quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sabedoria



Eu nunca cometi um erro na minha vida. Achei que tivesse cometido uma vez, mas eu estava errada.
(Lucy Van Pelt)

quarta-feira, 30 de maio de 2012

O "efeito Lula"


Luís Inácio da Silva, o Lula, conseguiu algo que muitos tentam mas não conseguem: ascender de um simples trabalhador para o maior cargo político do país. Sua popularidade é imensa até mesmo após ter deixado a Presidência da República ... mas até que ponto isso é saudável?

Lula ficou famoso por sua atuação sindical em pleno período da ditadura militar, e em razão de suas características de liderança e carisma conseguiu atrair vários adeptos à sua causa.

Logo chegou na direção do sindicato, e em 1980 se uniu a várias pessoas para fundar o Partido dos Trabalhadores (PT) ... tratava-se de uma estrela política em ascensão.

Sua força política no PT sempre foi tão forte, que era (e ainda é) considerado a única pessoa que conseguia unir todas as alas do partido. Seria ele o único que consegue apaziguar as diferenças, unir a todos diante de uma decisão partidária, e até mesmo indicar quem será o candidato da legenda. Sua influência pode ser vista até hoje, quando conseguiu firmar o nome de Haddad como candidato à prefeitura de São Paulo em vez da Marta Suplicy (que não gostou, mas acatou) ... e mesmo a Dilma preferindo apoiar a candidatura de Chalita (a quem deve favor político).

Mesmo com todo seu carisma diante dos trabalhadores e dos adeptos ao PT, exerceu apenas 2 cargos políticos no país: deputado federal pelo estado de São Paulo (1987-1989) e Presidente da República (2003-2011). Isso se deve a um projeto político dele e do PT, em que ele seria o candidato do partido à Presidência da República.

Sua carreira política desde a época do sindicato até a presidência o fez crescer e amadurecer. É importante ver que não mudou apenas a sua aparência, mas mudou (e muito) a sua forma de falar, seu discurso (o que é lógico, afinal o país passou por muitas transformações da década de 70 para cá), aprendeu com as derrotas nas eleições de 1989, 1994 e 1998.

O Lula que disputou a eleição de 2002 (e venceu) era muito diferente do que estava na disputa de 1989. Não tinha mais um discurso agressivo na ponta da língua, era mais simpático, e ainda que não tivesse uma carreira política administrativa, derrotou José Serra (que já tinha experiência).

Na eleição de 2002 havia um desejo gigante de mudança, se queria algo novo ... como Lula passara por 3 disputas já era um nome conhecido, e sua mudança de atitude durante os anos lhe favoreceu. Já era visto como uma pessoa simpática e que poderia solucionar os problemas do país. O PT era visto como um partido diferente, ético. Tudo favorecia para que vencesse e assim ocorreu.

Desde já sua popularidade foi crescendo a ponto de chegar a mais de 80% durante seu governo, afinal começou a implantar projetos sociais, a economia estava bem, a inflação não crescia ... tudo estava indo bem e Lula passou a ter a imagem daquilo que a população sempre quis: um presidente que veio do povo, que ajudava o povo, que entendia o anseio da população, que assim como todos torcia para um time de futebol e também gostava de beber uma cerveja. Ou seja, tinha uma imagem mais próxima dos seus eleitores, bem diferente do super-caçador-de-marajás-Fernando-Collor-de-Mello ou o sociólogo-intelectual-Fernando Henrique Cardoso.

Ninguém pode negar que o metalúrgico sindicalista se tornou um fenômeno político ... mas é a partir daqui que a coisa complica.

Durante seu período na presidência vários escândalos ocorreram, alguns apenas com membros do PT de forma isolada, outros com seu governo. Vamos citar alguns:

- escândalo dos bingos, com envolvimento direto de Waldomiro Diniz, assessor do então Ministro da Casa Civil, José Dirceu. Detalhe, outro nome envolvido era o Sr. Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira ... pois é, até o PT já bebeu das águas do Cachoeira;

- o assessor do Deputado Estadual (Ceará) José Nobre Guimarães (irmão de José Genuíno - figurinha carimbada do PT) foi preso com R$ 440.000,00 em dinheiro na cueca, e Guimarães admitiu que parte do dinheiro era verba não contabilizado para campanha de um candidato do PT a uma prefeitura no Ceará - CAIXA 2;

- MENSALÃO - aquele que os petistas querem fazer de conta que nunca existiu. Todo esse caso ocorreu dentro do PT, coordenado pelo Ministro da Casa Civil José Dirceu, envolvendo diversos políticos de vários partidos com a intenção de manter (ou seria compra?) a "fidelidade" da base governista ... Lula disse que não sabia de nada (embora tenha gente dentro do PT que disse que ele foi avisado da situação). Um caso que em qualquer país do mundo teria derrubado qualquer governo, que o presidente renunciaria ou até mesmo seria cassado ... mas Lula saiu ileso ... nem um caso grave como este (que tem repercussões até hoje) foi capaz de "manchar" sua imagem ... saiu como um santo que foi traído.

Tais casos mostraram a todos que o PT, até então defensor da moralidade e da ética, é um partido igual a todos. Tem corrupção? Tem sim senhor. Tem falta de ética? Tem sim senhor. Tem caixa 2? Tem sim senhor. Tem cara de pau para dizer que é diferente? Tem sim senhor.

Sim, muitos se queimaram nessa confusão toda, mas não Lula. É incrível como contra ele nada é aceitável pelos seus fãs. Se ele disser que pedra é pão, é verdade ... tudo e qualquer coisa que ele diga é verdade.

