sexta-feira, 30 de março de 2012

Dicas para o FDS 30/03 a 01/04/12


Reunam seus amigos!!! O FDS ESTÁ CHEGANDO!!!! Seguem algumas dicas para melhor aproveitá-lo. E A PARTIR DE HOJE COM UMA NOVIDADE: DICA CULINÁRIA!!!

Peço aos leitores que se leram / assistiram / ouviram qualquer das obras indicadas abaixo, que possam comentar o que acharam. Um feedback é sempre interessante.

Antes de tudo, faça a sua legenda para esta imagem: LEGENDA

CINEMA

JOGOS VORAZES

Todos os anos nas ruínas de onde outrora fora a América do Norte, a nação de Panem força cada um de seus doze distritos para enviar um menino e uma menina para competir nos Jogos Vorazes. Parte entretenimento, parte tática de intimidação do governo, os Jogos Vorazes são um evento televisionado em que os Tributos devem lutar um contra o outro até que um sobrevivente permanece.

Elenco: Liam Hemsworth, Jennifer Lawrence, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Willow Shields, Stanley Tucci, Alexander Ludwig, Isabelle Fuhrman
Gênero: Aventura    Duração: 144 min.    Classificação: 14 Anos

OBS: praticamente um Big Brother, mas a eliminação é um pouco mais séria que aquela que o Bial anuncia, e depois ninguém vai posar nu. Confiram o TRAILER.

DVD/BLUERAY

Lançamento

OS MUPPETS

Walter é o maior fã dos Muppets e viaja a Los Angeles ao lado dos amigos Gary e Mary. O trio descobre que Tex Richman deseja destruir o Muppet Theatre, para explorar o petróleo recém-descoberto no local. Para salvar o teatro, eles ajudarão Kermit a reunir mais uma vez os Muppets, para que todos realizem um grande programa de TV que possibilite a arrecadação de 10 milhões de dólares.

OBS: durante muito tempo os Muppets alegraram crianças e adultos. Tá, era uma outra época, mas acredito que ainda valha a pena. Volte a ser criança e se divirta com esses bonecos malucos. Confiram o TRAILER.


Catálogo

CHOCOLATE

Binoche é Vianne Rocher, mãe solteira que perambula de cidade em cidade com sua filha pré-adolescente, Anouk. Até chegar a uma vila provinciana e conservadora do interior da França, chamada Lansquenet, onde abre uma aconchegante loja de chocolates. Aos poucos a misteriosa “intrusa” começa a modificar a rotina da pequena comunidade e a transformar a vida de seus habitantes, graças a sua discreta sabedoria e suas deliciosas guloseimas. Josephine Muscat é uma das influenciadas pela recém-chegada. Cansada de apanhar em casa, ela abandona o marido imbecil e vai morar e trabalhar com Vianne. Há também a velha e solitária Armande Voizin (Judi Dench), uma das melhores clientes da loja de chocolates, que há anos não fala com a filha (Carrie-Anne Moss) e que espera pela chance de se aproximar do neto adolescente; ou o prefeito hipócrita (Alfred Molina) que foi abandonado pela mulher e que faz de tudo para expulsar Vianne da cidade; ou ainda o velho casal que se ama, mas que tem receio de se aproximar um do outro. Johnny Deep encarna o cigano irlandês Roux, que eventualmente torna-se o amante de Vianne. Baseado em romance de Joanne Harris.

OBS:este vai a pedido da Djane. Um romance muito interessante, com ótima atuação de Johnny Deep, Juliette Binoche (indicada ao Oscar como melhor atriz) e Judi Dench (indicada ao Oscar como melhor atriz coadjuvante). Confiram o TRAILER.

LIVRO
  
DELTORA QUEST
EMILY RODDA

Deltora Quest é uma série de livros divididos em três partes, escrito pela australiana Emily Rodda que narra as aventuras de três companheiros, Lief, Barda e Jasmine,Com o intuito de ajudar o reino de Deltora a acabar com o sofrimento e devastação causados pelo terrível Senhor das Sombras.

OBS: uma aventura bem interessante, com estórias curtas (cada livro é apenas um techo da aventura). Para quem não tem o hábito de ler, iniciar com esta séria é uma boa pedida.


 VÍDEO

Mocinhas acham ursinhos fofinhos ... e se for um urso azarado?



MÚSICA
CHICO EM CY
QUARTETO EM CY

Chico Em Cy é o álbum incrível que traz pérolas da obra de Chico Buarque interpretadas pelo Quarteto Em Cy, o conjunto vocal feminino formado em 1963, um dos melhores do estilo, além de um dos maiores representantes da bossa nova no Brasil e no mundo. Este disco apresenta faixas fantásticas, como "Samba do Grande Amor", "Estação Derradeira", "Tem Mais Samba" e "Retrato em Branco e Preto", alguns dos destaques.

OBS: a MPB é riquíssima, tanto em boas músicas quanto ótimos interpretes. Este CD consegue unir os dois.

Segue abaixo uma das músicas do disco:

 

DICA CULINÁRIA 

Entrei em contato com alguns mestres da cozinha (para mim - sem desmerecer os chefs de cozinha - qualquer um que sabe cozinhar é mestre ... afinal, até para fritar ovo eu sou um desastre), e eles se dispuseram a trazer suas dicas culinárias para o FDS.

