 a 17/06/12


Reunam seus amigos!!! O FDS ESTÁ CHEGANDO!!!! Seguem algumas dicas para melhor aproveitá-lo.

Peço aos leitores que se leram / assistiram / ouviram qualquer das obras indicadas abaixo, que possam comentar o que acharam. Um feedback é sempre interessante.

Antes de tudo, faça a sua legenda para esta imagem: LEGENDA

CINEMA 

PROMETHEUS

O filme une uma equipe de cientistas e exploradores em uma jornada que testará os limites físicos e mentais, os colocando em um mundo distante, onde eles descobrirão as respostas para nossos dilemas mais profundos e para o grande mistério da vida.

Elenco: Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Guy Pearce, Idris Elba, Patrick Wilson
Gênero: Ação     Duração: 124 min.     Classificação: 14 Anos

OBS: filme de ficção científica dirigido por Ridley Scott ... isso me remete a Blade Runner e Alien. No mínimo merece um crédito por aí, em especial de quem gosta de uma boa ficção científica. Confiram o TRAILER.

DVD/BLURAY

Lançamento

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET

Hugo é um garoto de 12 anos que vive em uma estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalhava em um museu, morre momentos depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide, sentado numa escrivaninha, com uma caneta na mão, aguardando para escrever uma importante mensagem. O problema é que o menino não consegue ligar o robô, nem resolver o mistério.

OBS: só pelo fato de ser um filme de Martin Scorcese já vale a pena, e quando sai do estilo habitual dele, pelo menos pela curiosidade deve ser visto. Confiram o TRAILER.

Catálogo

MINHAS ADORÁVEIS EX-NAMORADAS

O fotógrafo de celebridades Connor (Matthew McConaughey) é um solteirão convicto que adora liberdade, diversão e mulheres, não necessariamente nesta ordem. Às vésperas do casamento de seu irmão mais novo, quando está prestes a arruinar a união, Connor recebe a visita dos fantasmas de suas ex-namoradas, que o levam a uma hilariante e reveladora odisséia, visitando seus desastrosos relacionamentos do passado, presente e futuro! Juntas, tentarão descobrir o que transformou Connor num idiota insensível e se ainda há esperança dele encontrar o verdadeiro amor ou se é uma causa perdida ...

OBS: sabem aquele conto de Charles Dickens sobre o natal (Um Conto de Natal), que os fantasmas vão até o Sr. Scrooge? Então imagine o mesmo com um paquerador sem compromisso ... vale as risadas. Confiram o TRAILER.

LIVRO
  
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
GEORGE ORWELL

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.
Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

OBS: um autor que nos faz pensar. Foi assim na obra "1984", e o mesmo vale para este livro, que tem frases geniais como esta: "Já naquela altura, depois de tanto abuso, era impossível distinguir homem do porco". Inclusive recomendo que seja adquirido para a sua biblioteca (faça isso AQUI.)

VÍDEO

1 mês de namoro = bodas de tatuagem



MÚSICA
SÃO JOÃO VIVO
GILBERTO GIL

Gravado ao vivo na Feira de São Cristóvão, reduto de nordestinos na Zona Norte do Rio. Este é o mais recente lançamento do cantor baiano Gilberto Gil. Aqui estão sucessos do forró e baião, como "Asa Branca", "Baião", "Qui nem Jiló" e "O Xote das Meninas".

OBS: estamos no mês de junho, e nada como um bom CD de músicas de forró para este período, para dançar juntinho. Boa música com interpretação animada. Recomendo a sua aquisição (que pode ser feita AQUI).

Segue abaixo uma das músicas do disco:



DICA CULINÁRIA 

Este espaço foi criado para dar uma dica que pode ser feita em sua casa, uma receita mais elaborada e ao mesmo tempo simples de fazer. Então, tente preparar, ok?!?

Hoje trago uma receita de quentão, que é bom para o inverno e festa junina:


APROVEITEM!!!

Bom, é isso aí. Aproveitem o fim-de-semana.

E NÃO ESQUEÇAM: Domingo é dia de ir à Missa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...