Não foi à toa que chegou à popularidade de mais de 80% durante seu governo. Não foi à toa que conseguiu eleger (sim, foi ele) Dilma Rousseff como sua sucessora ... ou alguém acredita que Dilma foi eleita por que seus eleitores simpatizaram com ela? Ou alguém acha que acreditaram nas promessas dela? Foi eleita pela palavra do Lula. Foi eleita porque Lula subiu no palanque, a pegou pela mão e disse: votem nela que eu garanto. Isso é uma prova da sua influência na política nacional (pode ser que regionalmente não consiga isso).

E criou-se uma camada de verdade, ética e moralidade no Lula, que para os seus seguidores nada atinge sua imagem. Vejamos este caso do encontro de Lula e Gilmar Mendes (Ministro do STF) no escritório de Nelson Jobim (advogado, ex-Ministro do STF e ex-Ministro do Governo Lula e Dilma) ... Gilmar disse que Lula pediu para segurar o julgamento do Mensalão ... Jobim negou ... a assessoria de imprensa do Instituto Lula negou (não foi o Lula, mas sim a assessoria de imprensa de uma empresa) ... e os fãs de Lula acreditam piamente que é mentira de Gilmar Mendes - leia o que penso sobre isso AQUI.

Tudo que é dito contra o Lula a defesa é sempre a mesma: é invenção da Veja, da oposição, da Globo, ... será que nunca vão admitir que Lula é um político igual aos demais? Será que nunca vão admitir que ele erra? Sinceramente, acho que não. Basta ele dizer que não é verdade ... pronto, acabou.

Sua figura pode ser comparada a duas outras personalidades do século passado que até hoje tem seguidores: Getúlio Vargas e Juan Domingo Perón.

Ambos, em suas épocas, foram pessoas carismáticas e tomaram diversas medidas na intenção de favorecer os trabalhadores e os menos favorecidos, o que os fez conseguir grande apoio popular, mesmo quando estavam enfrentando situações difíceis em seus governos. O mesmo ocorreu e ainda ocorre com Lula e por isso sua vida política sobreviveu à diversas crises políticas que teve em seu governo.

Este tipo de confiança cega em uma figura política é muito perigoso. Foi assim que muitos chefes de Estado chegaram ao poder (não farei comparações com nenhum para evitar o chilique dos defensores do Lula) e que causaram muitos estragos.

Espero que um dia (e que ele chegue logo) possam ver que o Sr. Luís Inácio Lula da Silva é um político igual (ou pior) que os outros. Para mim ele é uma mistura de político com magnetismo natural, mas ao contrário do tipo que citei no post sobre as Eleições 2012, ele é dissimulado.

Sim, eu não gosto do Lula, do seu partido, e nem do que ele representa. Mas aqui não estou tratando só da pessoa, mas também do "efeito Lula", que é a confiança cega e irrestrita em uma personalidade política. Se os eleitores deste país não se derem conta do risco que este tipo de efeito pode causar (independentemente de ser o Lula, Serra, Afif, Tiririca, etc.), poderemos ter grandes problemas futuros como novos mensalões e outros casos de corrupção. Foi assim que Antônio Carlos Magalhães se manteve no poder durante anos e elegendo muitos políticos seus. É assim que José Sarney e Renan Calheiros se mantêm sempre eleitos. É por isso que Fernando Collor de Mello voltou ao cenário político.

É isso que queremos para o país?
_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, O "efeito Lula", publicado em 30/05/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/05/o-efeito-lula.html

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alguém me explica???

A Revista Veja publicou uma entrevista com o Ministro Gilmar Mendes, do STF, em que ele declara que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teria feito pressão sobre ministros do tribunal para que o processo do mensalão não seja julgado antes das eleições municipais de 2012.

Segundo Gilmar Mendes este encontro se deu no escritório de Nelsos Jobim, advogado, ex-presidente do Supremo e ex-ministro da Defesa do governo Lula.

Nelson Jobim disse: (...) Estranho que o encontro tenha acontecido há um mês e só agora Gilmar venha se dizer indignado com o que ouviu de Lula. O encontro foi cordial. Lula queria agradecer a colaboração de Gilmar com o seu governo (...).

Antes de tudo quero deixar claro duas coisas:

1. Não gosto do Ministro Gilmar Mendes. Para mim é um dos piores que temos no STF, tanto em conteúdo jurídico quanto em personalidade. Tenho sempre desconfiança sobre suas palavras.

2. O fato de tal entrevista ter sido publicada na Revista Veja é mais um indício ruim sobre a situação. Não gosto desta revista, embora reconheça que suas publicações trazem à tona diversos escândalos no país ... mas poderia mostrar situações para os dois lados, né???

OK!!! Mas a coisa é pior do que se imagina. Vamos aos fatos ditos pelos envolvidos:

a) Gilmar acusa Lula de fazer pressão para segurar o julgamento do mensalão.

SÉRIO?!? Lulinha voltou à ativa??? Se isso ocorreu é um dos maiores absurdos que este país pode ver: um ex-presidente fazendo lobby no STF sobre um processo que trata do maior escândalo do seu governo.

b) Nelson Jobim levantou uma questão: (...) Estranho que o encontro tenha acontecido há um mês e só agora Gilmar venha se dizer indignado com o que ouviu de Lula (...)

Concordo plenamente!!! Oh Seu Gilmar, não venha dar uma de paladino da justiça (lembre do caso do Demóstenes) agora ... se o encontro foi a 1 (um) mês, POR QUE SÓ AGORA ELE VEIO A PÚBLICO FALAR SOBRE ISSO??? Tem caroço nesse angú. 

c) O encontro existiu, conforme reconhecido por Nelson Jobim.