Inicio com a dica da Personal Chef Vanessa Speltz ( vanessa_speltz@hotmail.com - Facebook):

Existe algo mais cara de final de semana do que churrasco? Aposto que quando digo churrasco, você pensa apenas naquela carne suculenta assando na brasa… vamos usar um pouco da criatividade, há tantas coisas que ficam simplesmente maravilhosas feitas na brasa: legumes, verduras, o pão de alho. Aaah o pão de alho… confesso que essa delícia, recheada com lascas de carne recém saídas da churrasqueira é minha comida favorita! Seguem abaixo algumas receitas simples para a churrasqueira e que qualquer um, mesmo que não saiba cortar uma cebola, pode executá-las. Lembrem-se: um bom churrasqueiro(a) NUNCA deixa de ser lembrado pelos amigos! Tenham um excelente final de semana!

Para começar, aprenda a acender o fogo:
 
Se você não possuir uma churrasqueira, basta fazer um pequeno cercado de tijolos. Você vai precisar de uma grelha também! Comece colocando o carvão em forma de pirâmide. Coloque alcool gel, próprio para este fim, em cima de um pedaço de papelão. Acomode o papelão em cima do carvão e jogue algumas peças por cima. Acenda com um fósforo. Mantenha o corpo distante! Nunca, mas nunca coloque nada para assar com o fogo alto! Espere sempre ficar em brasas. Assim seu churrasco ficará sempre suculento.
 
Carne na brasa
Ingredientes:
Sal grosso a gosto;
1/2 de picanha, maminha ou contra-filé

Como fazer:

Use a peça inteira ou corte-a em medalhões. Tempere com o sal e asse por doze minutos cada lado, lembrando de manter o fogo baixo. Coloque a grelha a uma altura de pelo menos trinta centímetros.

Você pode assar também inúmeros vegetais como cebolas, batatas, folhas verdes. Basta temperá-los com sal e pimenta, embrulhá-los com papel alumínio. Quando o carvão estiver esfriado um pouco, coloque-os diretamente sobre a brasa por uns quinze minutos no caso das cebolas, cinco minutos no caso das folhas e vinte minutos no caso das batatas.

Pão de alho
 
Ingredientes:
5 pães amanhecidos;
3 dentes de alho;
1 pote pqno de maionese;
1colher de sopa de orégano picado (fresco ou seco, use o que tiver);
2 colheres de sopa de salsa picada

Como fazer:
Soque os dentes de alho já descascado em um pilão. Bem batido! Acrescente a maionese, a salsa e o orégano. Misture com uma colher até ficar homogêneo. Corte os pães ao meio, no sentido do comprimento. Recheie e espalhe bem com as costas da colher. Agora, vou te pedir encarecidamente, não seja mão de vaca! Recheie com vontade! Não seja tímido! Depois, coloque os pães com o creme de alho virado pra baixo, no sentido do fogo. Coloque para assar a uma altura de pelo menos quarenta centímetros e fique de olho, cuidando para não queimar! Tenho certeza de que esse pãozinho será o assunto mais comentado do dia! Positivamente, é claro!

BOM APETITE ... e se der me convidem!

Bom, é isso aí. Aproveitem o fim-de-semana.

E NÃO ESQUEÇAM: Domingo é dia de ir à Missa.

quinta-feira, 29 de março de 2012

A relativização do Judiciário

Esta semana fui surpreendido por uma daquelas decisões judiciais que nos faz ter vergonha do Judiciário: Acusado de estuprar prostitutas menores é inocentado no STJ. Esta decisão é comprovação de que chegamos a um período da relativização até do que é importante, mesmo que sejam valores que deveriam ser inegociáveis.

Antes de tudo quero fazer uma observação: tenho profundo respeito pelo Judiciário e acredito realmente que temos vários exemplos de magistrados que dignificam sua classe profissional, mesmo aqueles que decidem de forma diversa ao interesse do meu cliente (lembrando que sou advogado que atua na área trabalhista) ... uma coisa é posicionamento jurídico fundamentado, outra coisa é maluquice.

Ainda, o fato de aparecerem denúncias de desvios de conduta de magistrados não deve servir como justificativa para generalizar e se dizer que todos são safados. Assim como em toda e qualquer atividade profissional existem bons e maus exemplos.

Feito este registro, volto ao assunto.

O relativismo é uma doutrina que prega que algo é relativo, contrário de uma ideia absoluta, categórica. Atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar.

O que o judiciário (Vara Criminal, Tribunal de Justiça de São Paulo e STJ) fez foi relativizar a lei ao inocentar o acusado de estupro, e isto está claro quando vemos o que disse a Ministra Relatora do processo no STJ:

Minª Maria Thereza de Assis Moura
(...) O direito não é estático, devendo, portanto, se amoldar às mudanças sociais, ponderando-as, inclusive e principalmente, no caso em debate, pois a educação sexual dos jovens certamente não é igual, haja vista as diferenças sociais e culturais encontradas em um país de dimensões continentais (...)

Sim, o direito não é e nem deve ser estático, devendo se adaptar às mudanças sociais e culturais, mas alguns preceitos não podem ser negociados ou relativizados.

À época dos fatos o Código Penal (art. 213, parágrafo único) previa que conjunção carnal (fazer sexo) com menor de 14 (catorze) anos era estupro presumido.

Vejam que a lei não fazia nenhuma observação quanto a vítima (se é prostituta, se já mantêm relações sexuais, etc,). NENHUMA!!! O fato das meninas de 12 anos estarem atuando como prostitutas “desde longa data” (conforme consta na notícia publicada) não pode ser servir como justificativa para relativizar a lei ... sim, elas podiam até atuar como prostitutas há algum tempo, mas ainda são crianças.

Não dá nem para dizer que a previsão legal é antiga e desatualizada, pois previsão semelhante consta hoje no Código Penal no artigo 217-A, que foi incluído por meio da Lei nº 12.015 , de 07 de agosto de 2009. Ou seja, trata-se de dispositivo legal que está de acordo com a situação social e cultural do país. Não é uma norma de 1856 que precisa ser atualizada, mas sim uma previsão legal moldada às mudanças sociais atuais.

Outra coisa que me assustou é que as crianças de 12 anos atuavam como prostitutas “desde longa data” ... COMO ASSIM??? Desde quando essas meninas se prostituem??? Quem são os responsáveis por essas crianças??? Estes não sofrerão nenhuma penalidade???

O que chego à conclusão é que se uma criança mantem relações sexuais de forma consentida “desde longa data”, algumas “brilhantes” mentes pensantes do judiciário irão dizer que não foi cometido o crime de pedofilia.

Houve um período da história em que meninas de 10, 11, 12 e 13 anos casavam-se, mantinham relações sexuais e engravidavam. Esta situação ficou no passado e hoje não é mais uma situação aceita. Não é porque a menina já menstrua que a sociedade concorde que ela saia por aí fazendo sexo, pois ainda se trata de uma criança que não tem plena consciência de seus atos.

Muito se combate a sensualização das crianças e uma decisão como esta vai totalmente ao contrário do direito que se procura defender. Como podemos aceitar que um safado mantenha relações sexuais com uma criança e não sofra nenhuma penalidade??? Ele sabia que se tratava de uma criança e que seu ato era errado.

Sei que no Brasil a prostituição não é crime, seja para quem se prostitui ou para os clientes, mas manter relações sexuais com crianças é crime, sejam elas prostitutas ou não!!! Se passarmos a aceitar esta situação como algo “comum e normal”, estaremos relativizando a lei e a moral.

Se a coisa continuar assim, aonde chegaremos?
________________________________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, A relativização do Judiciário, publicado em 29/03/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com.br/2012/03/relativizacao-do-judiciario.html

terça-feira, 27 de março de 2012

Sabedoria

 Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.
(Albert Einstein)

segunda-feira, 26 de março de 2012

Legenda 25

Para criar a legenda usem o espaço para comentários. Só há uma uma regra: sejam criativos!!!!

Dica para os desavisados: na foto estão Leonel Messi e Carlos Puyol, jogadores do Barcelona.


Já viram as imagens anteriores? Aqui: 12, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24.

sexta-feira, 23 de março de 2012

O STF e a pressão popular


O nascimento da “Lei da Ficha Limpa” (Lei Complementar 135/2010) veio de uma ação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), fruto da Campanha da Fraternidade de 1996 que teve como tema “Fraternidade e Política”, e teve apoio de diversos setores da sociedade. Logo a ideia foi crescendo e a população foi tomando gosto pela proposta, levando a uma enorme pressão popular para que fosse aprovada a lei.

Vejam que mesmo Estado sendo laico (mais sobre este assunto leia aqui - A questão do Estado laico), foi a partir de um movimento iniciado pela Igreja Católica que se teve uma grande mudança na política brasileira.

Ainda que fruto de um anseio popular, desde o início muitas discussões nasceram, em especial a questão da retroatividade da lei. Explico melhor.

O art. 5º da Constituição Federal prevê que: 

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...) 

XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada; (...) 

XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal;

XL - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu; 

Traduzindo o que diz a Constituição: a lei não poderá criar punição a fatos ocorridos antes da sua promulgação.

Vamos a um exemplo: se for criada uma lei hoje dizendo que andar de camisa amarela é crime, isso só vale para quem usar esta camisa a partir de HOJE. Quem usou ontem não pode ser punido, pois não havia previsão legal que dissesse que é crime.

CAMISA AMARELA
ONTEM
HOJE
Não tinha lei
Nova lei
Não era crime
É crime
Não pode ser punido
Quem usar a partir de hoje pode ser punido, mas não pode punir quem usou ontem

E é aí que a coisa pega. Pela Lei da Ficha Limpa os políticos que se enquadrarem nos casos ali previstos não poderão disputar eleições por um certo período, independentemente de quando ocorreram tais situações. Ou seja, a lei decidiu punir quem usou a camisa amarela antes da norma existir.

Primeiro devo dizer que moralmente concordo com todas as previsões da lei. Não temos como negar a sua importância no processo eleitoral de hoje, diante de tanta gente malandragem que vemos por aí. MAAAASSSSS, como advogado fico muito preocupado.