Aqui temos 3 (três) situações a serem analisadas: 

c.1) encontro velado entre um ex-presidente, um ex-ministro do STF (e advogado e ex-ministro do Lula) e um ministro do STF

Não existe justificativa plausível para um encontro desse. NÃO TEM!!! Um membro do judiciário não deve ter encontros deste tipo. Gilmar deveria ter recusado ir e dizer que os receberia em seu gabinete. 

c.2) Jobim disse que foi um encontro cordial, e que Lula queria agradecer a colaboração de Gilmar com o seu governo

COMO É???? Que tipo de colaboração é essa que precisa ser agradecida em um encontro velado??? Será que ninguém está vendo que a coisa pode ser pior do que parece??? 

c.3) O que Gilmar Mendes esperava deste encontro

Conforme questionamento feito pelo site MIGALHAS!: O que é que um ministro - que vai a um encontro de um político, num escritório de advocacia (!) - acha que vai ouvir? Uma pregação religiosa? 

Oras, primeiro Gilmar não deveria ir ... mas foi. Por que foi? achava que iria ganhar chocolate de Páscoa? Este Sr. é conhecido por relações e encontros (ou telefonemas) no mínimo inadequadas, e pelo jeito não vai mudar. MAS O QUE RAIOS ESPERAVA DESTE ENCONTRO???

Só me resta usar as mesmas palavras do advogado Joe Miller, interpretado por Denzel Washington no filme Filadélfia: 

(...) Alguém me explique como se eu fosse uma criança de cinco anos. (...) 

Realmente não consigo entender os motivos deste encontro, pois nem Gilmar explicou porque foi lá, e a explicação de Jobim também não é boa.

Olha, vou dizer que a coisa toda está errada e se ninguém for a fundo nessa questão, será mais um caso de vergonha nacional.
_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, Alguém me explica???, publicado em 28/05/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com.br/2012/05/alguem-me-explica.html

Legenda 34

Para criar a legenda usem o espaço para comentários. Só há uma uma regra: sejam criativos!!!!


Já viram as imagens anteriores? Aqui: 12, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32 e 33.

domingo, 27 de maio de 2012

Uma reflexão sobre o Pentecostes


Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.
(At 2, 1-3)

Não é incomum se encontrar pessoas falando que o Espírito Santo é quem move a Igreja Católica, que é Ele quem nos inspira e etc., etc., etc.. Você acredita mesmo nisso?

Não pretendo aqui tratar sobre os aspectos teológicos do Pentecostes (com certeza isso poderá ser analizado em diversos outros blogs e sites), mas quero falar sobre algo mais prático, sobre o que significa a presença do Espírito Santo na Igreja.

A experiência ocorrida a quase 2 mil anos foi de tamanha importância para o cristianismo, que dali em diante tudo mudou. Vejamos o exemplo de São Pedro, que não era uma pessoa dada à oratória ... mas em Pentecostes sua vida mudou, e com ela a vida de tantas outras pessoas. O mesmo Pedro que havia negado a Cristo três vezes em uma mesma noite, agora estava proclamando a vida de Jesus Cristo para 3 mil pessoas.

Santo Atanásio
Essa mudança de vida, essa força e coragem não ficaram restritas aos fatos narrados na Bíblia, pois isso tem ocorrido na história da Igreja com diversas pessoas e momentos. Assim foi com Santo Atanásio na sua luta contra as heresias de seu tempo. Também foi o Espírito Santo que seduziu Santo Agostinho, a ponto dele se tornar Doutor da Igreja. O mesmo Espírito Santo foi quem mudou a vida e deu forças para São Francisco de Assis, Santo Antonio de Pádua, Santa Teresa de Ávila, São João da Cruz, entre tantos outros, mudar a sua vida e proclamar a todos que Jesus Cristo é o Senhor.

Se pegarmos mais recentemente, o Papa João XXIII recebeu do Espírito Santo a inspiração para convocar o Concílio Vaticano II (ainda que muitos torçam o nariz para isso). O mesmo Espírito deu a perseverança e força ao Papa João Paulo II para lutar (desde quando entrou no seminário) contra o nazismo, socialismo e comunismo, para mesmo depois de levar 2 tiros ainda assim permanecer firme. Ainda, é o Espírito Santo quem conduz o Papa Bento XVI para ser firme na fé e em seu ministério, mesmo com as dificuldades que enfrenta dentro e fora da Igreja.

E o Santo Espírito é quem move a tantos outros católicos (conhecidos ou anônimos) a lutar por sua fé, pela Igreja e pelo Papa. Tantos movimentos e expressões religiosas nasceram deste sopro divino, e todos como fruto do amor de Deus pelos homens.

Minha família e o Pe. Antonio
Cito como exemplo o Padre Antonio Deiana, Vigário da minha paróquia (São João Batista Precursor, Mossunguê, Curitiba-PR). Um homem de 78 anos com diversos problemas de saúde, mas um sacerdote sempre fiel à Igreja Católica e ao Papa. Suas homilias não tem nada de superficial, sempre falando de forma calma e doce, mas quando usa a palavra para defender a Igreja e ao Papa seus olhos ardem com um fogo que incendeia meu coração. Parece um jovem com todo o vigor da idade em defesa do que acredita ... somente o Espírito Santo para fazer isso ocorrer.

Aqueles que se deixam levar por superficialidade, comodismo, relativismo, são aqueles que erram de caminho. Esse foi o caso da Teologia da Libertação, esse é o caso daqueles que resolvem "inventar" moda dentro da Igreja, e acabam agindo como protestantes, não católicos.

Nós, católicos, não podemos brincar de sermos católicos, pois assim perdemos todas as riquezas que Deus tem para nos dar na e pela Igreja. É como se entrassemos na melhor confeitaria da cidade e comêssemos apenas bolacha de água e sal e tomássemos água da torneira. 