No direito existe o princípio da segurança jurídica, que conforme o Prof. Fabrício Andrade se pode conceituar assim: 

(...) A segurança jurídica é um direito fundamental do cidadão. Implica normalidade, estabilidade, proteção contra alterações bruscas numa realidade fático-jurídica. Significa a adoção pelo estado de comportamentos coerentes, estáveis, não contraditórios. É também, portanto, respeito a realidades consolidadas. (...) A segurança jurídica está igualmente no princípio da irretroatividade nas normas (art. 5º, XL, CF - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu). As leis, em regra, devem ter efeitos prospectivos - para o futuro. (...) 
(grifo no original - Leia aqui)

No mundo jurídico isso é muito importante para definir direitos e deveres, para que possamos saber o que é ou não que podemos fazer a partir do momento que a lei entra em vigor.

Quando aparece uma nova lei que diz estabelece algo de forma contrária à Constituição Federal, ao se declarar que esta norma é constitucional estaremos criando precedentes perigosos, ainda mais quando se trata de motivação por pressão popular.

O STF não pode se pautar por pressão popular, pois a este cabe a guarda da Constituição Federal (art. 102, caput, da CF/88). Quando se aceita nova lei que contrarie (em parte ou em todo) a CF, estaremos abrindo uma brecha para que se adotem medidas malucas e a segurança jurídica vaia para o saco.

Vamos a um exemplo: façamos de conta que temos no Brasil uma pessoa como o vizinho Hugo Chavez, com discurso nacionalista, que vai combater a corrupção, etc. Este ser consegue chegar à presidência por imensa votação popular (algo em torno de 85% do votos), e quando é empossado defende uma caça a todo político corrupto no país (algo de enorme anseio popular), e resolve criar um tribunal de exceção (que é vedado pelo art. 5º, XXXVII, da CF/88) para julgar e condenar rápido os acusados. Vejam que estamos tratando de um governante com enorme apoio popular, e que defende algo de grande desejo da nação ... esta medida seria válida?

Bom, já temos um precedente de que o anseio popular autorizaria uma medida como esta, mesmo se houver previsão constitucional dizendo o contrário. Esta foi a preocupação dos Ministros Celso de Mello, Marco Aurélio Mello e Cezar Peluso, e confesso que entendo da mesma forma.

Se pegarmos o voto do Min. Marco Aurélio, veremos que ele não entende que a Ficha Limpa fosse inconstitucional, mas diante de uma previsão da CF é que julgou que não se aplicaria aos casos anteriores à nova lei.

Assim, se manifestou o Min. Marco Aurélio: “Vamos consertar o Brasil de forma prospectiva, e não forma retroativa, sob pena de não termos mais segurança jurídica”.

Sei que alguns podem dizer que o STF não aceitaria absurdos como os que ocorreram (e ainda ocorrem) na Venezuela de Hugo Chavez, mas mesmo situações menores podem aparecer "em nome do anseio popular".

Vou dizer novamente: moralmente eu concordo com tudo que está previsto na Lei da Ficha Limpa, mas como advogado fico preocupado com as repercussões que esta decisão do STF pode dar.

Nos filmes da série Os Piratas do Caribe alguns piratas defendiam que o Código de Conduta seria apenas um referencial, e que não seria uma norma a ser seguida. Acredito que estamos correndo o risco de que isso ocorra com a nossa Constituição Federal, pois se a pressão popular continuar ditando qual deve ser a decisão a ser tomado pelo STF, ela não passará de um mero referencial.

Se isso ocorrer, não teremos mais segurança jurídica nenhuma no país, pois a lei pode se tornar apenas um referencial, e sua aplicação mudará de acordo com o desejo da maioria.
________________________________________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, O STF e a pressão popular, publicado em 23/03/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/03/o-stf-e-pressao-popular.html

Dicas para o FDS 23 a 25/03/12


Reunam seus amigos!!! O FDS ESTÁ CHEGANDO!!!! Seguem algumas dicas para melhor aproveitá-lo.

Peço aos leitores que se leram / assistiram / ouviram qualquer das obras indicadas abaixo, que possam comentar o que acharam. Um feedback é sempre interessante.

Antes de tudo, faça a sua legenda para esta imagem: LEGENDA

CINEMA

GUERRA É GUERRA

Dois agentes da CIA travam uma batalha épica entre eles após saberem que estão saindo com a mesma mulher.

Elenco: Chris Pine, Tom Hardy, Reese Witherspoon
Gênero: Ação     Duração: 98 min.     Classificação: 12 Anos

OBS: vamos imaginar que seriam quase que dois James Bonds brigando pela mesma mulher ... essa disputa vai ser interessante. Confiram o TRAILER.



DVD/BLUERAY

Lançamento

A TEMPESTADE

A adaptação de A Tempestade, obra de William Shakespeare. Próspera é uma feiticeira que foi banida de sua cidade por causa de desavenças políticas pelo irmão de seu esposo. Ela, que vive junto com sua filha Miranda é salva da morte por um amigo e pela graça divina por diversas vezes.

OBS: Helen Mirren, Alfred Molina e Djimon Hounsou ... três grandes atores em uma obra de Shakespeare ... tem tudo para dar certo. Agora, ver a Helen "Rainha Elizanbeth" como feiticeira a lá Dumbledore, é algo novo para mim. Confiram o TRAILER.