A profundidade na religião não é definida pelo quanto você sabe ou faz, mas pelo o quanto você quer e vive. Sim, é importantíssimo ler e estudar sobre os mistérios divinos, mas diante da Sagrada Eucaristia tudo isso de nada adianta ... diante do Cristo Eucarístico é como você decidiu viver a sua fé que vai definir como será este encontro com Deus.

Uma fé profunda e decidida nos move a Deus. E é o Santo Espírito, o Consolador das Almas, quem nos guiará ao Pai. Que a partir deste Pentecostes possamos nos aprofundar em Deus, que possamos pedir ao Espírito Santo que nos conduza neste caminho. Como disse o Papa bento XVI hoje: (...) o Espírito Santo nos guia até as alturas de Deus, para que possamos viver já nesta terra o germe da vida divina que está em nós (...)

Que possamos juntos pedir, clamar, desejar a presença do Espírito Santo em nossas vidas, para que possa inflamar nossas almas, e assim nos unir a Deus.

_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, Uma reflexão sobre o Pentecostes, publicado em 27/05/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com.br/2012/05/uma-reflexao-sobre-o-pentecostes.html

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dicas para o FDS 25 a 27/05/12


Reunam seus amigos!!! O FDS ESTÁ CHEGANDO!!!! Seguem algumas dicas para melhor aproveitá-lo.

Peço aos leitores que se leram / assistiram / ouviram qualquer das obras indicadas abaixo, que possam comentar o que acharam. Um feedback é sempre interessante.

Antes de tudo, faça a sua legenda para esta imagem: LEGENDA

E neste FDS estamos em uma pegada mais nerd, afinal hoje (25/05) se celebra o Dia da Toalha (leia mais sobre isso AQUI) ... por isso temos até imagem especial (clique na figura e veja em tamanho maior).

Ainda, informo que tive a honra de ser convidado para atuar como um dos editores do Portal Mundo Nerd, e aceitei. Se possível, confiram o portal que está ficando cada vez melhor (CLIQUE AQUI).

CINEMA 

HOMENS DE PRETO 3

Yaz decide voltar no tempo para matar Kay e desencadeia uma série de acontecimentos que pode levar ao fim do mundo. Jay precisa, então, ir atrás de Yaz para salvar seu companheiro e o destino da humanidade. Para isso, ele viaja no tempo e descobre segredos que nunca imaginou.

Elenco: Will Smith, Tommy Lee Jones, Jemaine Clement, Josh Brolin, Alice Eve, Bill Hader
Gênero: Ação     Duração: 106 min.     Classificação: 10 Anos

OBS: muita gente já se divertiu com essa franquia, que traz uma atuação muito engraçada de Will Smith. VAmos combater alienígenas de novo? Confiram o TRAILER.

DVD/BLURAY

Lançamento

OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES

O difamado jornalista Mikael Blomkvist (Daniel Craig) aceita um convite para investigar um assassinato de 40 anos atrás não solucionado, a pedido tio da vítima, o industrial sueco HenrikVanger (Christopher Plummer). Enquanto isso, a estilosahacker Lisbeth Salander (Rooney Mara), contratada para investigar Blomkvist, descobre a verdade por trás da conspiração que o levou a cair em desgraça. Unidos pelo destino, a dupla improvável descobre uma história secreta de assassinato e abuso sexual que compromete o passado do industrial sueco, enquanto eles se aproximam de um mal silencioso que espera para engolir ambos.

OBS: quem melhor para uma investigação??? Daniel "Bond, James Bond 007" Craig, é claro. O filme é muito bom, e a abertura (algo semelhante aos filmes do 007) é fantástica. Confiram o TRAILER.

Catálogo

GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS

Absurdamente maluca. Loucamente eletrizante. Maravilhosamente irreverente. É a comédia hilária e intergaláctica O Guia do Mochileiro das Galáxias. Baseada no best-seller de Douglas Adams e repleta de efeitos especiais do outro mundo, essa é uma viagem que você não pode perder. Segundos antes de a Terra ser destruída pelas piores criaturas do universo, o gentil Arthur Dent é enviado ao espaço por seu amigo, um alien em corpo humano. Então, a aventura começa e ele e seus companheiros viajantes, incluindo um Presidente Galáctico de duas cabeças e um Andróide Paranóico, saem em busca das respostas para os mistérios da vida, do universo e de todas as coisas.

OBS: bastaria dizer uma coisa: 42 ... não entendeu? Então você DEVE ver este filme ... e nunca mais largue sua toalha. Confiram o TRAILER.

LIVRO
  
GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS
DOUGLAS ADAMS

Douglas Adams foi um escritor e comediante britânico, famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva Monty Python´s Flying Circus, junto com os integrantes desse grupo de humor nonsense, e pela série de rádio, jogos e livros O Guia do Mochileiro das Galáxias .
Douglas Adams nasceu em Cambridge, Inglaterra, em1952, e faleceu aos 49 anos, em 2001. Filho de Janet Donovan e Christopher Douglas Adams. A obra começou como série radiofônica transmitida pela primeira vez no Reino Unido pela Radio 4, da BBC, em 1978, e mais tarde foi publicada (muito modificada e amplificada) numa Saga de romances em cinco partes.
Os cinco livros trazem um humor escrachado, no qual o autor usa situações hilárias e bizarras para ironizar a política, a burocracia, as pessoas e suas manias.

OBS: leitura leve e divertida, mas não deixe de ler sem uma toalha por perto.

VÍDEO

Uma coisa é certa, o cara tem coragem ... mesmo que a gente ache que tenha uma mente de pokemon.


MÚSICA
MUSIC FROM STAR WARS
JOHN WILLIANS

Neste CD, o maestro, compositor e arranjador John Williams (que  deu som aos episódios da série Guerra nas Estrelas) criou uma trilha envolvente e impactante, interpretada pela Orquestra Sinfônica de Londres.