Catálogo

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA
O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA

Um dos maiores sucessos de bilheteria de 2005, esta superprodução possui todos os elementos para agradar não apenas crianças, mas qualquer fã de aventuras cheias de fantasia. A trama é baseada na clássica história criada pelo escritor irlandês C. S. Lewis e conta como quatro crianças que encontram um armário mágico acabam indo parar num universo fantástico, bem no meio de uma batalha entre o bem e o mal, e como essas crianças se tornam essenciais para que um dos lados saia vencedor. Durante a Segunda Guerra Mundial, essas quatro crianças são mandadas para a casa afastada de um excêntrico professor a fim de ficarem a salvas do conflito que assola a Europa. é neste lugar estranho que elas se deparam com o armário encantado. Ao entrar nela, elas saem em um reino conhecido como Nárnia que está sob o comando de uma bruxa má. É quando elas decidem se juntar a Aslan, um rei leão falante, para ajudar no derradeiro conflito entre as forças do bem e as do mal. O filme conta com ótimos efeitos visuais e com uma atmosfera que consegue emplacar bem a atmosfera mágica que a trama necessita para envolver o espectador.

OBS: de forma geral toda produção adaptação de livro para o cinema fica a desejar se comparada à obra literária. Este não foi o caso deste filme, pois além de ser uma adaptação praticamente fiel, foi muito bem produzida. Este é um belo filme de fantasia com aspectos cristãos. Confiram o TRAILER.

LIVRO
  
ORGULHO E PRECONCEITO
JANE AUSTEN

A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. De aguda percepção psicológica, seu estilo destila sempre uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Orgulho e Preconceito (1797) é a obra mais conhecida da autora. Jane Austen mostrou como o amor entre os protagonistas era capaz de superar barreiras de orgulho e preconceito, a diferença social entre eles e o escasso poder de decisão concedido à mulher na sociedade da época.A crítica veio a considerá-la a primeira romancista moderna da literatura inglesa.

OBS: literatura feminina bem escrito, com dramas ainda atuais (pelos relacionamentos), e para quem quer entender uma mulher é uma boa dica ... tá, sei que é difícil entende-las, mas temos que tentar.

 VÍDEO

A Pixar e suas ótimas produções.


MÚSICA
CD ACÚSTICO MTV
ULTRAJE A RIGOR

Este é, sem dúvida, um dos discos com a maior pegada rock´n´roll da série Acústico MTV e surpreende do início ao fim, com 70 minutos de muita música e pura adrenalina do Ultraje a Rigor, uma das bandas de maior sucesso do rock brasileiro dos anos 80 e 90. São 20 faixas incluindo grandes sucessos, como "Nós Vamos Invadir sua Praia", "Pelado", "Inútil", "Independente Futebol Clube", além de canções inéditas, em que o vocalista Roger Moreira volta com toda a animação e irreverência que marcam o som do grupo.

OBS: em especial para os jovens dos anos 80, esta banda foi uma das coisas mais irreverentes da época. Seu rock simples, direto e objetivo animaram muitos. Mas nem tudo era só diversão, pois algumas letras faziam uma certa crítica social bem interessante, como é o caso de "Rebelde sem Causa". Vale a pena ter na sua discografia.

Segue abaixo uma das músicas do disco:



Bom, é isso aí. Aproveitem o fim-de-semana.

E NÃO ESQUEÇAM: Domingo é dia de ir à Missa.

terça-feira, 20 de março de 2012

Sabedoria



Chaves, a diferença entre as duas Alemanhas é simples, é que de um lado se toma Vodka, e do outro cerveja.
(Seu Madruga)

segunda-feira, 19 de março de 2012

Legenda 24

Para criar a legenda usem o espaço para comentários. Só há uma uma regra: sejam criativos!!!!


Já viram as imagens anteriores? Aqui: 12, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Dicas para o FDS 16 a 18/03/12


Reunam seus amigos!!! O FDS ESTÁ CHEGANDO!!!! Seguem algumas dicas para melhor aproveitá-lo.

Peço aos leitores que se leram / assistiram / ouviram qualquer das obras indicadas abaixo, que possam comentar o que acharam. Um feedback é sempre interessante.

Antes de tudo, faça a sua legenda para esta imagem: LEGENDA

CINEMA

JOHN CARTER - ENTRE DOIS MUNDOS

O filme conta a história de John Carter, que é inexplicavelmente transportado para Marte onde se vê envolvido em um conflito de proporções épicas entre os habitantes do planeta, incluindo Tars Tarkas e a atraente Princesa Dejah Thoris. Em um mundo à beira do colapso, Carter descobre que a sobrevivência de Barsoom e de seu povo está em suas mãos.

Elenco: Taylor Kitsch, Lynn Collins, Willem Dafoe, Bryan Cranston, Ciarán Hinds
Gênero: Aventura     Duração: 132 min.     Classificação: 12 Anos

OBS: desde que vi o trailer este filme me chamou a atenção. Interessante que se trata de uma adaptação de um personagem de Edgar Rice Burroughs (criador também do personagem Tarzan), criado em 1912 e que teve uma série de 10 livros entre 1917 e 1964. Mas ... confesso que quando vi o nome do personagem, logo lembrei do Carter de ER. Confiram o TRAILER.

DVD/BLUERAY

Lançamento

EU QUERIA TER A SUA VIDA

A história gira em torno de dois melhores amigos. Dave (Jason Bateman) é um marido e pai exausto e frustrado com os afazeres domésticos, enquanto Mitch (Ryan Reynolds) é um solteirão que vai saltando de cama em cama. Ambos invejam a vida do outro, até o dia em que trocam de corpo.

OBS: filme com o menino "Hall Lanterna Verde Jordan" e o Jason Bateman, uma dupla de atores bem engraçada. O esquema do filme é o seguinte: a grama do vizinho é mais verde. Um com inveja da vida do outro, mas não fazem nada para mudar as próprias vidas. Vale pelas risadas. Confiram o TRAILER.

Catálogo

O PODEROSO CHEFÃO

Baseando-se na novela 'best-seller' de Mario Puzo 'The Godfather', Francis Ford Coppola fez uma das mais brutais e movimentadas crônicas da vida americana até agora apresentadas dentro do limite de um entretenimento popular. 'O Poderoso Chefão', todo fotografado em Nova York (com algumas cenas em Las Vegas, Sicília e Hollywood), é o melodrama de gangsters do passado, mostrando o inferior que existe em nós, onde o crime não deve ser, mostrar que o castigo sofrido pelos membros da família Corlone não são limitados por súbitas emboscadas nas esquinas das ruas ou pelos mais elaborados assassinatos. Ele também inclui as perpétuas sentenças do ostracismo, o burguês confinamento do dinheiro, o poder mas não com muito mais glória do que pode ser obtido pela habilidade. O PODEROSO CHEFÃO joga com as emoções das coisas doces da vida - casamento, batizado, festas familiares - que tornam-se um inexpugnável pano de fundo para terríveis assassinatos a tiros de revólver, metralhadoras, garrotes e atropelamento. O filme é sobre um imperial palácio. Tudo onde várias pessoas ceiam enquanto crianças choram e gritam, Isto é muito mais do que um pequeno distúrbio, ao mostrar que os personagens que estavam tão vivos a poucos minutos, vão na outra cena ter seus miolos estourados sobre a branca mesa. Não é nada pessoal, é apenas o corriqueiro modo que tinham para negociarem. 

OBS: uma homenagem aos 40 anos do filme. Fantástico filme com um elenco maravilhoso (Robert De Niro, Marlon Brandon e Al Pacino), brilhante direção de Francis Ford Coppola, e que é um marco de filme da máfia. Confiram o TRAILER.

LIVRO
  
DOM CASMURRO
MACHADO DE ASSIS

Um dos mais famosos romances brasileiros de todos os tempos, tem como protagonista o mais-que-famoso par central Bentinho e Capitu - além de conter o caso narrativo mais discutido de nossa literatura, a traição (ou não) de Capitu. E como outras obras de Machado da última fase, também apresenta um retrato penetrante de aspectos definidores de nossas elites.

OBS: um belo exemplo da boa literatura nacional. O livro apresenta um mistério: Capitu traiu o não traiu Bentinho? Até hoje as opiniões se dividem, e por isso se recomenda que seja lido e relido. Faça isso e diga você o que acha desse mistério.

 VÍDEO

O ECAD viu a besteira que estava fazendo (depois de protesto do Google), e não vai mais encher o saco dos blogs. Por isso, segue um vídeo.


MÚSICA
LED ZEPPELIN IV
LED ZEPPELIN

Um dos álbuns mais clássicos da história do rock, presente em praticamente todas as listas de melhores do gênero, de todos os tempos. Entre outras, inclui os sucessos ´Black Dog´, ´Going to California´, ´Rock and Roll´ e ´Starway to Heaven´, a música mais tocada pelos guitarristas, em todo o mundo.
Led Zeppelin IV é o quarto álbum de estúdio do grupo de rock britânico Led Zeppelin, lançado a 8/11/71. Não possui qualquer título oficial mencionado na capa e é habitualmente designado de Led Zeppelin IV, na linha dos três anteriores registros da banda. Os catálogos da Atlantic Records costumam usar Four Symbols (Quatro Símbolos) e The Fourth Album (O Quarto Álbum). O guitarrista dos Led Zeppelin, Jimmy Page, frequentemente refere-se ao álbum em entrevistas como Led Zeppelin IV, enquanto que o vocalista Robert Plant designa-o de "o quarto álbum, mais nada".

OBS: uma das bandas mais influentes da música. Este CD é peça obrigatória de todo admirador de rock, e quem não tem deve levar um belo puxão de orelha.

Segue abaixo uma das músicas do disco:



Bom, é isso aí. Aproveitem o fim-de-semana.

E NÃO ESQUEÇAM: Domingo é dia de ir à Missa.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Sabedoria

 

Sou um cachorro perseguindo carros. Eu não saberia o que fazer se alcançasse um.
(Coringa)

quarta-feira, 14 de março de 2012

O exagero do politicamente correto

 Hoje em dia tem que se ter cuidado com tudo, pois a "gestapo" do politicamente correto está de olho em tudo, e cometendo os maiores exageros que se pode imaginar, inclusive em defender coisas absurdas.

Primeiro, temos que definir que raios é esste tal "politicamente correto". Pois bem, conforme o site de pesquisa mais popular (Wikipedia), o politicamente correto (ou correção política) se refere a uma suposta política que consiste em tornar a linguagem neutra em termos de discriminação e evitar que possa ser ofensiva para certas pessoas ou grupos sociais, como a linguagem e o imaginário racista ou sexista.

Ou seja, "politicamente correto" é o ato de corrigir o que se diz para se evitar ofensas a outras pessoas, ou como diriam alguns, é tucanar a linguagem.