OBS: muitas vezes a trilha sonora de um filme é tão bem feita, que não sai de sua cabeça. Ou ainda, quando é tocada uma das canções, você logo associa ao filme ou até mesmo a um trecho específico. Este foi o caso do brilhante tranalho de John Williams. Recomendo a sua aquisição (que pode ser feita AQUI).

Segue abaixo uma das músicas do disco:


DICA CULINÁRIA 

Este espaço foi criado para dar uma dica que pode ser feita em sua casa, uma receita mais elaborada e ao mesmo tempo simples de fazer. Então, tente preparar, ok?!?

Hoje trago uma receita que que ficou famosa no mundo jurídico. Pois é, em um determinado processo no STJ, uma das partes anexou uma receita de risoto (talvez o estagiário fossse aspirante a chef de cozinha). A Ministra Nancy Andrighi achou inadequada a juntada de tal documento e ...


Acho que é o primeiro caso que vejo o Google (que é parte no processo) trazer algo para você, em vez de ir se buscar nele.

Bom, segue a dica (vejam a imagem da receita de risoto que estava no processo):



 
BOM APETITE!!!

Bom, é isso aí. Aproveitem o fim-de-semana.

E NÃO ESQUEÇAM: Domingo é dia de ir à Missa.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Você sabia?


Gregor Johann Mendel (Heinzendorf bei Odrau, 20 de julho de 1822 — Brno, 6 de janeiro de 1884) foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco.

Durante a sua vida, Mendel publicou dois grandes trabalhos agora clássicos: "Ensaios com plantas híbridas" (Versuche über Planzenhybriden), que não abrangia mais de trinta páginas impressas e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial".

Em 1865, formula e apresenta em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. Após 1868, as tarefas administrativas mantiveram-no tão ocupado que não pode dar continuidade às suas pesquisas, vivendo o resto da sua vida em relativa obscuridade. É conhecido como "Pai da Genética" atualmente.

Fonte: Wikipedia 

OBS: interessante que muitos dizem que a Igreja Católica é contrária aos estudos e avanços científicos, mas não se atentam que vários dos conhecimentos científicos de hoje são fruto de estudos feitos por religiosos. Se hoje se estuda genética, se deve ao Monge Gregor ... você sabia disso?

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sabedoria




Para mim, a televisão é muito instrutiva. Quando alguém a liga, corro à estante e pego um bom livro para ler.
(Groucho Marx)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Já fomos mais inteligentes nos protestos


Houve um tempo que tivemos músicas de protesto, passeatas de protesto, greve de protesto, protesto de protesto, etc., e os temas eram "liberdade", "democracia", "melhores condições de trabalho",etc.. E hoje, o que temos?

Um tempo atrás algumas celebridades eram costumeiramente flagradas sem calcinha e acabam (sem querer querendo) expondo suas partes íntimas ... ok, era a forma de muitas sem-vergonha chamar a atenção e todo mundo sabia. Temos uma outra moda: o vazamento de fotos e vídeos íntimos que teriam sido hackeados de celulares ou computadores ... a princípio foram vítimas de alguém que teve acesso às fotos/vídeos ... a princípio ...

Mas a nudez (que hoje não é castigada) também virou forma de protesto. Não é incomum ver notícia de grupos de ciclistas fazendo protestos pelados (o que deve ser muito incômodo sentar no selim da bike), ou ainda, protestos na Europa com mulheres de topless (tiveram algumas mulheres que foram fazer protestos de topless contra a prostituição na Euro-2012 ... será que não aproveitaram para fazer propaganda do material???).

E ficar pelado em defesa dos animais??? E ficar pelado e banhado de sangue (ou tinta mesmo) em defesa dos animais??? Puxa, agora sim vão deixar de matar os bichinhos.

Se alguém tem que fazer um protesto usando nudez para chamar a atenção, significa que a causa defendida não tem tanta relevância assim, e se tiver, ela ficará em segundo plano ou será diminuída. Será que ninguém pensou nisso?

Eu fico me perguntando: será que não tem um jeito melhor de fazer estes protestos??? Ou será esta a forma "mais inteligente" que conseguiram imaginar??? Será que acreditam mesmo que a nudez é o que vai dar crédito ao assunto???

E os temas??? Gente ... marcha da maconha??? Sério mesmo??? Tem todo um esforço (politicamente correto) para a restrição do uso de cigarro, e um bando de lesado quer defender a liberação da maconha???

Maconha é droga e tem seus efeitos em seus usuários. Não tem essa de comparar com o crack, cocaína, heroína, e dizer que ela é mais leve. Esta porcaria é a porta para drogas piores, e se for liberada não acabará com o tráfico (como alguns insistem em dizer).

E os abaixo-assinados??? Gente, isso não dá em nada. Um grande número de gente assinando um documento (digital ou físico), somente fará deste documento uma lista de nomes. Uma coisa é assinar um projeto de lei (como o da Ficha Limpa), outra coisa é simplesmente colocar seu nome em um documento.

Os melhores são os revolucionários digitais ... aqueles que sabem apenas compartilhar/retuitar frases e imagens dos outros, e muitas vezes não conferem se o caso é verdadeiro. São daquele tipo: isso eu não concordo, então para mostrar meu descontentamento vou compatilhar (retuitar) essa bagaça ... tá, e daí??? Dá vontade de chegar para a criatura e pedir: por favor, me explique mais sobre o caso, quais os seus argumentos para ser contra?

Diga-se de passagem a internet pode ajudar muito a disseminar uma ideia de protesto, mas P#$$@, tem cada m#$%@ sendo defendida que dá desânimo.

Eu e alguns de meus amigos fizemos parte dos "caras-pintadas" e vou dizer que este movimento teve sua importância no momento em que ocorreu, mas muitos que foram para as passeatas queriam apenas matar aula e paquerar. Poderiam até saber o que estavam fazendo lá, mas não era bem isso que os movia a ir para lá.

De qualquer forma, não vejo que hoje se conseguisse uma mobilização como esta. Parece-me que os jovens estão mais preocupados com o status do FB ou o twitt que vão escrever, do que mostrar a sua cara em um protesto.

Sei que não dá para comparar com os vários protestos dos anos 60 e 70, pois eram épocas diferentes e o mundo passava por um período de grandes mudanças ... mas o que aconteceu com a sociedade? Se perdeu a mão na forma de se expressar seu descontentamento e revolta com alguma situação?

Hoje vemos estudantes da USP fazendo protestos ... ok, é algo que se imagine de uma dos maiores centros de formação de pensadores do país ... mas a última invasão contra a "atuação da polícia" no campus foi no mínimo imbecil. Vários "filhinhos de papai" revoltadinhos porque a polícia prendeu três maconheiros ... que vergonha ... invadiram a reitoria, deixaram o local um caos, e acham que fizeram bonito??? Vão procurar o que fazer!!!

Está na hora de se parar com as revoltas por causas idiotas, e lutar pelo que realmente importa. Este foi o exemplo do Egito, Tunísia e tantos outros países em que a população resolveu lutar por algo importante. Conseguiram fazer coisas que ninguém imaginava. Não ficaram com a bunda engordando na frente do computador. Cansaram de ficar no comodismo e foram para as ruas.

Isso é algo que poderia acontecer aqui no Brasil, e olha que temos muitos temas para lutar ... mas a imensa maioria da população prefere ficar no seu comodismo, ainda que reclame de tudo ... DE TUDO!!!

E por favor, não venham com aquele papinho: não adianta protestar porque a coisa não vai mudar! Isso é conversa de quem não quer se incomodar. Tem que se manifestar de forma inteligente (por favor, nudez não!!!), com coragem, e sabendo o que está fazendo.

Um protesto inteligente terá efeito ... pode não ser o melhor, mas algo acontecerá. A imagem ao lado mostra isso. O ideal seria se tivessem feito um novo asfalto na rua, mas pelo menos taparam os buracos.

Foi uma ideia interessante e bem bolada. ISSO foi uma forma inteligente de protestar. E tem gente que pensa que votar no Tiririca é um protesto inteligente ...


_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, Já fomos mais inteligentes nos protestos, publicado em 22/05/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com.br/2012/05/ja-fomos-mais-inteligentes-nos.html

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Legenda 33

Para criar a legenda usem o espaço para comentários. Só há uma uma regra: sejam criativos!!!!


Já viram as imagens anteriores? Aqui: 12, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31 e 32.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dicas para o FDS 18 a 20/05/12


Reunam seus amigos!!! O FDS ESTÁ CHEGANDO!!!! Seguem algumas dicas para melhor aproveitá-lo.

Peço aos leitores que se leram / assistiram / ouviram qualquer das obras indicadas abaixo, que possam comentar o que acharam. Um feedback é sempre interessante.

Antes de tudo, faça a sua legenda para esta imagem: LEGENDA

CINEMA 

PLANO DE FUGA

Capturado pela polícia do México quando fugia da policia americana na fronteira, Driver é jogado em uma das prisões mais violentas do mundo. Lá ele receberá a ajuda de um garoto de 9 anos que lhe passará informações vitais para a sua sobrevivência.

Elenco: Mel Gibson     Duração: 96 min.     Classificação: 16 Anos

OBS: Mel Gibson está de volta ... tá com cara de bêbado, mas voltou. Confiram o TRAILER.

DVD/BLURAY

Lançamento

SHERLOCK HOLMES - O JOGO DAS SOMBRAS

Sherlock Holmes sempre foi o homem mais inteligente do pedaço... até agora. Existe um novo e maior gênio do crime - Professor Moriarty (Jared Harris) - e ele não apenas é igual a Holmes intelectuamente, mas sua capacidade para o mal, aliada a uma completa falta de consciência, podem realmente dar-lhe uma vantagem sobre o famoso detetive. As mesmas notícias estão nas manchetes de todo o mundo: um escândalo derruba um magnata indiano do algodão , um traficante de ópio chinês morre de uma aparente overdose; atentados em Estrasburgo e Viena, a morte de um magnata americano do aço... Ninguém vê a ligação entre estes eventos aparentemente aleatórios – ninguém exceto Sherlock Holmes, que tem percebido um deliberada rede de morte e destruição. No centro de tudo isso uma aranha singularmente sinistra: Moriarty. A investigação torna-se cada vez mais perigosa à medida que leva Holmes e Watson de Londres para França, Alemanha e, finalmente, para a Suíça. Mas o astuto Moriarty está sempre um passo à frente e constroí uma teia de morte e destruição - tudo parte de um plano maior que, se bem sucedido, irá mudar o curso da história.

OBS: Robert Downey Jr. está em alta e sua atuação neste filme está muito boa, e destaco o trabalho do diretor Guy Ritchie, que deu uma cara muito especial. Confiram o TRAILER.

Catálogo

AMISTAD

O filme inaugural de Steven Spielberg para a DreamWorks Pictures, Amistad, conta com um elenco de primeira linha liderado por Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Djimon Hounsou e Matthew McConaughey. Tendo sido aclamado por seu alto nível de realização e vigor, Amistad recebeu quatro indicações para o Oscar® da Academy Award; Melhor Ator Coadjuvante (Hopkins), Melhor Música, Melhor Indumentária e Melhor Cinematografia. Baseado em um evento real, este filme relata a incrível história de um grupo de escravos africanos que se rebela e se apodera do controle do navio que os transporta e tenta retornar à sua terra de origem. Quando o navio, La Amistad, é aprisionado, esses escravos são levados para os Estados Unidos, onde são acusados de assassinato e são jogados em uma prisão à espera do seu destino. Uma empolgante batalha se inicia, o que capta o interesse de toda a nação e confronta os alicerces do sistema judiciário norte-americano. Entretanto, para os homens e mulheres sendo julgados, trata-se simplesmente de uma luta pelos direitos básicos de toda a humanidade... liberdade.