 Hoje, se você não for politicamente correto, ou seja, se falar qualquer coisa que possa ofender alguém, com certeza será alvo de muitas pedras ... ainda que você tenha fundamentos para o que diz.

Interessante é ver que resolveram condenar em obras artísticas sob o pretexto de que são ofensivas, se condena culturas milenares apenas por não se concordar com elas, se diz que o errado está certo para não ofender quem errou ... vou destacar alguns exemplos só para ilustrar:

- Há pouco tempo se chegou à conclusão de que Monteiro "El Bigodón" Lobato seria racista, a ponto de que queriam novas edições das obras do autor com adequações (olhem AQUI), ou até mesmo que fossem banidos (leiam AQUI).

Engraçado que até pouco tempo atrás NINGUÉM dizia que as obras de Monteiro Lobato seriam racista, e sempre foram cultuadas como bons exemplos de literatura infantil. Mas aí descobriram situações do autor e resolveram demonizar o que ele escreveu.

- No dia 12/03/12 saiu uma notícia na Itália em que uma ONG do país está fazendo um trabalho para banir o livro "A Divina Comédia" (Dante Alighieri) das escolas, sob a alegação que a obra apresenta elementos antisemitistas e discriminação contra homossexuais (artigo em italiano AQUI e comentário de Reinaldo Azevedo na Veja AQUI).

Sabe o que eu acho engraçado, este livro é um daqueles clássicos da literatura, que faz muito bem uma crítica à sociedade da época. Trata-se de uma obra escrita com os pensamentos da época em que Dante viveu (1265-1321). Tentar banir o livro com fundamentos que são discriminatórias é de uma estupidez tamanha, que os ilustres pensadores deveriam ser condenados a estudar história.

- O cabeludo dos pés descalços Luiz Caldas teve o corte de 30% do seu cachê, porque cantou a música "Nega do Cabelo Duro" (notícia AQUI), que foi taxada como racista pela Prefeitura de Camaçari.

Sério??? Não ... sério mesmo??? Quer dizer que uma música que foi sucesso nacional (sem fazer avaliação de mérito), agora virou uma música racista??? Mas funk chamando de cachorra pode, né?!?

- O Ministério Público Federal em Uberlândia (MG) resolveu ler o dicionário e encontrou expressões pejorativas e preconceituosas sobre o verbete "cigano", e por isso defende o fim da circulação do Dicionário Houaiss (leia AQUI).

Uma coisa que eu aprendi na escola  (tá, faz um certo tempo que saí de lá e pode ter mudado) é que o dicionário, aquele que chamávamos carinhosamente de "pai dos burros", servia para se encontrar os VÁRIOS significados das palavras, até mesmo aqueles que não eram lá muito legais. Agora não pode mais.

- No Canadá a música "Money for Nothing" (Dire Straits) foi banida das transmissões, por conter gírias consideradas ofensivas (leia AQUI).

Mais uma música que marcou uma época, com um riff de guitarra famosíssimo, e agora (26 anos depois de lançada) descobriram que é uma música preconceituosa??? Poxa, como eu não notei antes!

- Editora norte-americana anunciou que lançaria novas edições das obras “As Aventuras de Huckleberry Finn” e “As Aventuras de Tom Sawyer” (ambas do escritor Mark Twain) com texto diferente do original, por considerar que os livros contêm termos racistas (leia AQUI).

Isso aí, vamos mudar nas obras literárias o que não gostamos. Não interessa se reflete algo próprio da época, o que importa é que hoje não serve.

- Livro do MEC defendeu que se pode falar errado, pois se trata de uma realidade cultural. Se alguém disser que a pessoa está falando errado, isso será preconceito linguístico (leia AQUI).

Quando eu li isso achei que era piada. Sério! Mas daí me veio outra coisa na cabeça: isso foi obra do Cebolinha!

Meu Deus do céu, quando uma pessoa (nem vou limitar a criança) vai para a escola, é para aprender, e em especial, a ler e escrever de forma correta!!!! Não estou falando que se deva falar o português rebuscado de 1.800, mas sim falar com concordância verbal, nada de brincar de gato e rato entre singular e plural ... mas para o MEC, não pode corrigir ... isso é preconceito linguístico.

- França resolve proibir o uso da burca e do nigab às mulheres mulçumanas, sob a alegação de que isso ofende os ideais republicanos do secularismo e da igualdade de gênero (leia AQUI e AQUI).

Depois um mulçumano extremista fica muito puto da cara, faz um atentado na França, e ninguém entende (não que isso justifique). Este é o país mais contraditório do mundo, com certeza. Prega a "liberdade, igualdade e fraternidade", mas só para o Francês ... dane-se o resto do mundo. Que se lasque uma realidade cultural milenar.


Vejam que são apenas alguns exemplos. Com certeza se garimparmos a fundo a gente encontra muito mais coisas. Hoje qualquer obra artística deve tomar cuidado para não ser taxada de ofensiva ... quer dizer, quase toda. As belíssimas letras (como é???) de funk, que deixam a mulher como mero objeto sexual pode ser tocado a torto e a direito ... engraçado, né?!?