OBS: um elenco fenomenal ... Morgan Freeman, , Anthony Hopkins, , Matthew McConaughey, Djimon Hounsou, , Stellan Skarsgard, entre outros. Some-se a isso um roteiro muito bem elaborado e um grande diretor. Se alguém ainda não viu, deve alugar JÁ!!! Quem já viu deve ver novamente. Confiram o TRAILER (em inglês).

LIVRO
  
20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS
JULES VERNE

Em 1866, quando navios de guerra de diversas partes do mundo começaram a naufragar e sofrer misteriosas avarias, governates e homens de ciência mobilizaram-se para identificar, localizar e deter o misterioso monstro marinho responsável por tais ataques. Buscavam algo descrito como "comprido, fusiforme, fosforescente em certas ocasiões, infinitamente maior e mais veloz que uma baleia". Mas a missão não saiu correu conforme os planos, e a besta desconhecida destroçou a fragata que fora em sua captura. Lançados ao mar, o professor Aronnax, o fiel Conselho e o exímio arpoador Ned Land foram resgatados e feitos prisioneiros pelo capitão Nemo, dono, líder e principal habitante do prodigioso submarino Náutilus. Navegando pelas águas remotas dos oceanos e lançando-se em ousadas caminhadas submarinas, esses homens desbravarão a vida por um ângulo inteiramente novo, descobrindo a exuberância da flora e da fauna marinhas e experimentando emoções conflituosas, numa inesquecível viagem vinte mil léguas sob os mares.

OBS: muitos gostam de aventura, fantasia e ficação científica, e este livro traz tudo isso. Uma obra à frente de seu tempo, um clássico que motivou a muitos a escrever e ler, uma história que fez com que muitos viajassem longe com sua imaginação. Quem gosta de ler se deve dar ao direito de passar algumas horas com este livro. Comprem o livro na Saraiva usando este LINK.

VÍDEO

Talento não precisa de roteiro.


MÚSICA
ELIS VIVE
ELIS REGINA

"Corsário", "Pontas de Areia" e "O Bêbado e a Equilibrista" são alguns exemplos dos importantes sucessos, interpretados por Elis Regina, que estão reunidos nesse álbum, cujo nome é "Elis Vive". Essa musa, que entrou para a história da música popular brasileira, continua conquistando e emocionando fãs. Incrível!

OBS: uma das melhores vozes femininas da MPB de todos os tempos, com interpretações maravilhosas. Recomendo a sua aquisição (que pode ser feita AQUI).

Segue abaixo uma das músicas do disco:


DICA CULINÁRIA 

Este espaço foi criado para dar uma dica que pode ser feita em sua casa, uma receita mais elaborada e ao mesmo tempo simples de fazer. Então, tente preparar, ok?!?

Hoje trago uma receita que peguei no famoso Youtube ... MOLHO DE MARACUJÁ: 
 
 
BOM APETITE!!!

Bom, é isso aí. Aproveitem o fim-de-semana.

E NÃO ESQUEÇAM: Domingo é dia de ir à Missa.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sabedoria




Eu gosto da humanidade. O que eu não suporto são os humanos.
(Linus Van Pelt)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Eleições 2012


Este ano temos novas eleições, em que serão votados os cargos de prefeito (e vice-prefeito) e vereadores para nos mais de 5.500 municípios do país. Até que ponto o povo brasileiro está preparado para esta escolha?

Sei que muitos vão dizer: de que adianta escrever na internet sobre o tema, se a imensa maioria não tem acesso à internet ou não se importa com o assunto e faz pouco caso???

Sim, estou ciente deste fato, mas ao mesmo tempo acredito que aqueles que tem acesso e que se interessam pelo assunto devem se manifestar. Não pretendo aqui fazer uma defesa (ou ataque) a este ou aquele partido/candidato, e não vou defender nenhum deles também ... mas me dou ao direto de criticar alguns.

Hoje temos ao nosso lado a Lei da Ficha Limpa, que foi um grande avanço em termos de legislação eleitoral no país, e deve (ESPERO) impedir muita gente de concorrer nas eleições, mas infelizmente não impedirá que velhos nomes estejam de novo no jogo político, e é provável que sejam (re)eleitos. Sim, a Ficha Limpa é boa e será útil, mas não pode ser a única arma que iremos usar.

Temos aproveitar os casos de escândalos (recentes ou não) do meio político para tentar extipar alguns nomes deste meio. Toda a situação envolvendo Carlinhos Cachoeira, assim como os desvios de verbas públicas na Câmara de Veradores de Curitiba (PR) tem que servir para algo, além de nos fazer passar vergonha pela sujeira na política brasileira.

Vamos analisar os candidatos, sua atuação no meio político, seu passado e presente, suas relações políticas. E após termos noção de quem não presta, divulgar estes nomes aos quatro ventos e com vontade.

Vamos encontrar vários canditados, e vou citar alguns tipos (conforme imagem ao lado) que com certeza muitos que lerão este texto irão identificar nomes em situações semelhantes.

- temos aqueles candidatos que nos querem empurrar à força, com toda uma grande estrutura por trás. Você até nota que poderia ser um nome interessante, mas o fato de que está lhe sendo empurrado goela abaixo você já fica com receio de votar nele;

- tem aqueles que parecem ter um magnetismo natural, pessoas que atraem as outras com uma facilidade ... mas quando se presta atenção no seu discurso e suas propostas, já se vê que ele não serve. Este tem que se tomar cuidado, pois sua atração enganará a muitos;

- tem os de discurso forte e até mesmo segregador (dizem que os quem prestam são esses e os demais deveriam ser punidos - geralmente com impostos). Confesso que este dá medo na maioria, mas é uma ideia que pode crescer durante um embate eleitoral e por isso devemos combate-los desde o início;

- cito apenas mais um: os malucos. Tem aqueles que você olha e não sabe como ele foi parar ali, e acho que em geral nem eles mesmo sabem o que estão fazendo ali. Sua propostas não completamente sem noção, e se chegarem a ser eleitos farão um imenso estrago.

E como se faz para reconhecer esse povo? Tem que prestar atenção no que cada um diz, acompanhar suas propostas, ver os debates (sim, por mais que você ache um saco - e em geral são mesmo - mas ajudam e muito nesta hora), observar suas atitudes, etc..

Uma coisa muito importante é ver as coligações políticas feitas, e como foram criadas ... sempre tem um toma-lá-dá-cá ... SEMPRE.

Nós não podemos nos silenciar nesta hora, e muito menos sermos omissos. Ficar esperando que os TREs e o TSE façam o trabalho por nós é muito pouco. Ficar sonhando que a Lei da Ficha Limpa vai resolver é inocência demais.

Vou dar um exemplo do que podemos fazer, e para tanto vou pegar alguns candidatos à Prefeitura de São Paulo (de acordo com a posição na ultima pesquisa de intenção de votos - 5 a 7/05/12 - confira aqui):

José Serra (PSDB) - sabe quando você uma pessoa que tem conhecimento, que poderia fazer algo, mas que não dá para acreditar que pretenda chegar ao final do mandato? Pois é, o Sr. Burns ... quer dizer, o Serra é esse caso. Já foi eleito para prefeito e não ficou (foi concorrer a governador), foi eleito governador mas já pensando em concorrer a presidente. Será que eleito prefeito ficaria até o final do mandato? Isso sem falar dos casos citados no livro A Privataria Tucana ...

Celso Russomanno (PRB) - tenho meus receios com todo político que veio de um programa de televisão, ainda mais aqueles que gostam de fazer reportagens polêmicas. Para mim a imagem do Celso Russomanno está ligada ao AQUI AGORA (sim, faz tempo isso), mas seu nome já esteve ligado a denúncias de desvio de dinheiro público (leia aqui) e por forjar endereço para disputar eleições (leia aqui).

Netinho de Paula (PC do B) - o cara que gosta de dar porrada. Já teve nome envolvido no escândalo das ONGs do Ministério do Esporte (leia aqui) entre outras coisinhas por aí ... é, o pagode não é dos melhores para ele.

Soninha Francine (PPS) - esta sempre terá duas marcas na sua vida: a maconha e seu passado no jornalismo desportivo (que fazia bem, por sinal). Na vida política não passa credibilidade a ponto de ser eleita para um cargo no executivo, além de ter seu nome ligado a casos de nepotismo (leia aqui).

Gabriel Chalita (PMDB) - o cara mais vendido que já vi na política nos últimos anos. De 2008 para cá está no terceiro partido (PSDB, PSB e PMDB), sempre mudando em busca de interesses maiores. Em razão do programa que tinha na TV Canção Nova teve uma votação enorme no estado de São Paulo, e em razão deste "fenômeno" eleitoral o PMDB comprou seu passe para que ele fosse o nome do partido (achando eles que seria um bom nome) para levar a prefeitura ... bom, assim como Chalita não é fiel aos partidos que passou e à sua fé religiosa, seus eleitores não são mais fiéis a ele ... não é à toa que está atrás da Soninha nas pesquisas.

Paulinho da Força (PDT) - nem vou me prolongar nesse caso. Já foi CONDENADO por improbidade administrativa (leia aqui) entre outros casos que facilmente são encontrados na internet. Dá de confiar em uma peça dessa?

Fernando Haddad (PT) - este é um fenômeno ... conseguiu ser Ministro da Educação de 2005 a 2011 sendo incompetente na função, isso com alguns casos de vazamento das questões do ENEM no seu currículo. Seu nome é tão fraco que consegue estar atrás do Paulinho da Força.

Analisando os nomes à prefeitura de São Paulo se demonstra que temos que analisar cada candidato. Se você não for afiliado a um partido político, não vejo justificativa para se defender determinado candidato em razão do partido dele.

Vejam que não existe partido político que se salve ... hoje, TODOS SÃO IGUAIS!!! Então a primeira coisa é não acreditar (E NEM DEFENDER) que este ou aquele partido é diferente. NÃO É!!!

Nos últimos anos vimos que PT, PSDB, PMDB, PV, DEM, etc., são todos iguais: vários casos de corrupção (em vários níveis - municipal, estadual e nacional) foram noticiados envolvendo diversos membros de cada partido; se vendem até mesmo para antigos inimigos políticos na intenção de formar sua base (ou futura base) de governo; OU SEJA, é tudo farinha do mesmo saco.

O que digo é que temos que analisar cada uma das opções e não apenas votar na melhor (ou menos pior), mas defender o porque votar neste e não votar nos demais. Ainda, se vemos que algum candidato é um daqueles não deve ser votado, temos que fazer campanha contra. Como disse antes, tem gente que consegue escapar da Lei da Ficha Limpa, mas isso não quer dizer que seja "limpo".

MANIFESTEM-SE!!!
Não sejamos omissos. Vamos tentar eleger melhores nomes para os cargos públicos.

_____________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, Eleições 2012, publicado em 16/05/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/05/eleicoes-2012.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...