Uma coisa que teve que se adequar foi o humor. Houve um período em que as piadas mais populares eram com loiras, gays, negros, gagos, gordos, etc ... hoje não pode mais, porque é preconceito e logo vão dizer que é bulliyng. Artistas como Costinha e Ary Toledo morreriam de fome. Os Trapalhões nem poderiam passar na televisão. Mas engraçado que o humor inteligente (como é???) de programas como o Pânico, pode!!! Inclusive mostrando mulheres praticamente nuas em horário "bem propício".

Tem uma piada que viajou na internet que expressa bem o tipo de coisa que está acontecendo hoje, e vou reproduzi-la aqui:

Outro dia estava no mercado quando vi no final do corredor um amigo da época da escola, que não encontrava há séculos. Feliz com o reencontro me aproximei já falando alto:
- Oswaldo, sua bichona! Quanto tempo!!!!

E fui com a mão estendida para cumprimentá-lo.

Percebi que o Oswaldo me reconheceu, mas antes mesmo que pudesse chegar perto dele só vi o meu braço sendo algemado.

- Você vai pra delegacia! – Disse o policial que costuma frequentar o mercado.

Eu sem entender nada perguntei:

- Mas o que que eu fiz?

-
HOMOFOBIA! Bichona é pejorativo, o correto seria chamá-lo de grande homosexual.
Nessa hora antes mesmo de eu me defender o Oswaldo interferiu tentando argumentar:

- Que isso doutor, o quatro-olhos aí é meu amigo antigo de escola, a gente se chama assim na camaradagem mesmo!!!

- Ah, então você estudou vários anos com ele e sempre se trataram assim?

- Isso doutor, é coisa de criança!

E nessa hora o policial já emendou a outra ponta da algema no Oswaldo:

- Então você tá detido também.

Aí foi minha vez de intervir:

- Mas meu Deus, o que foi que ele fez?

-
BULLYING! Te chamando de quatro-olhos por vários anos durante a escola.
Oswaldo então se desesperou:

- Que isso seu policial! A gente é amigo de infância! Tem amigo que eu não perdi o contato até hoje. Vim aqui comprar umas carnes prum churrasco com outro camarada que pode confirmar tudo!

E nessa hora eu vi o Jairzinho Pé-de-pato chegando perto da gente com 2 quilos de alcatra na mão.

Eu já vendo o circo armado nem mencionei o Pé-de-pato pra não piorar as coisas, mas ele sem entender nada ao ver o Oswaldo algemado já chegou falando:

- Que p***a é essa negão, que que tu aprontou aí?

E aí não teve jeito, foram os três parar na delegacia e hoje estamos respondendo processo por
Homofobia, Bullyng e Racismo.

Hoje é assim: se você pensar em fazer uma piada com qualquer das categorias que descrevi acima, logo vai levar uma na cabeça. Não importa se quem vai te corrigir contava a mesma anedota ... agora não pode mais. O humor vai acabar virando uma coisa chata.

E ainda, não pode dizer que o feio é feio, que o gordo é gordo, que o negão é negão (mesmo que você o chame assim desde os seus 5 anos de idade), que gay é gay, ...

Quero deixar claro que não estou defendendo o liberou geral, mas existe uma diferença muito grande entre um ato com caráter ofensivo e outro que não tem este objetivo. Isso vale para a literatura, música, humor, ou seja lá o que for. Se alguém se sentir ofendido que busque no judiciário a correção, assim como ocorreu com o Rafinha Bastos ... falou besteira, arque com as conseqüências.

Assim como eu não gosto do politicamente correto, da mesmo forma não gosto do politicamente incorreto. Falta bom senso ... aliás, falta MUITO bom senso. Qualquer coisinha que se diga já vira uma tempestade.

Pior ainda, mesmo quando alguém diz algo com fundamentos seculares, como é o caso dos religiosos. Se não tivessem alguns artigos na Constituição Federal preservando os direitos à crença, os grupos xiitas do politicamente correto teriam fechado todas as instituições religiosas do Brasil (bem, nem todas ... tem umas que conseguem bem se adequar à nova sociedade moderna ... isso que é "fundamento firme").

Mas como não conseguem, querem limitar a expressão religiosa aos seus templos (ou guetos). Essa é a ideia da Sra. Marta Suplicy (AQUI) e do Sr. Jean Wyllys (AQUI). "Parabéns" aos "nobres" políticos "democratas" citados, a ideia de vocês não é original - o nazismo já fez isso e a França (sempre à frente de seu tempo) está fazendo isso hoje (França proíbe muçulmanos de rezar em público) -, mas com certeza demonstra uma "inteligência" ímpar.

Tudo isso me lembra algo do livro 1984, de George Orwell: quem controla o passado controla o futuro, quem controla o presente controla o passado. Já estão conseguindo controlar o presente ... será que vão começar a controlar o passado também???

Em vez de aderirmos ao politicamente correto como modismo, ou sucumbirmos à ditadura que ele impõe, sejamos inteligentes.

Chega de politicamente correto. Chega de politicamente incorreto.
Usem o bom senso.
_____________________________
Fica autorizada a reprodução integral deste post, desde que citada a fonte conforme texto a seguir:
BRANDALISE, André Luiz de Oliveira, O exagero do politicamente correto, publicado em 14/03/12 no blog “André Brandalise” - http://alobrandalise.blogspot.com/2012/03/o-exagero-do-politicamente-correto.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...